Após a Tempestade – Karen White


Título: Após a Tempestade
Autor(a): Karen White
Editora: Novo Conceito
Nº de páginas: 416
Onde comprar: Submarino | Americanas
Nota:

Após a Tempestade - Quando Julie tinha 12 anos, sua irmã mais nova desapareceu e nunca mais foi encontrada. Uma perda que corroeu os laços familiares e deixou sua mãe obcecada pela busca da irmã. Já adulta e com um prestigiado emprego, Julie conhece Monica, que a faz lembrar muito de sua irmã desaparecida há 17 anos. Elas se tornam melhores amigas, uma amizade que começa como um processo de cura para Julie. No entanto, uma fatalidade abate a amizade e Julie se vê responsável pelo filho de Monica. Ela decide levar o menino para Biloxi, Mississippi, para encontrar a família que ele não conhecera. A partir dessa viagem, Julie descobrirá segredos que estão ligados a sua família e seu passado...


Em Após a Tempestade acompanhamos duas narrações em primeira pessoa, duas historias diferentes, que de certa forma se entrelaçam de harmoniosamente.


Na primeira história conhecemos Julie Holt uma jovem solitária que carrega nos ombros o peso do desaparecimento da irmã. Mesmo após 17 anos ela não desiste de procurá-la e nunca deixa de ter esperanças de um dia reencontrá-la. Foi trabalhando na exposição de quadros de seu bisavô, que ela conheceu Monica, que quase imediatamente passa ser sua melhor amiga.

Monica fugiu de sua casa em Nova Orleans quando tinha 18 anos, se afastando totalmente de sua família, e agora sua a única companhia é seu filho Beau e sua amiga Julie, mesmo assim Monica gosta de contar a ela detalhes de como era sua vida em River Song. Quando Monica morre devido a um grave problema de saúde, deixa para Julie uma casa em Biloxi sul de Nova Orleans e a guarda de seu filho de 5 anos.

 Confusa e cheia de duvidas, ela decide viajar com Beau para Nova Orleans e conhecer a família de sua amiga, e quem sabe assim encontrar algumas respostas. Ao chegar a seu destino, ela conhece o irmão e a avó de Monica, e aos poucos ela começa a repensar muitas coisas sobre sua amiga, os motivos que levaram Monica a fugir de casa tão jovem, parecem obscuros, dúvidas sobre a lealdade de sua amiga começam a surgir, parece que conhecer Monica não foi uma simples coincidência.

 A outra historia quem nos conta é a avó de Monica, Aimee, ao longo da trama compartilha com Julia sua historia de vida na esperança de desvendar alguns mistérios familiares que ate mesmo ela desconhece, detalhes de um passado que pode estar ligado ao desaparecimento de sua neta.

A escrita de Withe me lembrou muito a de Lucinda Riley,pois a capacidade de contar duas histórias diferentes, com narradores em primeira pessoa, entrelaçando os acontecimentos, sem deixar a historia confusa e cansativa não é para muitos, e nesse caso a autora conclui seu objetivo com êxito.

 Durante a leitura conhecemos melhor Nova Orleans e seus costumes, focando bastante nos furacões que são comuns na área, o que fez com que eu me sentisse muito solidaria com os moradores do lugar, que constantemente veem suas casas destruídas pela natureza, e mesmo assim eles sempre têm forças para reconstruir.

Todo o enredo do livro carrega muito aprendizado e conteúdo para reflexão, com Julie sentimos o peso da culpa pelo desaparecimento da Irma e acompanhamos o amor de um garotinho transformar a vida dela, trazendo de volta a vontade de ser feliz.

 O único ponto em que fiquei um pouco frustrada foi em relação ao mistério voltado para a Irma de Julia, esperava um desfecho que não veio, mas fora isso eu adorei a leitura, os mistérios são bem construídos e as duas historias são envolventes.

Aimee é parte importantíssima para o desenvolvimento harmonioso da trama, pois, é através de sua historia que esclarecemos muitas duvidas sobre a fuga de Mônica que tem tudo haver com o passado de Aimee.

 Gostei tanto desse romance que senti até uma dificuldade em resenha-lo, a trama é tão rica em acontecimentos bem encaixados que prende o leitor do inicio ao fim, outra coisa que me emocionou bastante foi acompanhar o filhinho de Monica enfrentar a morte da mãe e no final superar.

Além da Tempestade é um livro de tirar o fôlego, arrancar suspiros e derrubar lagrimas.

''- Então, por que está aqui? Pensei que você fosse querer estar o mais longe possível de uma zona de furacões (...) - Porque aqui é o meu lar (..)- Porque a água recua, o sol nasce e as árvores voltam a crescer. Porque....- ela abriu os braços, indicando o jardim, a árvore e, imagino, toda penísula de Biloxi - aprendemos que grandes tragédias são oportunidades para grandes gestos de bondade. É como se fossem lembretes necessários de que o espiríto humano está vivo e bem, apesar de toda evidência contrária - ela baixou as mãos - Descobri que não tinha morrido e que, portanto, não tinha terminado. ''
Suzi Andrade
24 anos, estudante de Letras, mineira, casada. Gosto de séries de TV, de escrever e também de chocolate. Sou leitora e compradora compulsiva de livros. Acredito que ler enriquece a alma e a mente!!

19 comentários

  1. Eu costumo não gostar muito de romances, mas os suspenses desse parecem ser bem intensos e gostei dele. Ótima resenha.

    http://entaotudoaconteceu.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Eu não costumo ler livros do gênero, e confesso que olhando a sinopse e a capa do livro, não me causa grande interesse. Mas isso só até ler sua resenha e perceber o quanto você se apaixonou por ele. Acho que ele merece uma chance.

    Café com Letras

    ResponderExcluir
  3. Oi Suzi!!

    Eu confesso que moooorro de medo de livro com dois narradores. Justamente por ter medo de ficar confuso ou muitas pontas soltas, fiquei muito feliz em saber que a autora soube trabalhar isso bem, uma pena que faltou uma das explicações, mas fico feliz queos mistérios são bem escritos, isso nos deixa morrendo de curiosidade!


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  4. Suzi, se te lembrou Lucinda, preciso ler Lucinda com urgência, porque li dois livros da Karen e amei!!! Tudo mexeu comigo nesse livro, mas a parte que mais mexeu foi a questão das casas serem constantemente destruídas. Não consigo imaginar viver assim, sem saber se sua casa estará de pé amanhã ou se vai ser levada de você pela natureza. Também achei os mistérios bem construídos e as histórias envolventes.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  5. Oi Suzi!
    Esse não é o tipo de livro que eu normalmente leria, mas confesso que fiquei curiosa em saber mais sobre esse drama! Quem sabe não dou a chance a um tipo diferente de livro? Eu acho que eu iria me surpreender, vou colocar em meus planos literários! =D

    Beijos,
    Fernanda
    www.oprazerdaliteratura.com.br

    ResponderExcluir
  6. Fiquei um pouco confusa, também achei que teria um desenrolar do mistério do desaparecimento da irmã dela. Sei lá não me interessou muito não.

    Beijos ;*
    Proseando com uma BibliophileFacebook

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    gosto de livros de romance com essa mistura de suspense. E o fato de ter dois narradores me atrai ainda mais a história. Já fiquei com pena do garotinho que perdeu a mãe, espero que na história não tenha tanta enfase a isso, porque se não eu choro sjfhçasdl Beijos,
    http://www.entreleitores.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem?
    Nunca tive muito interesse por esse livro e não costumo gostar de livros com dois núcleos assim, só se o autor souber desenvolver MUITO bem, o que até parece ser o caso. Também gosto dessa coisa do mistério e tal, fiquei bem curiosa pra ler o livro e saber o desfecho dessa história.
    Beijos
    www.romanceseleituras.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Suzi, sua linda, tudo bem?
    Fiquei aqui pensando sobre o que falou, realmente, deve ser angustiante ler sobre os moradores dessa cidade, vítima desses furacões. Sempre pensei: porque eles moram ali? Mas onde eles morariam? Eu gosto muito quando temos duas histórias se entrelaçando, isso prende muita a nossa atenção, além de me deixar muito nervosa. Tenho certeza de que irei me emocionar com esse livro que eu não conhecia, mas depois da sua resenha que ficou ótima, vou colocar na lista de desejados.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Li este livro e assim como você adorei, já faz um bom tempo e ler sua resenha me fez recordar dos sentimentos que ele me trouxe. Você tem razão a escrita da autora lembra muito Lucinda Riley e concordo com o falta de esclarecimento sobre o desaparecimento da irmã da Julie

    ResponderExcluir
  11. Eu não dava nadinha para esse livro, mas sua resenha me deixou bem curiosa!
    Já coloquei na minha listinha de novo. Gosto muito de romances que conseguem emocionar de verdade.

    Beijos ♥
    Livros e blablablá

    ResponderExcluir
  12. Ola Suzi lindona adorei a premissa desse livro, mas quanto sofrimento hein, o fato do livro nos fazer refletir já me conquistou adoro livros que nos trazem belas mensagens sempre tiramos grandes lições. Já anotado a super dica. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  13. Tenho o livro e nao li ainda. E sua resenha me desanimou :/ detesto livros que contam mais de uma historia. Sempre
    Me perco

    ResponderExcluir
  14. Suzi, esse livro parece ser muito lindo! Sempre que o vejo em promoção coloco no carrinho, mas acabo não levando. Gostei dos detalhes que você apontou.. mas é impressão minha ou o mistério da irmã acaba não sendo solucionado? Se for isso já vou começar a leitura muito revoltada ahahah

    Beijiinhos ;*
    Andressa - Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente esse mistério não é resolvido, mas a tantos outros na historia que tem um desfecho perfeito *-* E que sabe a Karen ainda não aparece com outro livro só para esse mistério ;) rsrsrs

      Excluir
  15. A comparação com a escrita da Lucinda foi o suficiente para eu decidi que irei lê-lo o quanto antes!! (hahaha)

    xoxo
    http://www.amigadaleitora.com/

    ResponderExcluir
  16. Olá Suzi, o livro parece ser ótimo, adoro quando temos bons mistérios na historia e também gostei da autora conseguir contar as duas historias diferentes sem deixar o leitor confuso. Vou coloca-lo na minha listinha de futuras leituras *--*

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  17. Amo livros que prendem do inicio ao fim, e que tem partes que emocionam....fiquei ansiosa pra ler pela sua resenha!

    ResponderExcluir
  18. Oi Suzi, tudo bem??

    Fiquei super encantada com a delicadeza com que escreveu essa resenha... ainda mais porque o livro é narrado por suas pessoas intercaladas e que as história se cruzavam... deve ter sido um desafio e tanto a leitura... o enredo é contagiante... se eu tiver a oportunidade de ler o farei com certeza... pois esse é o tipo de livro que prende o leitor do inicio ao fim... Xero!!!

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita e comentário, volte sempre! =)