Resenha: Garotas de Vidro - Laure Halse Anderson

     
                                                                        Skoob

A verdade nem sempre é o que enxergamos.



Em meio á tantos problemas que uma adolescente normal de 18 anos tem que enfrentar, Lia ainda tem que conviver com sua negação. Ela não acredita estar doente, mas está e muito. Totalmente obcecada por magreza passa dias sem comer e quando come é somando caloria por caloria, ela já esta num ponto onde não consegue diferenciar o que é real da mentira.

Tudo só piora após Lia receber a noticia que sua melhor amiga por nove anos Cassie morreu sozinha em um quarto de motel. Lia se pune a cada dia mais, pois sua amiga ligou para ela trinta e três vezes na noite de sua morte e ela não atendeu.
"Cacos de vidro voam para o meu coração porque Cassie está morta e gelada. Ela morreu no Motel Gateway e a culpa é minha. Não são as revistas, nem os sites na internet, nem as garotas de língua afiada no vestiário, nem os rapazes que adoram chupar pescoços no terraço. Nem seus técnicos, diretores ou conselheiros, ou os inventores dos tamanhos P e PP. Nem sua mãe ou seu pai. Eu não atendi.” 
Impondo um regime cruel a si mesma, e sua saúde está cada vez pior tanto física quanto psíquica chegando até se autoflagelar, Lia tem que descobrir uma forma de lidar com seus medos e fantasmas, tentar superar a morte se sua amiga e assumir sua grave doença antes que seja tarde demais.
"Abro os olhos. Quarenta e cinco quilos. Estou oficialmente de pé sobre o Objetivo Número Um. Há! Se meus médicos soubessem, me jogariam de volta para o tratamento. Haveria consequências e repercussões porque (mais uma vez) eu quebrei as regras da Lia do tamanho perfeito.
O Objetivo Número Dois é 43 quilos, o ponto perfeito do equilíbrio. Com 43 quilos, vou ser pura.
Com 40 quilos, vou planar. Esse é o Objetivo Número Três."


Garota de Vidro aborda um assunto polemico e dolorido, distúrbios alimentares são problemas muito sérios. Narrado em primeira pessoa podemos entrar mais a fundo nos pensamentos de Lia e conhecer um pouco mais dessa doença angustiante que destrói pouco a pouco.
"Se eu chegasse a 32, iria querer 29. Se eu pesasse 4,5 quilos, não ficaria feliz até chegar aos 2,25. O único número que seria suficiente é 0. Zero quilos, zero vida, tamanho zero, zero duplo, zero e ponto. Zerado é sinônimo de estar pronto pra tudo. Agora eu entendo."

Confesso que não tinha muito conhecimento sobre o assunto e o livro me iluminou, Lia é uma garota abalada e carente o que mostra que a maioria dos distúrbios desse tipo não vem do nada o emocional conta muito.

Gente muitas vezes não consegui continuar a leitura, pois ficava tensa e agoniada ao ver Lia se destruindo, se autoflagelando, contando calorias  credo que desespero e ela ainda por cima não acredita que está doente.

Mas por fim acabei e achei a leitura incrível, a autora soube passar exatamente a mensagem com uma narrativa viva e envolvente, me senti ao lado de Lia nos momentos de angustia.

A capa do livro é maravilhosa e reflete muito bem tanto a historia quanto o titulo, as letras são bem confortáveis e a diagramação simples em 272 páginas amarelas Laurie nos apresenta á um mundo muito mais real do que imaginamos.

Recomendo muito esse livro pois, além de entretenimento é também um aprendizado, passando informações de uma forma clara, forte e objetiva afinal “Comer é Viver”


Suzi Andrade
24 anos, estudante de Letras, mineira, casada. Gosto de séries de TV, de escrever e também de chocolate. Sou leitora e compradora compulsiva de livros. Acredito que ler enriquece a alma e a mente!!

7 comentários

  1. Li este li há um tempinho, e meio que me decepcionei com ele, tanto que nem lembro direito da história em si!
    Não digo que ele foi ruim, mas também não foi tão bom quanto eu esperada =(

    bjs
    http://confraria-cultural.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Suzii!
    Li tantas resenhas dizendo que era muito forte que nem tive coragem de ler.
    Bjo!

    http://meuhobbyliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Garotas de vidro foi um livro que me marcou bastante. Não atendeu a todas as minhas expectativas, mas supriu boa parte. Ótima resenha ;)
    Beijos ;*
    http://oh-cherry.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oie sua linda :)
    Esse é um livro que quero ler há tempo e não tive oportunidade ainda, e agora depois da resenha estou mais ansiosa. Quero ver como a autora consegue transmitir no papel um tema tão forte e infelizmente verídico e atual :/
    Beliscões carinhosos da Máh ~~♥
    Cantinho da Máh
    @Maaria_Silvana

    ResponderExcluir
  5. Oi Suzi, tudo bem?

    Esse livro é muito forte, eu também interrompi a leitura em alguns momentos por causa da força de sua mensagem. Gosto tanto da forma da autora escrever, ela fala como se já tivesse passado pelo que narra. Adorei esse livro, um dos mais marcantes desse ano.

    Beijos

    Pah, Livros & Fuxicos

    ResponderExcluir
  6. O bom deste livro é que descreveu uma realidade que muitos sabem que existem, mas não tem ideia de como o problema é na verdade.
    Bjs, Rosel

    ResponderExcluir
  7. O conteúdo do livro parece ser realmente muito interessante!
    Parabéns pela análise.
    Vou ler o livro sem dúvidas. Ele deve ser beem marcante!

    Beijos,
    Le Lançanova
    Palácio de Livros


    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita e comentário, volte sempre! =)