Resenha: Just Listen - Sarah Dessen

                           

                                                                    Skoob

                                     "A garota que esconde um segredo"




A minha vontade de ler Sarah Dessen veio de muitas criticas positivas que li sobre a autora, então assim que adquiri Just Listen tratei logo de ler para tirar minhas próprias conclusões.

Annabel Green é uma adolescente “popular” ao lado da sua geniosa amiga Sophie, elas são na maioria das vezes o centro das atenções. Mas quando não está na escola Annabel vive vários conflitos familiares e se sente solitária, sendo a caçula de três irmãs ela assiste aos problemas das mais velhas como espectadora, elas vivem brigando e mesmo depois de saírem de casa a relação delas não melhora.
“(…) A verdade era que minha amizade com Sophie era complicada e várias vezes me perguntei porque ela era minha melhor amiga. Afinal de contas, eu estava sempre pisando em ovos perto dela ou sendo obrigada a ignorar comentários grosseiros aqui e ali. (…)”

Kirsten a irmã mais velha insiste que sua irmã Whitney (á do meio) está com um sério distúrbio alimentar, a mãe das garotas se nega aceitar sempre acreditando nas desculpas de Whitney para estar magra demais, até que Annabel encontra sua irmã esquelética caída no banheiro e o pesadelo se torna real.

Em meio á tantos problemas em casa Annabel se sente pressionada, e como se não bastasse durante uma festa qualquer Sophie, sua melhor amiga á flagra com seu namorado e fica possessa com Annabel que sem reação nenhuma só fez se esconder, ignorar para não ter que enfrentar mais esse problema.

(…) Eu estava começando a perceber que não se deveria ter medo apenas do desconhecido. As pessoas que mais conhecem você podem ser as mais ameaçadores, pois o que elas dizem e pensam a seu respeito pode não ser apenas assustador, mas também verdadeiro.

Só que o que Sophie não sabe que por trás da cena inacreditável de Annabel com seu namorado havia muitas coisas escondidas e que nem tudo é o que parece ser.

Um livro forte, intenso e dramático, mas ao mesmo tempo com uma leve pitada de humor e romance. A mensagem principal em minha opinião é o mal que faz quando não conseguimos colocar para fora literalmente nossos problemas, o que Annabel faz muito e o que a torna extremamente insegura e até chatinha às vezes.

Mas fora isso o livro também fala dos conflitos da família, o ciúmes entre ás irmãs desde crianças e o modo como isso refletiu na vida adulta delas. A música também é muito presente, já que o que ajuda Annabel enfrentar seus medos é a amizade dela com um garoto solitário que adora música e que ao contrario dela não guarda nada dentro de si e é sempre sincero.

- Sim. Não pense nem julgue. Apenas ouça.
- E depois o quê?
- E depois – ele disse – você pode decidir. Justo não?
E me pareceu justo mesmo. Seja uma música, uma pessoa, ou uma história, não há como saber de algo quando se conhece apenas um trecho, quando se deu uma rápida olhada ou se ouviu parte do refrão.

Apesar de achar alguns pontos do livro bem pesados e cansativos (claro né, já que os temas abordados são bem tensos), achei a escrita de Sarah riquíssima e acrescenta muito para os leitores. Emocionei-me com o drama de Annabel, e conforme ela começa a revelar seus segredos, o motivo dela ser tão reservada fica mais claro e aceitável.


A capa do livro é bem fofa e consegui imaginar Annabel exatamente como na capa toda misteriosa. Recomendo o livro que com apenas 306 paginas (apesar de brancas), nos passa exatamente o drama de uma adolescente em conflito com si mesma, nos ensina que ás vezes tudo que precisamos é de alguém que nos ouça.


Suzi Andrade
24 anos, estudante de Letras, mineira, casada. Gosto de séries de TV, de escrever e também de chocolate. Sou leitora e compradora compulsiva de livros. Acredito que ler enriquece a alma e a mente!!

3 comentários

  1. muito bom beijos
    @livroazuis
    livro-azuis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Ja me identifiquei com o livro! uma faze da adolescência que ja passei (graças), fiquei curiosa com o misterio que tem no livro, uma pena que as paginas sao brancas. Espero ler o livro em breve!!!



    xx

    ResponderExcluir
  3. Parece bem interessante, mas acho que preciso de mais tempo para ler esse livro, para entender melhor a história. Nunca li nada dessa autora, esse já pra lista dos que quero ler nas férias.
    bjs
    se puder visite: sobrelivrosesonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita e comentário, volte sempre! =)