Resenha de O Pássaro - Samanta Holtz



Caroline Mondevieu é filha de um poderoso Barão e tem tudo o que uma dama da época poderia querer: status, riqueza e um ótimo partido para se casar. Seus sonhos, no entanto, vão muito além de vestidos caros ou um bom marido; ela quer ser dona do próprio destino. Sua vida muda completamente quando encontra Bernardo, um charmoso domador de cavalos que parece ter o dom de irritá-la. Eles não conseguem se entender até quando percebem que, para alcançar o sonho em comum da liberdade, terão que passar por cima das suas diferenças e se unirem num arriscado plano que promete transformar suas vidas para sempre. Grandes emoções os aguardam em sua jornada; perseguição, mistérios, ciganos e o despertar de um sentimento que insiste em se manter escondido. Mas o que parece tão simples envolve muito mais magia e coincidências que eles podem imaginar, além da descoberta de segredos, até então, muito bem guardados. Uma história romântica e surpreendente que irá prender sua atenção desde a primeira página. Você está preparado?


Quem nunca sonhou em ser livre pra voar? Era tudo que ela queria...





Resenha


O Pássaro conta a historia de Caroline Mondevieu, uma menina determinada de personalidade forte, marcante e de um idealismo e senso de justiça fora do comum pra época em que nasceu.

Caroline nasceu na época dos Barões, homens poderosos e temidos, das roupas luxuosas e cheias de regras de etiquetas, onde prevalecia a lei dos mais fortes. Onde mulher era tratada como objeto, para exibir como um adorno bonito mas sem muito valor. Mulher naquela época tinha que ser submissa, não tinha direitos, escolhas e nem tomava decisões, a escolha de seus destinos estavam sempre nas mãos de seus pais e depois maridos.

E caso fosse diferente, recebiam corretivos e castigos físicos. Foi nessa época de extrema repressão, que nasceu Caroline, com uma enorme vontade de mudar o mundo a sua volta, de ter liberdade, cheia de personalidade e desejando ser a única dona de seu destino. 
O problema era que seu Pai, Enézio, o Barão de Mondevieu era um homem extremamente poderoso, que detinha muito poder. A única coisa que ela não conseguia controlar era sua filha caçula.

Caroline cresce assistindo os absurdos e atrocidades que seu pai comete contra seus empregados. As injustiças quanto a remuneração do duro trabalho deles, que Caroline achava que deveria ser melhor.

Ao lado de sua irmã (Elizabeth) e sua mãe (Antonietta), Caroline aprende que não se deve contrariar as vontades do Barão, caso contrário o corretivo não demora a chegar. Assim sendo, as 3 mulheres tem uma cumplicidade muda, onde uma defende a outra. Elizabeth sempre tentando fazer com que a irmã não desafie o Pai, mas isso é mais forte que a jovem, tá no sangue e o de Caroline é bem quente.

A vida dela muda por completo quando ela conhece Bernardo, um domador de cavalos que nutre tanto quanto ela o desejo de alçar voo e sair pelo mundo em busca de liberdade. Juntos eles embarcam na maior de todas as aventuras e desafios que Caroline jamais chegou a sonhar. 

Durante o tempo que passam juntos, Caroline e Bernardo que soltam faíscas o tempo todo, acabam por se descobrir apaixonados e tentam resistir o máximo a esse sentimento, esse amor que eles sabem ser proibido. Porém, depois de  muito tentar eles se dão conta ao longo dessa aventura, que só tem um ao outro e isso só faz com que fiquem mais próximos tornando impossível resistir a esse sentimento...

Quando tudo vem a tona e descobrem o envolvimento da jovem com o domador, o Barão não fica nem um pouco satisfeito e claro, não quer deixar por menos, ele promete tornar a vida da filha e do rapaz um inferno. E cumpre bem seu papel...

A história é cheia de mistérios, aventuras, perigos, surpresas e muito romance. Gostei muito das partes em que a autora cita o povo cigano e um pouco de suas tradições, naquela época eles eram chamados de "Malditos" e eram repudiados pelos mais poderosos, contavam sobre eles historias de atrocidades que estes cometiam.

Em um dado momento do livro Caroline conhece e embarca mesmo que sem querer pelo mundo deles e descobre o quanto são alegres, unidos e livres, como ela sempre sonhou ser.

Acho que essa é uma das minhas partes favoritas do livro, sem dúvida! Tem toda uma magia e alegria, alguns dos momentos mais marcantes acontecem ali.

A mensagem que o livro transmite é de fé, amor incondicional, entrega e luta pelos seus sonhos e ideais. Caroline descobre e vive tudo isso. 

O amor entre ela e Bernardo é único, puro, forte e sólido. E só torna tudo entre eles mais belo ainda.

A Samanta nos envolve com sua narrativa, leve e marcante de maneira irremediável.  Não tem como largar o livro sem chegar a ultima página, e mesmo quando você termina a historia permanece em você, como se tivéssemos vivido tudo aquilo junto com eles.
O livro é narrado em terceira pessoa, o que eu amei pois nos dá uma ampla noção do que se passa com todos os personagens.

Eu to até agora com uma baita ressaca desse livro, pois a historia não sai da cabeça.

Sem dúvida é um amor épico, aquelas historias de amor que atravessam gerações, sendo contada de pais para filhos sucessivamente. É uma história pra ser eternizada, louvável em toda a sua glória e tragédias.

A capa é linda e traduz muito bem a historia, a revisão tá excelente, não achei erros.
Parabéns a Novo Século!


Gente... Leiam O Pássaro, é uma das historias de amor mais lindas que já li. Que me perdoem os "Clássicos", mas pra mim é melhor que Romeu e Julieta! 
Jaqueline Silva
Carioca, mãe, apaixonada pela família e amigos, viciada em Coca-Cola, chocólatra, apaixonada por livros e filmes, estudante de enfermagem e blogueira nas horas vagas.
Amo blogar e tudo o que a literatura me trouxe. Pra mim ler é poder viajar sem sair do lugar.

13 comentários

  1. Nossa, melhor que Romeu e Julieta? Eu não duvido nada sabia? Os autores brasileiros estão entrando no mercado com tudo de bom!
    Um beijo.
    http://livrodagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ainda não tive oportuinidade de ler esse livro
    Mas falam super bem
    Ainda mais por ser nacional

    Beijos
    @pocketlibro
    pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Ainda ão li esse livro, mas pela sua resenha ele deve ser ótimo. Perdi uma promoção dele na Saraiva, mas na próxima eu pego ele. rsrs

    clicandolivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Nossa, desde o ano passado estou louca por esse livro, a vontade só aumentou depois dessa resenha, mas só vou poder comprá-lo em fevereiro. Até lá vou ter de sobreviver!

    http://florescerepalavrear.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu quero tanto, tanto, tanto ler esse livro, Jaque!
    Comprei tem um tempinho mas ainda não parei para ler, o que é uma pena. :( Mas é o próximo que pegarei para ler, com certeza.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  6. Estou louca por esse livro, amei a resenha! Fazia tempo que um livro nacional não me chamava tanta atenção. Muito bom!

    ResponderExcluir
  7. parece ser um livro bem legal :)
    gostei demais da resenha

    ResponderExcluir
  8. Já li muito e ouvi várias coisas boas sobre o livro e eu estou bem curiosa.
    Mas não sei quando poderei ler. Espero que logo.

    Beijinhos,
    Thais Priscilla
    http://thaypriscilla.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Ainda não li esse livro, mas todas as resenhas que li sobre ele foram positivas.
    Então espero lê-lo ainda esse ano.

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. OMG!!!!!!!! Meu livro, melhor que o clássico de Shakespeare???

    Ganhei meu dia :)))

    Jaque, querida, obrigada por sua resenha tão atenciosa, tão detalhada... obrigada por cada elogio, por cada palavra!!! Fico imensamente feliz que o livro tenha tocado seu coração!

    PS: E a ressaca, passou? rs ;)

    Beijos!!

    Sam

    ResponderExcluir
  11. Esse livro é perfeito, magnífico, excelente! É o meu preferido, sem sombra de dúvidas :)
    Sua resenha ficou ótima também, não tem como não gostar do livro e da Samanta, né?!

    Beijo, Joyce.
    rosa-amarelo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Agora fiquei c/ vontade de ler esse livro, mas não seria agora pq não quero ficar de novo c/ ressaca literaria. Rsrsrs...
    O nome do livro é diferente, mas só de ler a resenha consegui entender o sentido.
    Espero ler esse livro ainda esse ano.
    Otima resenha Jaqueline-chan e ainda bem q esse livro não tem nenhum erro ortografico, como vc citou. Bjs *-*

    http://peregrinodanoite.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Tenho esse, e é otimo. Sua resenha ficou perfeita e não tem erro algum, parabéns!

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita e comentário, volte sempre! =)