Delírio - Lauren Oliver


Título: Delírio
Autora: Lauren Oliver
Editora: Intrínseca
Nº de páginas: 352
Nota:
Muito tempo atrás, não se sabia que o amor é a pior de todas as doenças. Uma vez instalado na corrente sanguínea, não há como contê-lo. Agora a realidade é outra. A ciência já é capaz de erradicá-lo, e o governo obriga que todos os cidadãos sejam curados ao completar dezoito anos.

Lena Haloway está entre os jovens que esperam ansiosamente esse dia. Viver sem a doença é viver sem dor: sem arrebatamento, sem euforia, com tranquilidade e segurança. Depois de curada, ela será encaminhada pelo governo para uma faculdade e um marido lhe será designado. Ela nunca mais precisará se preocupar com o passado que assombra sua família. Lena tem plena confiança de que as imposições das autoridades, como a intervenção cirúrgica, o toque de recolher e as patrulhas-surpresa pela cidade, existem para proteger as pessoas.

Faltando apenas algumas semanas para o tratamento, porém, o impensado acontece: Lena se apaixona. Os sintomas são bastante conhecidos, não há como se enganar — mas, depois de experimentá-los, ela ainda escolheria a cura?.




Delírio conta a historia de Lena(Magdalena), uma jovem que vive com a Tia e suas primas, já que a mãe faleceu de uma doença, chamada de "Delíria Nervosa" que nada mais é que o Amor.
Na historia o "Amor" é uma doença, que mata as pessoas, as faz sofrer, as tornam irracionais. E o governo cria um meio de "curar" as pessoas desta doença. Através de intervenção cirurgica, medicamentos e etc.
No País onde Lena vive, existem dois tipos de gente, Os curados, pessoas seguras, que não sentem nada, totalmente racionais e os não curados ou Inválidos (Aqueles que rejeitam a cura que se rebelam contra ela). Os curados tem liberdade de ir e vir, após a cura são "Pareados" com pessoas de perfis compativeis para que se casem. Ou seja o governo escolhe com quem você se casa, onde mora e etc.
Os Inválidos, vivem numa area dentro da mata, isolados por um cerca elétrica que cerca toda a cidade para manter os curados "seguros". 
O problema é, a cura só pode ocorrer de maneira segura após os 18 anos. Sendo assim, todas a crianças, jovens e adolescentes, tem que seguir regras rígidas para não contrair a "doença".
Lana e Hana (sua melhor amiga), fazem parte deste pequeno quadro. Logo não podem ter contato com garotos, nem permanecer fora de casa após o toque de recolher ás 21hrs.
Não podem frequentar festas, e as musicas e filmes que tem-se acesso também são escolhidas pelo governo. Existem patrulhas pelas cidades, que controlam tudo isso.
E eles dão realmente um choque de ordem. 
Lena, que acredita que a mãe se matou por contrair a doença, deseja então, não ser como ela.
E conta os dias para que a sua cura aconteça e ela se sinta segura.
Esse é o seu sonho e Sua Tia, como boa curada que é, sente orgulho de ver que a sobrinha pensa assim.
Lana, conhece Alex, um guarda dos loboratórios de cura, e as coisas ficam diferentes. na verdade tudo começa a mudar. E depois de tentar resistir, lana começa a questionar tudo aquilo que aprendeu desde pequena. Será que existe cura, será que amar é realmente uma doença?


Durante um grande período da leitura eu senti vontade de chacoalhar a Lana. Sério.

E logo nas primeiras páginas, me senti estranha ao imaginar um lugar onde o amor é visto como algo ruim, onde as pessoas desejam não amar. É muito louco isso...
Me senti um peixe fora d´agua... me incomodou isso. E acho que o livro se torna brilhante por isso, pois a autora conseguiu criar este mundo mesmo indo contra tudo que idealizamos.
E ela fez isso de maneira brilhante!!!
Diversas vezes me vi nos lugares e no lugar de cada personagem, imaginando aquelas situações. É maravilhoso.
A cura, simplesmente adormece qualquer tipo de sentimento, e pessoas que viveram anos juntas e se amavam demais, passam a ser completos estranhos. As patrulhas que tentam por ordem na cidade, invade a casa das pessoas e quebra tudo, mata os bichinhos de estimações, é algo surreal de ler. Um verdadeiro inferno, uma grandessíssima ditadura militar.


Mas quando Lana começa a mudar seu ponto de vista, e vemos a historia do ponto dela, as coisas ficam mais agradáveis, mais leves... e ao mesmo tempo mais triste.

É uma leitura memoravel, e nos leva a refletir de diversas maneiras, nos faz enchergar o tudo que temos, a valorizar os sentimentos, a liberdade, o amor, o abraço amigo... cada pequeno detalhe de nossas vidas.


Eu amei, e recomendo á vocês, leiam!



O final é chocante... mas como se trata de uma série, tenho minhas esperanças.

Quem sabe... rsrs


Jaqueline Silva
Carioca, mãe, apaixonada pela família e amigos, viciada em Coca-Cola, chocólatra, apaixonada por livros e filmes, estudante de enfermagem e blogueira nas horas vagas.
Amo blogar e tudo o que a literatura me trouxe. Pra mim ler é poder viajar sem sair do lugar.

8 comentários

  1. Tô querendo ler esse livro tem um bom tempo! Mas né, a fila é grande.
    Pra ser bem sincera, eu apóio que o amor é mais como uma doença, e causa problemas demais. Não gostaria de abrir mão dos meus amigos e família e tal, mas acho ainda assim que não sentir nada não me parece tão ruim :S
    (Reservo o direito de mudar de idéia depois de ler)

    ResponderExcluir
  2. Já havia visto em algum lugar que esse livro estava nas lojas e já me vi super interessada. Agora com a sua resenha não sei se consigo esperar mais tempo pra ler hahaha. Adoro histórias assim que desafiam a nossa realidade com ideias impactantes. É genial assim como esse livro me pareceu ser! Estou interessadíssima nele hahaha. Obrigada pela resenha, acho que tenho mais um livro pros meus "desejados" do skoob.

    http://entrepalavr4s.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. RESENHA PERFEITA!
    Eu preciso ler urgentemente. Oh my gosh :S
    Um beijão.
    http://livrodagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Jaque

    Tudo bom? ainda não li Delírio, ganhei de niver e estou doida para ler...pela sua resenha acho que vou amar! eu tb fui em um evento na Travessa que teve dele com a Ju do Livros e Bolinhos e ela que me deu de niver! pretendo ler em breve!

    beijos
    Raffa Fustagno
    http://galerarecord.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. OI, mandei um selinho para vocês...
    http://ofprincesses.blogspot.com.br/2012/09/selinho.html
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Fiquei curiosa para saber o que acontece. Ainda não tinha lido nenhuma resenha de Delírio (não sei por que) Final chocante né? Quero muito saber... rsrs

    L&V
    http://anna-gabby.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Miga ainda não tinha lido uma resenha tão bem estruturada desse livro. Me parece uma distopia bem interessante, fiquei curiosa \o/ vc sabe qnts livros essa série terá????
    Bjos e valeu pela dica!!!

    ResponderExcluir
  8. Eu tb fiquei meio horrorizada com esse assunto e o rumo que a historia levou. Nao gostei desse livro como achei que fosse gostar. Alem de achar muito floreado tb rsrsrs

    Parabens pela resenha! Concordo plenamente que nos leva a valorizar nosso livre arbitrio.

    Bjokas
    Flavia - Livros e Chocolate

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita e comentário, volte sempre! =)