Resenha: Eu, meu pai e meus outros amores !









Há coisas na vida que acontecem e a pessoa se revolta, fica com raiva de tudo e de todos, contudo, Jade teve que aprender da maneira mais dura, que o mundinho no qual ela vivia era fútil, uma imensa bola cheia de nada. Para Jade, tudo que importava era sua mãe, padrasto e amiga. O pai era um sonho inalcançável, uma figura por quem Jade nutria “sentimentos incompreensíveis”. Ela acreditava que aquela vida de badalações, academia de dança, luais, e festas eram tudo de bom, e para o qual valia a pena viver. O resto era descartável. Entretanto, Jade fora inserida “contra sua vontade”, em outro mundo. Um lugar completamente sem valor para ela. As pessoas pouco lhe interessavam e tampouco ela acreditava que eles se interessassem por ela. Para ela, uma garota da cidade grande, o que importava eram as coisas que ela podia fazer e a maneira como se divertia, e amava apenas essas pessoas que eram seu ”tudo”... Uma história cheia de emoções, conflitos, dúvidas e descobertas, que tem um enredo gostoso, uma linguagem jovem e engraçada. Prepare-se para conhecer o outro lado do mundo de Jade. Uma adolescente quase adulta, que se mostrou rebelde e marrenta. Será que Jade aprenderá com seus erros a ser uma pessoa melhor? O livro aborda vários temas importantes, dentre eles a primeira transa, a amizade, e os sentimentos de um modo geral. Contudo, a abordagem principal é o amor de Jade por seu pai. Um homem do interior, que conviveu com sua filha apenas nos primeiros anos de vida, mas que a marcou muito. Para ela, o pai foi seu herói, aquele que a acudia dos pesadelos e dos seus medos. Todavia, a imagem deixada por ele apagou-se pelo fato de ele não ser um pai presente. A vida de Jade deu outra guinada após uma tragédia, que a obrigou a viver outra realidade...





Esse foi um daqueles livros que eu peguei cheia de expectativas pra ler, e não posso dizer que me decepcionou, pelo contrário, eu amei a historia do início ao fim, superou minhas expectativas pra falar a verdade. 

Jade é uma adolescente de 17 anos que vive no Leblon - RJ com sua mãe e seu padrasto. Ela leva uma vida perfeita, apesar de sentir muita a falta de seu pai (mesmo que ela diga e demonstre ao contrário). Ela tem tudo que uma adolescente carioca poderia querer, liberdade, mimos, bons amigos, vive em festas e se acha o centro do mundo. Até que, um fatídico dia de domingo faz seu mundinho perfeito desmoronar, quando voltando de um casamento com sua mãe e padrasto, eles sofrem um acidente fatal, após 28 dias de coma a menina descobre que foi a única sobrevivente.

O lado bom? Se é que pode-se assim dizer, a menina agora tem seu pai de volta. Bernardo que é um fazendeiro e vive em Minas Gerais, retorna pra cuidar da filha que ficou sem ninguém responsável por ela. Apesar da distancia, o pai de Jade é louco por ela, e notamos esse amor logo nas primeiras aparições dele na historia.

O problema agora é, Jade surta ao saber da morte da mãe, e além de ter que lhe dar com a dor da perda, ela terá que se mudar e ir pra Minas com o Pai, que não pode largar a fazenda e os negócios pra ficar no Rio com ela.

Jade entra em desespero e se revolta ao se dar conta que além de perder sua mãe, vai perder sua vida, tudo que ela mais amava, sua melhor amiga, a dança que ela tanto ama, o colégio, as festas, shopping e etc. Tudo que ela julgava ser importante e essencial pra sua vida, agora vai ficar pra trás e ela não tem escolha.

Chegando em Minas na fazenda de seu Pai, onde a menina vai viver com a sua madrasta Isolda e seus dois filhos Du e Fred, a garota veste a personalidade de sofrida e revoltada com a vida. Mas mal sabe ela quanta coisa vai mudar, o quanto ainda a espera, o quanto ela tem a aprender com aquele lugar e aquelas pessoas que a recebem de braços abertos e com tanto amor.

Ok... quando se fala em madrasta, automaticamente pensamos em bruxa. rs Mas Isolda não é assim, ela é um anjo e realmente se importa, apoia e se preocupa com Jade. Eu amei Isolda!
Bernardo o pai da menina é um doce, mas achei que ele merecia mais destaque na historia, ficou como se ele tivesse feito apenas algumas passagens, a relação deles, os momentos deles juntos, não tiveram muito destaque.

Fred, de início achei ele com ares de meio psicopata. rsrss Mas depois, amei ele! E entendi até os motivos dele para surtar em alguns momentos. Sério, a Jade é um porre!

O Du, nossa... esse menino é um anjo que caiu do céu, sério, ele tem mais paciência que Jó.
Um poço de carinho, compreensão, amor e educação, esse é o Du.

Agora a Jade, me desculpem, mas eu nunca quis tanto bater em uma personagem. Sério, no início eu relevei pois a gente pensa: Caramba, ela perdeu tudo de uma vez, a vida dela mudou bruscamente. Mas depois de metade da historia, cercada de taaanto amor, pessoas doces, tentando fazer o melhor por ela, e ela sendo aquela megera. Egoísta, mimada, se achando o centro do mundo e de todas as dores do universo, essa é a Jade.

Teve horas que eu quis socar ela, jogar ela do topo do monte. Juro! Criei uma relação de raiva com a personagem, eu surtei com ela. Já nas 10 última páginas( talvez seja um exagero. rs), ela toma consciência de que tá sendo chata, irritante e pedante demais (Ufa!!! Demoro né, minha filha!) e resolve ser mais doce, e retribuir o carinho de todos, mas ai eu diria que já era um pouquinho tarde. Mas ainda assim foi bom ver a personagem amadurecer e mudar de atitude.

Outra coisa que achei estranha nela, foi uma voz com quem ela conversa(uma voz na cabeça dela) o tempo todo, não teve uma explicação plausível para aquela voz, e nem de onde veio. Se era um super poder ou um dom paranormal. Achei meio sem sentido. Isso foi uma coisa que me incomodou no livro.

Maaas, como a historia fala também sobre perdão, eu resolvi perdoar Jade e lá na última página torci por ela e fiquei feliz com o fim que ela teve.

Vamos combinar a "bixinha" sofreu, hein! Tudo que ela passa ao longo do livro... só Cristo!

A mensagem que o livro transmite é linda, foi um livro que me consumiu, e eu mergulhei por inteira na historia, (mesmo quando queria bater na Jade). Ele passa uma lição de vida sem igual, fala de perdão, aceitação, fé e amor. Nos mostra o quanto nossa vida é frágil, que num minuto estamos bem, felizes e achando tudo perfeito e no segundo seguinte tudo pode mudar completamente. E que realmente devemos viver e amar como se não houvesse amanhã, pois  o amanhã pode não chegar. 

E para os adolescentes eu achei bacana, pois trata do assunto sexo seguro e também da primeira vez que toda menina sonha em ter. Achei muito bacana a abordagem desses temas de maneira clara e sutil, sem soar forçado.

A capa é linda e retrata muito bem a cena de Jade e seu amado. As páginas são amareladas e com letras num tamanho perfeito para que a leitura seja confortável. E pasmem, não encontrei neste livro os erros gritantes que costumo ver nos livros da Novo Século (pelo menos nos nacionais do selo Novos Talentos), gostei muito disso também.

Essa é uma leitura muito rica e passa uma linda mensagem de vida. Eu indico demais esse livro, era um dos que eu contei cada segundo pra ler e não me decepcionei. Espero que vocês também curtam e se apaixonem com Jade pelos outros amores que ela ganha da vida.

Ah... fiquei animadinha, pois no fim a Lilian deixou no ar que pode rolar uma continuação. Será? To torcendo que sim! Já sinto falta dos gatíssimos Du e Fred e da doce Isolda! rs


Nota:

Jaqueline Silva
Carioca, mãe, apaixonada pela família e amigos, viciada em Coca-Cola, chocólatra, apaixonada por livros e filmes, estudante de enfermagem e blogueira nas horas vagas.
Amo blogar e tudo o que a literatura me trouxe. Pra mim ler é poder viajar sem sair do lugar.

10 comentários

  1. Eu tenho esse livro, mas ainda não tive a oportunidade de ler =/
    Bom saber que a mensagem do livro é tão bacana!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Aiii que linda Jaqueline, amei o carinho com que leu e falou da história. Emocionada de verdade. Obrigada pela linda resenha. Muitos beijos... Lilian.

    ResponderExcluir
  3. A história parece ser lelgal, mas eu achei a capa muito estranha. "Meu pai" excluiria essa cena de amor da imagem. Acho que poderia ser uma coisa mais leve, porque o amor não é só homem-mulher, mas também "outros", inclusive o do pai. Não gostei. Poderia ser mais neutro.

    ResponderExcluir
  4. A capa é linda e a sinopse é muito interresante , vi uma resenha do livro e gostei bastante , e já li vários comentários dizendo que o livro é bem envolvente e a história é super linda *-*

    ResponderExcluir
  5. Oi amiga! Pelo visto o livro te pegou de jeito, sua resenha nos deixa com uma enorme vontade de comprar o livro e ler imediatamente. Adoro esta sua empolgação quando gosta mesmo de uma história.

    Bom domingo.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  6. olá!!
    Tenho muita vontade de ler esse livro, a capa é linda!
    Sua resenha está ótima, me deixou animada com a leitura! Parece ser bem envolvente a história !!

    Beijos,Tahis.
    lovesbokandcupcakes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Jaque

    Não sabia desse livro não, mas depois do que vc resenhou até me interessei em lê-lo, a capa é linda e a história me parece daquelas que vai nos envolvendo ;)

    Beijos
    Raffa Fustagno
    http://www.livrosminhaterapia.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi Jaque... ultimamente ando me encantando com os títulos dos livros. Adorei esse. Mas não curto muito quando vai chegando o final do livro e percebo que haverá continuação, principalmente se eu ainda não tiver o livro... da uma dor no coração o simples fato de pensar que não vou ler logo logo sobre a história...

    Bye da Pah
    Livros Estrelas

    ResponderExcluir
  9. Conseguisse me passar o entusiasmo com essa leitura. Fiquei doida pra ler!!!
    Espero entender a Jade e não achar ela tão um porre assim. Mas é bem triste as coisas que ele teve que passar :(
    Fiquei curiosa com essa voz na cabeça dela. oO

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pela resenha. Estou louca para ler esse livro e acho essa capa linda!!!!

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita e comentário, volte sempre! =)