{Resenha} Corações Feridos - Louisa Reid


Hephzibah e Rebecca são irmãs gêmeas, mas muito diferentes. Enquanto Hephzi é linda e voluntariosa, Reb sofre da Síndrome de Treacher Collins — que deformou enormemente seu rosto — e é mais cuidadosa. Apesar de suas diferenças, as garotas são como quaisquer irmãs: implicam uma com a outra, mas se amam e se defendem. E também guardam um segredo terrível como só irmãos conseguem guardar. Um segredo que esconde o que acontece quando seu pai, um religioso fanático, tranca a porta de casa. No entanto, quando a ousada Hephzibah começa a vislumbrar a possibilidade de escapar da opressão em que vive, os segredos que rondam sua família cobram-lhe um preço alto: seu trágico fim. E só Rebecca, que esteve o tempo todo ao lado da irmã, sabe a verdadeira causa de sua morte... Hephzi sonhara escapar, mas falhara. Será que Rebecca poderia encontrar, finalmente, a liberdade?





Hephzi e Rebecca são irmãs gêmeas e filhas do Pastor do Vilarejo onde moram.

Aos olhos de todos do local são a família perfeita e feliz, exceto pela deformidade no rosto de Rebecca, a jovem tem uma síndrome chamada Treacher Collins, que é a impossibilidade dos ossos de se formarem por completo enquanto a criança ainda está na barriga da mãe. Sendo assim, Rebecca nasceu com o rosto deformado, enquanto Hephzi nasceu linda e perfeita.

Rebecca vivia á sombra da irmã, que é impetuosa e impulsiva, cheia de vida e bela.

Porém, o que ninguém imagina é que elas guardam um terrível segredo, um segredo capaz de nos chocar até o último fio de cabelo.

O pai das meninas e pastor da localidade, não é exatamente o homem santo que aparenta ser, ele tem outra personalidade que todos desconhecem...

As meninas passam por momentos de puro terror e medo, que eu senti na pele como vivesse cada segundo com elas. As atrocidades cometida por ambos – pai e mãe – me assustaram e me deixaram tão triste, por saber que isso de fato deve acontecer com algumas crianças. 

Vibrei com cada dose de coragem que as meninas demonstravam, me emocionei com o amor e a cumplicidade que elas tinham uma com a outra. Embora ás vezes achasse a Hephzi um tanto egoísta, por diversas vezes ela só pensava em si, e acabava sobrando pra Rebecca, senti raiva dela em muitos momentos.

Mas toda a raiva ficou focada mesmo nos pais monstruosos que elas tinham, ninguém merece sofrer o que elas sofreram.

Depois da morte de Hephzi, Rebecca se vê sozinha e a mercê de seu algoz do qual ela não via como escapar. É de partir o coração, vê a maneira como ela sofre sozinha, além da falta da irmã, o medo sufocante que ela agora não tem mais com quem dividir.

Mas é nesse momento, de puro desespero que Rebecca começa a se lembrar das coisas que a irmã dizia e a perceber que, talvez ela tivesse razão quando dizia que ela precisava ter coragem e fugir para bem longe dali. Mas ela se perguntava, como? Eram tantos os contras, ela se via sem saída e sem ninguém que a pudesse ajudar. Eu fiquei angustiada tentando também arrumar uma luz que pudesse ajudar Rebecca.

A história é repleta de suspense e terror. A narrativa é feita em primeira pessoa pelas protagonistas, as duas irmãs. Cada capítulo é narrado por uma delas, uma - Hephzi - narra no passado antes de sua morte e a outra - Rebecca - no presente, depois da morte da irmã. Quando percebi isso fiquei com medo de me perder na historia e não conseguir entender, mas a narrativa é simples e ágil e torna bem fácil acompanhar o andamento dos fatos.

Conforme a história vai evoluindo e sendo contada, tive momentos de forte emoção, e também me senti terrivelmente triste e angustiada, assim como as protagonistas. Senti-me amedrontada e aterrorizada em alguns momentos, sofri juntos com elas e vivi seus momentos de desespero.

A historia é tão profunda, tão bem contada, que nos arrasta pra dentro das páginas e nos faz vive-la intensamente.

A capa é linda e mostra muito bem um resumo do que se é contado. As páginas são amareladas e a fonte num tamanho perfeito, deixando a leitura confortável. Encontrei alguns errinhos de revisão, mas nada que afete o entendimento ou o andamento da leitura. 

É uma historia cativante, triste e melancólica. Mas com uma lição de vida e coragem, sensacional. Nos mostra que devemos lutar sempre, encarar nossos medos e nunca, jamais desistir!


Jaqueline Silva
Carioca, mãe, apaixonada pela família e amigos, viciada em Coca-Cola, chocólatra, apaixonada por livros e filmes, estudante de enfermagem e blogueira nas horas vagas.
Amo blogar e tudo o que a literatura me trouxe. Pra mim ler é poder viajar sem sair do lugar.

9 comentários

  1. todo muindo esta falando muito bem desse livro
    @livroazuis
    livro-azul.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Sérioooo, esse será o próximo livro que irei me dedicar. Eu já tinha pirado na sinopse dele e, agora, sinceramente, to ainda mais interessada!!! Eu senti um misto de suspense e terror nesse enredo, o que vai me animar demais na leitura. Adoro coisas macabras!!! Sua resenha só fez eu enlouquecer ainda mais pelo livro.

    ResponderExcluir
  3. Wow wow!! Ok esse livro superou o que eu poderia imaginar sobre ele, era era tudo menos um suspense ah sei lá como defini-lo! Cara adorei o livro!! Acho qeu quando eu ler o livro irei ficar com o coração na mão de tanta angustia ao lelo! ja vou coloca-lo na minha lista de desejados.

    xx

    ResponderExcluir
  4. Nossa tenho que fazer uma lista de livros para comprar alem de rose .

    ResponderExcluir
  5. O que é pior é saber que a mãe é conivente com isso. Dá pra imaginar muito bem o que exatamente o pai faz, e se realmente for isso, uma atrocidade. A capa, apesar de triste, é muito bela.

    Bye da Pah
    Livros Estrelas

    ResponderExcluir
  6. Adorei sua resenha e estou ansiosa para ler esse livro, adoro histórias fortes e com lições inspiradoras. Pelo que ando lendo na blogsfera geral está gostando dele.
    Valeu pela dica de leitura e parabéns pela resenha.

    Leituras, vida e paixões!!!!

    ResponderExcluir
  7. Estou com ele em mãos, mas ainda to lendo Deixe a Neve Cair, com certeza Corações Feridos será o próximo.

    ResponderExcluir
  8. Gente!! Esse livro é tristemente fascinante, um soco no estômago. Pensei nele por dias, não tem como ficar imune a história das garotas, me prendeu a atenção do começo ao fim. Muito bom!!

    ResponderExcluir
  9. Gente!! Esse livro é tristemente fascinante, um soco no estômago. Pensei nele por dias, não tem como ficar imune a história das garotas, me prendeu a atenção do começo ao fim. Muito bom!!

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita e comentário, volte sempre! =)