[Resenha] Garota Exemplar - Gillian Flynn.


Título: Garota Exemplar
Autor(a): Gillian Flynn
Editora: Intrínseca
Nº de páginas: 448
Nota:

Na manhã de seu quinto aniversário de casamento, Amy, a linda e inteligente esposa de Nick Dunne, desaparece de sua casa às margens do Rio Mississippi. Aparentemente trata-se de um crime violento, e passagens do diário de Amy revelam uma garota perfeccionista que seria capaz de levar qualquer um ao limite. Pressionado pela polícia e pela opinião pública – e também pelos ferozmente amorosos pais de Amy –, Nick desfia uma série interminável de mentiras, meias verdades e comportamentos inapropriados. Sim, ele parece estranhamente evasivo, e sem dúvida amargo, mas seria um assassino? Com sua irmã gêmea Margo a seu lado, Nick afirma inocência. O problema é: se não foi Nick, onde está Amy? E por que todas as pistas apontam para ele?


G  arota Exemplar conta a história de um casal – Nick e Amy – que atualmente vive um casamento em crise. São cinco anos juntos, mas as coisas já não são como antes. Amy Dunne desaparece no dia do seu quinto aniversário de casamento.


A casa revirada, a porta aberta, a ausência da esposa, tudo leva a crer que houve um sequestro e uma briga no local. Nick imediatamente contata a polícia local para que averiguem o caso. Porém Nick tem um jeito estranho de reagir a tudo isso. Ele sempre parece extremamente calmo e controlado para um homem que acaba de ter a esposa sequestrada.

Dois investigadores da polícia buscam por Amy e trabalham incansavelmente na investigação, na qual tudo leva a crer que Nick é o culpado. Embora Nick alegue inocência, muitas pistas e algumas de suas mentiras o tornam cada vez mais culpado.

Ainda tem a caçada ao presente, que todo ano Amy fazia no aniversário de casamento, contendo pistas que levavam a novas pistas, com momentos e lugares que foram significativos para o casal durante aquele último ano. Nick detestava a caça ao presente, ele nunca acertava as respostas, o que acabava por entristecer Amy, e no fim da noite, eles sempre estavam chateados um com o outro.

Esse ano Amy já havia preparado tudo como sempre: a caça ao presente organizada, jantar programado, tudo sempre planejado com antecedência e perfeição que só Amy tinha de planejar tudo. Já sem saber o que fazer, Nick resolve seguir as pistas deixadas pela esposa para caça ao presente, e assim refazer os últimos passos da esposa. Porém, a caçada desse ano é diferente e surpreendente. O presente no "fim do túnel" não é nada do que Nick esperava.

O livro é repleto de suspense, surpresas, muito drama e recheado de uma crueldade e frieza que não imaginei encontrar. Relata o casamento com uma transparência cruel e dura, e mostra o quanto nós somos suscetíveis a erros e até que ponto um ser humano desequilibrado pode chegar.

É uma história que te sacode por dentro, que te deixa com os nervos à flor da pele, daquelas que a gente quer entrar na história e agredir aquele personagem. É realmente único! Nunca li nada assim!

Brilhante, surreal e aterrador!!! Vai te fazer pensar em com quem você vive e duvidar das pessoas ao seu redor!


"Eu era exatamente o oposto. Meu pai encheu minha infância de culpa não explicitada; ele era o tipo de homem que se esgueirava em busca de coisas com as quais se irritar. Isso havia tornado Go defensiva e nada disposta a aceitar desaforo. E me transformara em um puxa-saco incontrolável com figuras de autoridade. Mãe, Pai, professores: qualquer coisa para tornar seu trabalho mais fácil, senhor ou senhora. Eu ansiava por um fluxo constante de aprovação. "Você literalmente mentiria, enganaria e roubaria - caramba, você até mataria - para convencer as pessoas de que é um bom sujeito", disse Go certa vez."


Jaqueline Silva
Carioca, mãe, apaixonada pela família e amigos, viciada em Coca-Cola, chocólatra, apaixonada por livros e filmes, estudante de enfermagem e blogueira nas horas vagas.
Amo blogar e tudo o que a literatura me trouxe. Pra mim ler é poder viajar sem sair do lugar.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita e comentário, volte sempre! =)