Resenha Baroak

Convido vocês à conhecer um mundo místico, repleto de magia e encantos ocidentais... Onde tudo, a música, as cores, os rostos e cultura são convidativos... Vamos conhecer o mundo apaixonante de BAROAK.





Baroak narra à história de Beatriz Comarin, de 13 anos, estudante da escola CDF e filha única. A história tem como pano de fundo, a princípio a cidade do Rio de Janeiro onde a menina reside com seus Pais Carlos e Helena Comarin e sua querida babá Jô, que cuida com todo amor e dedicação da menina, mesmo esta já adentrando a adolescência.
Porém Bia, que tem uma bela casa, uma bela família, estuda num ótimo colégio e tem um futuro promissor – pois é uma das meninas mais inteligentes da escola – não tem uma vida perfeita como vocês devem estar imaginando. Ela tem um algoz perverso – Liana – que a inveja por tanta inteligência, e principalmente por atrair toda atenção de Rodrigo, o garoto mais desejado da escola, por quem Bia é perdidamente apaixonada desde sempre. O menino rico, de família renomada, estudioso, gentil, educado e com um futuro brilhante garantido, Rodrigo é o melhor partido da CDF, além de ser o mais bonito, claro.
Com isso Liana, não mede esforços para tornar a vida de Bia um inferno diário...

Entre humilhações, armações, mentiras e joguinhos sujos, Liana mantém sua popularidade à custa de Bia, porém ela nem imagina que só está colaborando para o futuro da menina.
Por motivo de força maior – o trabalho do Pai – a família Comarin é obrigada a se mudar, sair da cidade por mais de um ano – o que no momento foi um presente dos céus para Bia – a menina já se sentia cansada das armações de sua rival. Mas Bia nem imaginava que nesta viagem encontraria o “ser” que mudaria por completo sua vida. Ela trás para casa uma lembrança do País que visitou e que tanto amou – mas nem imagina o que vem no pacote – ela apenas pensa ser um souvenir do lugar mágico onde passou ótimos momentos e fez amigas de verdade. Feliz com a viagem e com uma nova visão da vida, Bia se sente mais forte e preparada para encarar a escola, Liana e seus problemas de frente. Pelo menos era isso que ela imaginava...

Assim que volta a sua cidade – Bia agora já com 15 anos completos – percebe certa exultação por parte das pessoas – ávidas por fofoca – e uma receptividade por parte de Liana, que agora alega querer sua amizade.
Liana então dá sua cartada final, com a intenção de acabar de vez com Bia na frente de todos os amigos da escola...

Mas mal sabe ela que o feitiço se vira contra o feiticeiro... É nesse momento em que a vida de Bia ganha novo rumo, quando Baroak brilha pela primeira vez em sua vida... A menina ganha vida, se transforma por completo. As aventuras de Bia e Clair começam e nasce uma amizade incondicional, de cumplicidade e apoio mútuo. As duas nem imaginam o quão longe essa amizade às levará...

Bia passa por fortes emoções, momentos que jamais imaginou viver, tem até seus momentos de “estrela” ao ganhar um “quiz” entre escolas de todo o País. Torna-se conhecida e tudo parece estar melhorando.
Bia completa seus 18 anos agora e então tem a chance de conhecer a família de sua melhor amiga Clair, seus pais, seu irmão (Pietroh), tios, primos e amigos, e o mundo dela em outra dimensão.

O Mundo de Clair é fantástico e é lá que acontece a maior de todas as reviravoltas da história de vida da Bia... Quando ela pensa que está tudo dando certo em sua vida – que tudo está no lugar que deveria – como ela sempre sonhou.  A vida dá mais uma rasteira em Bia, dando a ela motivos para questionar toda sua vida novamente. E muda-la por completo. E que motivos hein... Eu no lugar dela reformularia tudo também. Rsrs

Com seus 20 anos, Bia forte, corajosa e certa de tudo que quer, embarca na maior de todas as suas aventuras para salvar as pessoas que ama. E ela está decidida a ir até o inferno para salvá-los, e digo de maneira literal. Será que ela vai conseguir salvar o amor de sua vida?



A autora Cris Motta com sua escrita simples e leveza nos leva a lugares maravilhosos, nos faz viver emoções e compartilhar os desejos e sensações dos personagens.
Ela nos transporta para dentro da historia e nos leva ao mundo de Baroak com tamanha destreza e facilidade, que é difícil, aliás, impossível parar a leitura.

A diagramação, revisão do livro – não contém um errinho se quer – e a capa do livro também são perfeitas, vemos nestes o carinho da editora para com os leitores.

A narrativa é dinâmica, ágil, leve e durante toda a história vemos o dom e a beleza da obra escrita pela autora, que nos faz viajar por mundos diferentes, que nunca imaginamos conhecer. A riqueza de detalhes descritos do mundo dos Baroaks é imensa. Gostei muito também das referencias e legendas nos rodapés das páginas, vemos que toda a obra foi pesquisada, bem fundamentada, não se trata somente de ficção, a história toda é bem amarrada. Embora tenha ficado para mim, um pouco sem explicações as visões/sonhos e sensações que Bia tem, mas como se trata de uma série, imagino que a autora deva amarrar essas pontas nos próximos livros. Porém foi só o que ficou de suspense mesmo. O livro no todo não deixa pontas soltas, é muito bem construído.

A história fala de um amor arrebatador, paixão, força, fé, autoconhecimento, descobertas e de se abrir para o novo, se permitir. Trata da Espiritualidade de uma maneira suave, leve, nos levando a pensar em Deus em diversos momentos de uma forma sublime e tem também sensualidade e desejo na medida certa. É linda a história, e vale muito a pena ler.


Me sinto tão pequena... E tão perto de Deus” (Pág. 108)

Que paixão é essa que dilacera meu coração? Por que todo esse sofrimento? Não posso estar fazendo a coisa certa. Não tenho mais como esconder de mim mesma o que sinto. Afastei-me tempo demais. E se ele estiver feliz vivendo outra história? Aí desistirei dele... Não! Não posso! Não quero mais ouvir a razão. (...) Há uma força maior que nos impulsiona.” (Pág. 235)

Book Trailer




A leitura é gostosa e acontece com naturalidade...
Recomendo a todos. Se eu leria novamente? Com toda certeza !!!

Ainda bem que tem continuação... Para quem não sabe Baroak é uma série.

E agora eu to ansiosa pela continuação, tomara que a Cris não nos deixe esperando muito tempo. Rsrss Eu sempre fico roendo as unhas nesses casos. rs


Jaqueline Silva
Carioca, mãe, apaixonada pela família e amigos, viciada em Coca-Cola, chocólatra, apaixonada por livros e filmes, estudante de enfermagem e blogueira nas horas vagas.
Amo blogar e tudo o que a literatura me trouxe. Pra mim ler é poder viajar sem sair do lugar.

12 comentários

  1. Adorei!
    O livro parece ótimo! Já fiquei na expectativa para ler :)

    Beijus
    Pri
    Baú de Histórias

    ResponderExcluir
  2. Nossa, que legal a história começar desde a personagem criança.. Me interessei pela história sim!

    Beijos, Milena.
    Livros na Cabeça

    ResponderExcluir
  3. Já adicionei na lista de desejados do Skoob!
    Adorei essa proposta!

    Um beijo,
    Vinícius - Livros e Rabiscos

    ResponderExcluir
  4. Eu também já li *-*

    Fiquei apaixonada pela história, inclusive pelo Pietro..hahaha!!

    Seria irado se tivesse um filme de BAROAK - A ESTRELA ;D

    =**

    ResponderExcluir
  5. Oi, jaque!

    Quero parabenizá-la e agradecê-la pela sensibilidade ao resenhar a obra. Linda!
    Mil beijos!

    ResponderExcluir
  6. Nunca havia visto nada sobre o livro!
    Gostei bastante! Vou dar mais uma mirrada pro ai
    ;s

    Selene Blanchard
    Bacio,Moda & eu

    ResponderExcluir
  7. linda resenha! o livro parece ser ótimo, adoro traminhas teens, ainda mais se são recheadas de magia... <3

    beijos, flor!

    Rascunhos e Borrões

    ResponderExcluir
  8. Resenha maravilhosa! Fiquei muito empolgada com suas palavras, você conseguiu colocar a essência do livro na resenha, o que me deixou ansiosa para ler Baroak!

    Bjs

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem?
    nossa, esse livro parece ser bem intenso. ainda não tinha ouvido falar na obra, mas fiquei muito interessada.
    Abraços,
    Amanda Almeida.

    ResponderExcluir
  10. Ameeeeei *-*
    Estou louca para chegar a minha vez de ler nesse Book Tour rsrs

    Tem Meme para você lá no blog :) http://fulanaleitora.blogspot.com.br/2012/08/meme-fila-de-livros-nao-lidos.html

    ResponderExcluir
  11. Oi Jaque!
    Eu já queria ler este livro, agora minha vontade aumentou.
    Gostei muito dos seus comentários, e este arrebatador fechou com chave de ouro.


    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  12. Nossa que legal, fiquei curiosa para ler !!!!
    Vi ela na bienal mas o estande da editora tava tão cheio e era tão pequeno =/ queria ter tido tempo e espaço para comprar e conversar com as autoras que lá estavam!!!

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita e comentário, volte sempre! =)