Resenha Legna - Alexandre Apolca




*NÃO leiam a sinopse do livro antes da leitura do mesmo.

Confesso que eu esperava mais do livro, esse é o lado ruim de criar expectativas quanto a uma história.

Outra coisa incômoda,  a sinopse do livro é uma resenha do mesmo, quem lê a sinopse sabe quase tudo o que se passa na historia. Então, repito, não leiam a sinopse antes de ler o livro.

Em resumo, o livro nos apresenta Legna, a protagonista da historia que inicialmente vive em Miami com os tios, já que seus pais viajam muito a trabalho, mudam-se á cada seis meses, a fim de dar uma vida normal a sua filha eles permitem que ela more com os tios.

Mas logo tudo muda, quando os Tios precisam mudar de cidade por conta do trabalho e seus pais comunicam que finalmente conseguiram fixar-se em um endereço. Sendo assim, a garota decide ir viver com os pais em Paris.

Chegando á cidade luz, Legna se sente entediada já que, seus pais trabalham o dia todo e ela ainda não tem amigos por lá. Como toda jovem e atualizada ela passa seu tempo lendo, ouvindo músicas e na internet onde acaba por conhecer Sayed.

A comunicação com Sayed através da internet passa a ser constante, até que ela começa a se interessar pelo rapaz, mas a coisa fica realmente série quando Legna começa a frequentar a faculdade e encontra Sayed por lá. Agora, mais perto um do outro, fica impossível conter os sentimentos que florescem.

Com o namoro com Sayed às mil maravilhas, com os novos amigos e a faculdade, a garota já nem sente mais tanta falta dos pais. Mas acontece uma revira volta inesperada, Sayed subitamente desaparece no dia em que iria conhecer os pais de Legna.

Buscando por mais respostas, ainda inconformada com o abandono sem explicação de Sayed, a garota continua em busca de respostas e acaba descobrindo a razão pelo qual Sayed a deixou, eles estavam cometendo um caso de incesto, razão pela qual a menina se descontrola de vez, foge de casa e perde totalmente as esperanças.

Ela passa por uma fase depressiva (lembrei-me de Belle quando Edward foi embora), onde ela perde totalmente o ânimo e as forças, ela acaba desejando sua morte, e chega a tentar suicídio. E nesse ponto a coisa ficou muito estranha pra mim, não ficou claro se realmente foi um surto psicótico (como diz a sinopse) ou se ela foi possuída, e sinceramente, essa parte do livro pra mim nem deveria existir, é sem pé e sem cabeça, não explica nada, não acrescenta nada a historia. É como se o autor tivesse deixado de lado a historia de Legna e criado outra historia de outra personagem que não tem nada a ver, e de repente, do nada, voltasse para Legna. Sem maiores explicações, pois a tal "outra personalidade" da garota não faz nada além de se drogar, se tatuar e se comportar de maneira um tanto vulgar. Simples assim. Ela via unicórnios  um mundo paralelo e tomava chá de cogumelos. Por favor, isso sinceramente, não tornou a historia melhor em nada. Fiquei muito confusa com tudo isso.

Confesso que isso me incomodou muito, me irritou na verdade. A historia é ótima, mas esse ponto matou um pouco do clima.Essa parte não deveria ter existido no livro, é o que eu acho.

Bom... Passando o surto psicótico ou a possessão, seja o que for Legna volta após ser atropelada e acordar no hospital, ainda sem notícias de Sayed. Nesse momento ela descobre que eles estavam enganados, que nunca cometeram um incesto, que foi tudo uma grande confusão.

Então um amigo em comum dos dois (Kanope) retorna e conta a Legna tudo sobre Sayed e o que eles são. Como a garota já desconfiava o namorado realmente não é humano. Legna então com a ajuda de Kanope parte a procura de Sayed para contar a ele que tudo não passou de um grande engano.

De volta com Sayed e já sabendo tudo sobre seu amado e sua origem, Sayed decide apresentar Legna a seus familiares e amigos. E é nessa hora que Legna descobre que ela também não é o que pensava, a surpresa toma conta do casal e a emoção também.

O final é lindo... Confesso que me emocionei. Mas como eu já havia lido a sinopse tirou muito da surpresa do livro. A surpresa ficou mesmo só no final que foi inesperado e muito bonito.
Não Leiam a sinopse, assim vocês vão poder saborear um pouco da historia.

A capa é muito bonita, eu me encantei pela capa, mas a revisão de texto deixa totalmente a desejar. A editora pecou a muito nisso, o livro é repleto de erros de revisão. 

O material não tem tanta qualidade, ao longo da leitura, a capa se desprendeu do resto do livro. Acho que a Dracaena poderia caprichar mais, ter mais carinho com os livros.

Bom eu gostei da história, é uma boa história e acho que eu me encantaria mais se não fosse aquela parte "X" que tanto me irritou. 
Então eu aconselho que vocês leiam e tirem suas próprias conclusões.


Nota:


Jaqueline Silva
Carioca, mãe, apaixonada pela família e amigos, viciada em Coca-Cola, chocólatra, apaixonada por livros e filmes, estudante de enfermagem e blogueira nas horas vagas.
Amo blogar e tudo o que a literatura me trouxe. Pra mim ler é poder viajar sem sair do lugar.

4 comentários

  1. Oi Jaque! Ela surta mesmo, chega ser um exagero. Eu li a sinopse e perdi toda a surpresa da leitura, o enredo tem pontos criativos, mas eu já sabia o que esperar, então não foi algo que me deixasse emocionada e tal. Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  2. Nossa eu acho isso chato, já na sinopse do livro, ter uma resenha dele, acho que estraga, eu fico desmotivada a ler quando acontece algo assim.
    Nossa ela fica tão depressiva a esse ponto de você comparar com a Bella? Terrível, essa parte detestei...
    Além disso tudo a revisão não é legal?
    Desisti de ler o livro =/

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Isso é bem ruim, quando nos pomos expectativas em um livro e ele nos decepciona, a estória ate parece ser legal,mas com tantos pontos negativos a leitura pareceu ruim, achei a capa até bonitinha, não sei se irei ler e tomar minhas conclusões.

    ResponderExcluir
  4. Jaq querida também aconteceu comigo essa questão com a capa, fiquei mega chatiada pq tenho tanto cuidado. Sobre a sinopse tive sorte oq antes de ler uma amiga me avisou e pude ler o livro sem ler a sinopse. O autor até falou que ficou chatiada pq a editora soltou a sinopse sem sua aprovação por isso deu no que deu, mas enfim como vc falou o livro é legal, mas poderia ser melhor!!!! Mas vale a leitura!!!!

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita e comentário, volte sempre! =)