(Clube da Liga #2) A Playlist da Minha Vida - Leila Sales


Título: A Playlist da Minha Vida
Autor(a): Leila Sales
Editora: Globo Livros
Nº de páginas: 312
Onde comprar: Submarino | Saraiva | Americanas
Nota:
Elise Dembowski nunca foi popular na escola. Ninguém conversava com ela na hora do intervalo nem a convidava para sair no fim de semana. Pior. Ninguém jamais se interessou em saber o que tanto a ela escutava em seu iPod: playlists com o melhor da música pop, único território em que Elise se sente confortável e confiante.
Diante de seu desajuste em relação à maioria, a adolescente tenta de tudo – inclusive a mais radical das saídas, felizmente sem sucesso. No auge de seu solitário desespero, o acaso a leva até a porta de uma balada noturna, via de acesso para um mundo completamente novo, cheio de som e diversão, no qual sua veneração por música funciona como senha para inclusão em um inédito círculo de amizades.
As festas noturnas do Start – o melhor clube underground do mundo – tornam-se o lugar onde a felicidade, a aceitação social e até o amor são possíveis para Elise. Não demora muito para que um misterioso bullying eletrônico e a habilidade da garota como DJ coloquem em confronto este universo com a dura realidade cotidiana.
A playlist da minha vida é uma vibrante fábula pop que lida com temas recorrentes nas obras contemporâneas para jovens: exclusão, invasão de privacidade, resgate de autoestima e muita trilha sonora. Escrito pela americana Leila Sales, o livro se ambienta em dois cenários: o escolar, com sua dinâmica de poder juvenil baseada em “popularidade”, e o da cena noturna, em que adolescentes ensaiam seus primeiros voos para uma existência adulta.


Em A Playlist da Minha Vida, conhecemos a protagonista Elise, que é uma menina de dezessete anos, em plena fase de transição da adolescência para vida adulta, uma das fases mais complicadas da vida.


Ela é insegura, cheia de dúvidas e medos, além de mal compreendida pelas outras pessoas a sua volta, com exceção de sua família.
Ela está vivendo aquela fase onde está se autodescobrindo e se tornando quem ela quer ser para o resto da vida, e acreditem, não é nada fácil.
Os personagens secundários, todos foram construídos de maneira sensacional. Vick uma jovem cheia de estilo próprio, mas que também já viveu sua parcela de dias obscuros e os superou, Char o jovem Dj descolado, que na maior parte do tempo é um mistério, Pippa, outra jovem com problemas demais, Mel que ajuda a dar leveza a historia, nos divertindo com suas tiradas inteligentes e experientes na entrada da Start.
Start é um tipo de clube/festa que rola em uma espécie de galpão, um local "secreto" daqueles que você passa em frente e acha que é um prédio abandonado, mas que quando você atravessa as várias portas, encontra um "mundo" a parte.

O enredo trata de um tema que infelizmente é bem atual, aliás, não só um, mas o principal, que é o Bullying. Encontramos também, de maneira mais sutil e pontuada, outros temas abordados, de maneira mais "leve" e rápida, como suicídio e alcoolismo.

Elise, nossa protagonista sofre com Bullying desde sempre, e nessa fase da adolescência, tudo é ainda mais intenso.
Nós a vemos tentar mudar, e buscar diversas formas de fazer com que as outras pessoas a aceitem, e é durante essa exaustiva jornada que chegamos ao clímax da história, quando a personagem finalmente encontra um lugar onde ela é aceita e pode ser ela mesma, onde ela se sente feliz e se permite fazer o que mais ama, sem medo. É quando ela se torna mais forte e mais corajosa do que ela jamais foi durante toda sua vida.
A música é um dos componentes principais e sempre presente na trama, Elise por ser filha de um músico, tem gosto e conhecimento musical bem apurado e vasto para alguém da sua idade. O que a torna tão incrível naquilo que decidiu ser.
E é através da música que ela se encontra e se descobre, aprende a se aceitar e se amar.

O sol já se punha pelas janelas sem cortinas do apartamento do Char. A cama dele era tão macia e confortável. No futuro, eu me lembraria daquele dia como uma das últimas vezes em que as coisas pareciam perfeitas antes de tudo ao meu redor começar a ruir.

Acompanhamos ao longo das páginas a luta e conflitos da Elise, pra ser feliz como ela é, sem ter que mudar pra ser aceita, vemos o quanto as pessoas podem ser cruéis para se divertirem as custas dos outros, e como na maioria das vezes não se dá conta da gravidade do que está fazendo.
Vemos esses personagens crescer, amadurecer e se transformar ao longo das páginas, vemos a Elise finalmente, se autoconhecer e se aceitar.
Ela descobre que sendo ela mesma, no fim sempre vão existir pessoas que vão aceita-la e ama-la, e aquelas que não o fizerem, então não merecem ficar em sua vida.

"Às vezes, temos aqueles dias em que tudo dá errado. Mas, às vezes, alguma coisa pode dar certo da maneira mais inesperada possível."

A narrativa é simples e fluída, a linguagem usada é certeira para o publico alvo, no caso os mais jovens e adolescentes.
A historia é narrada pela própria Elise, o que nos permite estar sempre “dentro” dos pensamentos da mesma, nos permitindo compreende-la melhor e sentir "na pele" um pouco de tudo que ela sente.

Apesar dos temas abordados, a história consegue ser leve e corrida, daquelas que você lê em um piscar de olhos de tão gostosa.
É leitura recomendada para todos, mas principalmente para os adolescentes.


Sobre a leitura no Clube da Liga:

Assim como na nossa última leitura do Clube, nós debatemos a história, trocamos opiniões, expomos nossos pontos de vista, e nos permitimos mudar de opinião diante de um ponto de vista melhor, de um argumento apresentado. Nós expomos nossas dúvidas, e os amigos responderam o que achava, e essa parte da experiência é muito boa, afinal, estamos partilhando nossas opiniões e sentimentos sobre o livro e tudo que pensamos durante a leitura. Além, disso tudo, acabamos vendo também, como é fantástico, que quase 17 pessoas, leiam as mesmas palavras e tenham tantos pontos de vistas diferentes, vejam a história de maneira totalmente diferente. É fantástico e único! É isso que torna ter um Clube com os amigos, ainda mais legal.

Esse mês, resolvemos fazer diferente, a resenha não foi coletiva, cada um fez a sua, e nos final colocaremos essa parte, falaremos do que foi a experiencia de ler em conjunto. Em cada blog, vocês poderão conhecer mais detalhadamente o ponto de vista de cada um.
Então é isso, até a próxima leitura do Clube,  no mês que vem. Não deixem de acompanhar.

O Clube de Leitura da Liga é formado por amigos que resolveram arriscar uma leitura coletiva e se surpreenderam com a interação que foi proporcionada. Temos muitos gostos e ideias em comum, além de muitas discussões e risadas. Ninguém nunca irá nos entender, ainda bem.
Nós Somos: Arquivo Passional | Entre Palcos e Livros | Este Já Li | Leitora Viciada | Leituras da Paty | Livros e Chocolate | Mais que Livros | Meus Livros, Meu Mundo | Meus Livros Preciosos | MoonLight Books | Prazer, me chamo Livro | SA Revista | Segredo entre Amigas | Seguindo o Coelho Branco | Todas as Coisas do Meu Mundo

Preparamos pra vocês, a Playlist de todas as músicas que embalaram essa história, confiram:


A Playlist da Minha Vida _ Leila Sales by Jaqueline Silva - Meus livros, Meu Mundo on Grooveshark
Ah... e claro, tem sorteio pra vocês! Participem!!! ;)
 
Termos e Condições:
  • Ter endereço fixo no Brasil
  • Comentar na resenha de um dos blogs participantes (links acima)
  • A promoção começa dia 18/02 e termina dia 15/03
  • Perfis fakes ou criados exclusivamente para promoções serão desclassificados;
  • O sorteado receberá um e-mail e terá 48 horas para respondê-lo. Caso não seja respondido será feito um novo sorteio;
  • O livro será enviado em até 30 dias. 
  • Não nos responsabilizamos por eventual extravio ou problemas com o correio, nem caso o endereço para envio seja passado errado.
a Rafflecopter giveaway
Jaqueline Silva
Carioca, mãe, apaixonada pela família e amigos, viciada em Coca-Cola, chocólatra, apaixonada por livros e filmes, estudante de enfermagem e blogueira nas horas vagas.
Amo blogar e tudo o que a literatura me trouxe. Pra mim ler é poder viajar sem sair do lugar.

12 comentários

  1. Oi já li várias resenhas sobre o livro, tenho muita vontade de ler o livro, participando do sorteio!
    Abraços
    http://litaralmentelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ooi Jaqueline,
    A um tempo tinha visto esse livro e fiquei com muita vontade de ler.
    Parece ser um historia bem legal.
    Estou super interessada no livro.
    Participando :D
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  3. gostei bastante da sua resenha, apesar da premissa do livro nao me chamar mto a atençao.
    Amei o fato de ter preparado a playlist :)

    bjs

    http://pelegrinieasociedadedoanel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Adorei a resenha, não conhecia o livro, mas fiquei bem interessada em lê-lo !

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Não conhecia essa livro e parece ser uma leitura bem leve né, confesso que já estou meio cheia de ler livros mais voltados ao público teen, ainda leio, mas diminui a frequência. Adorei a capa e com certeza já anotei o título para a minha lista de 'to-read'.
    Abraços,
    Andy - StarBooks

    ResponderExcluir
  6. Foi meu primeiro contato com o livro, não conhecia nada sobre ele ainda e agora estou louca para conhecer graças a sua resenha. Gosto de histórias que se passem nessa parte da vida, onde tudo está prestes a mudar e ao mesmo tempo continua igual, também gosto bastante quando envolvem temas do dia a dia, infelizmente, como bullying, álcool e tudo mais. Afinal é algo presente e é importante ensinar em forma de livro as consequências para o outro lado e que você pode ser você mesma e ser aceita em algum lugar! Então estou louca para ler.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. O livro parece ser incrível! Eu nunca li nenhum livro relacionado a música antes e estou bem curiosa para conhecer esse. Para mim livro + música = perfeição ❤️
    Eu ainda não tinha lido nenhuma resenha mas vi vários comentarios positivos e decidi conhecer, agora estou super curiosa para ler e saber como vai ser o final da história da Elise. Espero ler logo!
    Ótima resenha
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bom?

    Adorei essa ideia de reunir amigos, lerem e debaterem o mesmo livro, a interação deve ser ótima, já conhecia o livro, e fiquei bem curioso, ai como eu queria ter dinheiro para comprar todos os livros que desejo, e este está no meio de muitos outros.

    Adorei a resenha, abraços,

    http://marcasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Me interessei pelo livro! Ainda mais pela playlist, que tem muita música legal, rs... Vamos ver se eu não dou sorte no sorteio ;) Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Oi!
    Não conhecia o livro. Me interessei bastante, colocando já na minha listinha de proximas compras xD
    Amei a resenha!

    Bjs,
    Fernanda
    http://blogimaginacaoliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. adorei a resenha! fiquei com mais vontade de ler, ainda mais porque você colocou a playlist <3 Já conhecia o livro e vi várias resenhas positivas sobre... Estou muito ansiosa para tê-lo em mãos.

    ResponderExcluir
  12. Acho muito bom quando os autores abordam temas mais atuais e complicados, mas de uma maneira leve, mas que deixa clara sua mensagem. Atualmente, a abordagem do bullying tem nos trazido ótimos livros e, pelo que vi, esse entrou para essa listinha. Espero muito ter a oportunidade de ler em breve.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita e comentário, volte sempre! =)