Meus Filmes, Meu Mundo - Cisne Negro


Oii gente...
Cá estou eu, Lylu, de volta com mais uma dica de filme para vocês....

Cisne Negro
Título original: Black Swan
Lançamento: 2010 (EUA)
Direção: Darren Aronofsky
Atores: Natalie Portman, Mila Kunis, Winona Ryder, Vincent Cassel
Duração: 103 min
Gênero: Suspense
Sinopse: Beth MacIntyre (Winona Ryder), a primeira bailarina de uma companhia, está prestes a se aposentar. O posto fica com Nina (Natalie Portman), mas ela possui sérios problemas interiores, especialmente com sua mãe (Barbara Hershey). Pressionada por Thomas Leroy (Vincent Cassel), um exigente diretor artístico, ela passa a enxergar uma concorrência desleal vindo de suas colegas, em especial Lilly (Mila Kunis).



A palavra perfeita para este filme é PERFEIÇÃO. A história é perfeita, a atriz foi perfeita, a dança é perfeita, a música é perfeita.

Nina, uma jovem bailarina, quer tanto atingir a perfeição que perde a noção da realidade, faz de tudo para sua dança e sua postura, ficarem boas. Enquanto isso, além de ela se cobrar muito, seu coreógrafo/ diretor Thomas Leroy exige tudo dela. E ainda para piorar, com a chegada de Lily, Nina se sente ameaçada e começa a rivalidade para conseguir o tão almejado papel de cisne negro. Se a intenção era fazer o personagem Thomas parecer um diretor antipático, e chato, conseguiram, porque ao longo do filme é inevitável não perder a paciência com este diretor que fica pressionando cada vez mais Nina.

A única pessoa no seu caminho é você mesma. 


Uma personagem que me intrigou muito foi a mãe de Nina, que acho que foi a principal causadora da loucura dela, devido a super proteção da filha, sendo que até a roupa da filha ela trocava.

Natalie Portman desde pequena fazia balé, então o papel com ela, ficou maravilhoso, a estrutura do corpo dela era típica de uma bailarina. Natalie foi vencedora do Oscar® de melhor atriz, e com louvor, acho que se não ganhasse não seria justo. A emoção que ela passa e as suas feições na hora das danças e principalmente depois que a jovem Nina perde sua sanidade foram surpreendentes.

Acho interessante lembrar a história do Lago dos Cisnes.

É um balé dramático em quatro atos do compositor russo Tchaikovsky. No castelo realiza-se  o aniversário do príncipe Siegfried. Quando os convidados saem do castelo, um grupo de cisnes brancos passa perto do local. Enfeitiçado pela beleza das aves, o príncipe decide caçá-las. O lago do bosque e as suas margens pertencem ao reino do mago Rothbart, que domina a princesa Odette e todo o seu séquito sob a forma de uma ave de rapina. Rothbart transformou Odette e as suas donzelas em cisnes, e só à noite lhes permite recuperarem a aparência humana. A princesa só poderá ser libertada por um homem que ame apenas ela. Siegfried, louco de paixão pela princesa dos cisnes, jura que será ele a quebrar o feitiço do mago.O príncipe julga reconhecer que a filha do nobre cavalheiro Odile é a sua amada Odette, mas na realidade por baixo das figuras do nobre cavalheiro e a sua filha escondem-se o mago Rothbart e a feiticeira Odile. A dança com o cisne negro decide a sorte do príncipe e da sua amada Odette: enfeitiçado por Odile, Siegfried proclama que escolheu Odile como sua bela futura esposa, quebrando assim o juramento feito a Odette.Nesse momento surge o príncipe Siegfried que explica à donzela como o mago Rothbart e a feiticeira Odile o enganaram. Odette perdoa o príncipe e os dois renovam os votos de amor um pelo o outro. O mago Rothbart, impotente contra esse amor, decide se vingar dos dois e então inunda as margens do lago, Odette e as suas donzelas logo se transformam em cisnes novamente e o príncipe Siegfried, tomado pelo desespero, se afoga nas profundas e turbulentas águas do lago dos cisnes. O príncipe não sobrevive, e Odette com a dor que sente em perder o amado, morre. Uma trágica morte de amor.


Quando o filme termina muitos pensam: É ISSO? Mas acho que o essencial é perceber a lição que o filme quer passar, para mim foi: até onde você pode chegar para atingir a perfeição?

Trailer







14 comentários

  1. Oi Lylu!
    Eu estou muito curiosa para assistir Cisne negro pois me apaixonei pelo trailer! O livro parece ser lindo e com uma ótima lição. Não vejo a hora de assisti-lo e espero que seja logo =D

    Beeijos,
    iSteh

    ResponderExcluir
  2. Jaque, agora vendo esse post me bateu vontade imensa de rever esse filme!!!
    Ele é muito bom, em tudo, enredo, elenco, atuação !!! Épico! Adorei em todos os sentidos!!!
    Beijos
    descobrindolivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. amooo este filme, me emocionei muito com Cisne negro ,realmente Natalie foi a escolha perfeita pro papel, no final eu entendi todo o desfecho do filme mas mesmo assim fiquei com um gostinho de quero mais , beijoos ;*

    ResponderExcluir
  4. Toda vez que assistia o trailer do filme no tele cine pensava, é hoje que eu vejo, mas sempre me esquecia. Obviamente, agora estou mais curiosa, pois não tinha tanta noção sobre a história. Acredito que o tema seja "pesado" demais. É bem triste essas pessoas que ficam sem cobrando de mais, ou são cobrando de mais... não me surpreende ela ter ido a loucura.
    Mas, foi super legal terem escolhido uma atriz que já tinha o dom do balé né? Realmente, a atuação deve estar perfeita.

    ResponderExcluir
  5. Eu sempre fui fã de balé apesar de não ter tido a oportunidade de ter sido bailarina! Eu amei esse filme Natalie está maravilhosa *___* O Lago dos Cisnes é minha peça de balé favorita linda linda linda

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito da resenha desse filme, parabéns pelo texto. Acreditem se quiser anda nao consegui ver, mas depois de ler sua opinião fiquei mais curiosa e vou tentar ver.
    Valeu pela dica e espero a próxima indicação!!!!

    ResponderExcluir
  7. Vou ser sincera, quando vi esse filme pela primera vez, eu nao curti muito..
    achei viajante demais... sei la, loucao...
    maaaaas, precisei fazer um trabalho de analise sobre ele para uma materia de cinema da facul e analisando melhor e prestando realmente atençao do filme eu comecei a gostar..
    vi de uma maneira diferente do q tinha visto da primeira vez e mudei completamente meu conceito sobre ele...

    Um bom filme!

    ResponderExcluir
  8. Esse filme é algo bem profundo e mexe diretamente no psicológico das pessoas, mas a estória é incrível, triste e assustadora.

    http://enfimshakespeare.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Esse filme é surpreendente. Talvez pelo seu conteúdo ser mais psicológico do que físico e deixar quem assiste muito confuso sobre o que se passa na cabeça da protagonista. A visão de como alguém sobre máxima pressão e stress por ficar é perturbadora.

    ResponderExcluir
  10. Não tive paciência pra ver esse filme, achei muito sinistro, de um jeito que não gosto....sei lá se algum dia vejo...vale a dica, mas por enquanto passo :S

    ResponderExcluir
  11. Oi Jack!
    Sempre tive vontade de ver esse filme!Mas estou sempre adiando!
    Agora lendo esse post, me deu uma enorme vontade de ver! Eu vi o trailera atriz está perfeita, a produção esta ótima!
    Triste a história do Lago dos Cisnes e linda ao mesmo tempo!

    Beijos, Tahis.
    lovesbooksandcupcakes.blogspo.com

    ResponderExcluir
  12. Nossa, não conhecia!
    Mas bateu aquela curiosidade em ver o filme!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  13. Nossa, não conhecia!
    Mas bateu aquela curiosidade em ver o filme!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  14. Não consegui ver o filme até o final.
    Fiquei um pouco confusa em algumas partes, talvez não estivesse muito animada no dia também...
    Talvez dê uma chance quando reprisar em algum dos canais que assino.

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita e comentário, volte sempre! =)