Resenha: 31 Profissão: Solteira - Claudia Aldana

31 Profissão: Solteira
Consuelo Aldunate parece ter tudo o que uma mulher quer: independência financeira, um bom grupo de amigos, um trabalho divertido, um guarda-roupa invejável e um apartamento top. Mas Consuelo quer uma coisa que para muitas mulheres pode soar básico. Um acessório difícil de conseguir, embora pareça estar em toda parte: um homem. Exigente, ela não quer qualquer homem; quer um próprio, privatizado e que possa mostrar a todos. Por isso arregaça as mangas e sai à procura de um namorado por todos os lugares onde possa haver homens interessantes e disponíveis. Nessa busca, entre drinques e encontros insólitos, a anti-heroina vai descobrindo que é difícil deixar de ser solteira. Com humor inteligente, a personagem mostra que por mais que esteja na moda ser single, há momentos em que daria tudo para ter alguém esperando por ela em casa.




“31 - Profissão Solteira” foi escrito com originalidade pela Jornalista Claudia Aldana, e nada mais era, do que suas colunas escritas para um jornal. Ela criou a personagem para tratar do assunto sobre ser solteira aos 30 anos. E a história é tão boa que virou um livro.
E acreditem, foi a decisão mais acertada, assim não só o povo do Chile, mas também o mundo todo pode ter acesso a essa maravilha.

Gente, o livro é hilário, e ela trata a solteirice depois dos trinta como um bom humor sem igual.

A solteira aos 30 é a Consuelo Adulnate, pra ela ser solteira nessa idade já é um caso de desespero, ela acha que tá encalhado, que vai ficar pra titia, que nunca vai conseguir ser mãe e constituir família, pois acha que já está fora do “mercado” se tratando de homens.
Mas com a ajuda dos amigos, Camila e Fred, entre baladas, drinques, encontros as escuras e muita confusão Consuelo descobre que é até divertido ser solteira e que não é tão difícil assim encontrar um “espécime” que ela goste e possa ter.

Cada página do livro me fez gargalhar, mas gargalhar de verdade, até chorar de tanto rir.
Eu até comentei com uma amiga blogueira, a Flávia do blog Livros e Chocolate, que a escrita da autora, o jeito de retratar os fatos da personagem (O livro é todo narrado pela própria Consuelo) é igual o da Flávia. E eu me diverti horrores com a Consuelo.

Ela, digamos que ri da própria “desgraça”, de seus encontros fracassados, dos abandonos que ela sofre, da maneira como os homens se comportam e da abstinência sexual em que ela se encontra. Ou seja, ela está à beira de um ataque, subindo pelas paredes, mas precisa não parecer tão desesperada, e o fato de que podemos "ver" a maneira real como ela se sente torna tudo hilariante.

Foi realmente uma tacada de mestre a maneira como a Claudia expôs a vida das solteiras modernas, nos tempos atuais. A gente se dá conta de que realmente é complicado ser solteira nos tempos de hoje, principalmente quando você descobre que não quer estar mais sozinha.

Quando o livro vai chegando ao fim, as solteiras e os homens são classificados por tipos, como:

Solteiras: A papa-homens, A Compradora Compulsiva, A militante, A Filha do Namorado e por aí vai.
Solteiros: O Bom de Marketing, O Solteiro Sanzonal, O Príncipe Encantado reloaded, entre outros.
Outros: Cinco erros que nos mantêm solteiras, O que os homens querem, Diga-me onde você malha e eu lhe direi quem você é e por último O Machômetro.

E cada capítulo desse é de rolar de rir.
Outra coisa que amei, os capítulos são curtíssimos, cada um tem duas, no máximo quatro páginas, acredito que pelo fato de que eram colunas em um jornal, então é muito gostosa a leitura.

A capa do livro eu não achei muito atrativa, mas a sinopse me chamou a atenção.
O livro contém alguns erros de revisão, por exemplo, alguns “que” a mais na mesma frase ou aonde não deveriam existir. Erros desse tipo são facilmente encontrados ao longo da história, isso me incomodou um pouco. Mas acredito que a Editora possa rever numa próxima edição, e acredite, esse livro merece uma próxima edição.

A história é original, divertida, leve, única e atual.
Todos deveriam ler esse livro, principalmente as solteiras, de qualquer idade.

QUOTES:
Marquei muitos, se desse colocaria tudo que gostei, mas ai seria como por o livro em pdf aqui.

“Quando ele foi gentilmente puxar a cadeira pra mim, achei que ele fosse se sentar naquela cadeira, e continuei dando voltas ao redor da mesa para me sentar em frente a ele. Parei a dança das cadeiras, e quando entendi a mensagem fiquei quieta, evitando seu olhar, surpreso e divertido, por essa minha performance inicial.”

“...Me neguei a compartilhar um táxi com um gato, dizendo que seguramente Diego estaria acampado no aeroporto há dias, esperando pela minha chegada. E quis morrer quando nos despedimos e ele viu que eu estava sozinha. Quase agarrei e beijei o taxista que veio me ajudar com as malas, para que ele pensasse que era Diego.”

“...Alfonso, amigo de Fred, não é de se jogar fora. No começo pensei que fosse uma brincadeira de mau gosto, porque o vi de longe e parecia ser o pai do Fred. Uns cinquenta anos, no mínimo. Enquanto pensava como me jogar no chão e me arrastar em direção a porta, eles se aproximaram a passo rápido – cheguei a me preocupar com a possibilidade de que aquele senhor enfartasse – e eu não sabia se o cumprimentava com um aperto de mãos ou com uma reverência, porque não tenho experiência de conquistar velhos. Chamei-o de “senhor” e ele não gostou quando expliquei que era porque trato assim o meu pai.”

“De cara, não nasci com a coisa sexual muito incorporada. Ou fui castrada na minha formação...”

“...se vou comprar alguma peça de langerie bonita, inevitavelmente viro warrior e saio com um fio-dental com penas e lantejoulas...”

“Assim vão as coisas. O romance ficou devagar e não sei se dará um avanço. Porque entre a gentileza e a falta de libido do sujeito em questão, vejo uma linha tênue... O que fazer?... Aparecer num look de cartaz de filme pornô, com as partes pudicas cobertas de chantili, e cruzar os dedos para que ele entenda a mensagem?”
  

Jaqueline Silva
Carioca, mãe, apaixonada pela família e amigos, viciada em Coca-Cola, chocólatra, apaixonada por livros e filmes, estudante de enfermagem e blogueira nas horas vagas.
Amo blogar e tudo o que a literatura me trouxe. Pra mim ler é poder viajar sem sair do lugar.

22 comentários

  1. Já imagino o quanto deve ser engraçado o livro, só o titulo já nos chama a atenção. Amei sua resenha.

    Beijos
    http://comoumrefugio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Jaque.
    Eu curti muito sua resenha e o tema do livro.
    Eu curto muito chick-lit e esse parece ter um enredo legal e uma personagem boa também. Adicionado na lista.
    Beijos
    http://descobrindolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. se eu já sorri com esses quotes imagina com o livro? kkkk Adorei a resenha Jaque já tinha visto resenhas desse livro e sou mega curiosa com ele também não fui muito com a capa dele não!
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Haha' Gostei da resenha, acho que tambem daria belas gargalhadas, só a capa do livro, da pra perceber que parece ser bem divertida. Ainda não li livros, que eram colunas. Acho que vo gostar. Gostei da resenha.

    ResponderExcluir
  5. Adorei a resenha e essa história parece ser muito divertida. Os trechos que colocou me fizeram rir e olha que estou pra fazer 30 e não sou mais solteira....rs

    ResponderExcluir
  6. oi. tudo bem?
    consegui entrar pelo endereço q vc deixou no facebook
    mas demorou, demorou, demorou... ate q entrou kkk...
    obrigada pelo carinho
    sucesso
    bjs *-*

    ResponderExcluir
  7. Parece ser bem legal, mas não é meu tipo de livro. Leio muito pouco desses livros e quando leio já vou com o pé meio atrás. Não sei se leria esse =/

    ResponderExcluir
  8. gostei viu ;) parece ser um história bem legal.
    parece bom pra passar uma tarde bem divertida ne

    ResponderExcluir
  9. Necessito de ler este livro, só de ler a sinopse fiquei admirado de como me envolvi na história,o livro parece bem humorado KKKK beijoos ;D

    ResponderExcluir
  10. Não conhecia o livro. Concordo com você sobre a capa, mas lendo a sinopse e a resenha eu até que me interessei. Aliás, não tinha como ser muito diferente porque amo chick-lit!
    Esse lance de capítulos curtos é legal, pelo menos comigo funciona muito bem. Fico naquela de ler só mais 1, só mais 1, e quando vejo lá fui eu quase no livro todo. rsrsrs!
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  11. Olha que legal esse livro! não conhecia, e agora depois da sua resenha vc me fez ficar com vontade de ler, mais um para minha wishlist.
    é gostoso ler um livro desses quando se está meio triste, assim nos anima e faz bem dar uma risadas!!
    adorei sua resenha!

    http://www.lostgirlygirl.com

    bjos

    ResponderExcluir
  12. Nao conhecia o livro, é uma novidade pra mim! Adoreeeeei, fiquei super com vontade de ler. To precisando de um humorzinho =D

    ResponderExcluir
  13. Parece ser bem divertido mesmo! Eu o leria, gostei bastante da resenha e amo chick lit!
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Eu ainda não conhecia esse livro, mas já adorei, por ser um chick-lit.
    Não gostei nada da capa ;/ Um capa melhor daria todo o prestígio necessário ao livro, que parece ótimo.
    beijos

    ResponderExcluir
  15. Eu adorei conhecer esse livro..
    lendo sua resenha da pra perceber esse divertimento presente no livro..
    deve ser bem engraçado...

    agora quero saber, se ela consegue um homemm ou não..

    ResponderExcluir
  16. Eu ainda não conhecia esse livro e achei a capa bem feia!
    Parece bem divertido, ;)

    ResponderExcluir
  17. Esse livro parece ser bem divertido mesmo!
    são ótimos para passar o tempo *-*

    ResponderExcluir
  18. Não gostei da capa, mas adorei a resenha!!
    O livro parece ser muito bom e divertido!!
    Quero muito ler!!

    ResponderExcluir
  19. Adorei o livro, gosto muito desta temática leve e descontraída! Só não gostei da capa.

    ResponderExcluir
  20. Livro divertido e sempre bom, né..
    depois de chorar um monte lendo os da NC , só um desse estilo pra fazer a gente ri um pouco..rs
    gostei da resenha!!!

    bjs

    ResponderExcluir
  21. Eu adorei sua resenha, a princípio não tinha me interessado em ler, mas você conseguiu me convencer a dar uma chance.. hehehe
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  22. Adorei a sinopse e essa classificação para homens e mulheres deve ser hilária! Acho que vou me divertir sim, e muito, pq é uma situação mais do que comum hj em dia!

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita e comentário, volte sempre! =)