[Entrevista Exclusiva] Autor Josh Malerman de Caixa de Pássaros


Hey, people!!!!

E hoje o post é pra lá de especial! A algumas semanas atrás tivemos aqui a resenha de Caixa de Pássaros, e foi também apresentado a vocês o Clube da Liga, formado por um grupo de amigos com uma paixão em comum, os livros. Se você não viu, clique aqui.

Agora, semanas depois, nós do Clube de Liga conseguimos uma entrevista exclusiva (todos pulam!!! \o/) com o autor Josh Malerman. Ele, simpaticíssimo, nos respondeu com toda boa vontade. E claro, nós viemos dividir com vocês essa maravilhosa entrevista.

Atenção! Algumas dessas perguntas contém Spoiler do livro, então se você ainda não leu, fiquem atento. As perguntas estão dividas, as primeiras sem spoiler e as demais com Spoiler. Vocês serão avisados! ;) Vamos lá!?





Qual a sua interpretação para "Caixa de Pássaros"? E de onde surgiu a inspiração para o livro?

Eu ainda não tinha um título enquanto escrevia o livro, e, quando Tom chegou a casa com um caixa de pássaros, eu sabia que tinha conseguido. A interpretação óbvia é a correta, eu acho: os colegas de casa são como os pássaros... a casa é a sua caixa... e em um senso maior, o mundo inteiro está em uma caixa de pássaros no fim de tudo. Tem aquela cena no rio quando a Malorie imagina uma caixa de papelão enorme indo em direção a ela, o rio e tudo mais. Então penso que o título veio do sistema de alarme do Tom, mas está mais para um microcosmo. Um símbolo.
Sobre a “inspiração”, deixe-me explicar: tenho medo da palavra “inspiração. O que penso é, se eu tivesse que escrever todo dia durante um mês inteiro e então ler tudo o que escrevi durante esse mês, eu não seria capaz de diferenciar o que foi uma “escrita inspirada” e o que não foi. Caixa de Pássaros começou apenas como a escrita do dia seguinte. O próximo livro. Eu tinha uma imagem da qual eu gostava; uma mulher vendada, descendo um rio. Sabia que ela estava fugindo de algo, mas ainda não sabia do quê. Comecei a me lembrar de como eu tinha medo, quando criança, do conceito de “infinito”. Um professor me disse que um homem poderia perder a mente se ele tentasse compreender o infinito. Isso me apavorou! Eu era um garoto de treze anos perguntando para sua mãe: “Eu irei enlouquecer se descobrir onde o tempo começou?”. Pensei nisso enquanto escrevia sobre Malorie no rio e me veio a ideia de que talvez essa mulher, essa mãe, estava fugindo do infinito. Eu gostei da ideia. O infinito é um monstro. O infinito personificado. E o livro decolou daí.

Percebemos um amadurecimento da Malorie durante a trama, você acredita que tenha sido por medo ou por amor aos filhos?

Boa pergunta. Eu diria que um pouco de cada, mas se tivesse que escolher entre uma das opções, diria que ela evoluiu a partir do medo. Seria bem mais fácil apontar para as crianças e dizer que elas a mudaram, e obviamente elas fizeram, mas o que mais a mudou foi o fato de que todos que ela conhecia tinham morrido ou enlouquecido. Há um certo momento no livro em que Malorie percebe que, mesmo se as crianças enlouquecessem, ela ainda assim não abriria os olhos. Isso basicamente já diz tudo.


Nós percebemos que você contou a história intercalando presente e passado de maneira não linear (o que foi genial). A história já estava toda montada em sua cabeça ou você foi encaixando as cenas durante o processo?

Em relação à linha do tempo, o primeiro rascunho foi escrito quase exatamente da forma que você leu. Isso deixou as coisas mais “fáceis”, para mim, indo e voltando no cronograma. Teve um pouco de malabarismo envolvido. Eu não podia revelar algumas coisas no presente que ainda não tinham sido reveladas no passado e vice-versa, a não ser que eu sentisse que aquele era o momento certo para isso. Isso acabou virando um quebra-cabeça. Houve poucas mudanças na organização após o primeiro rascunho. Muita coisa foi reescrita! Mas pouquíssimos rearranjos dos capítulos.

De todas as capas que já saíram em outros países, qual você acha que retrata melhor a história?

Eu ainda prefiro a hardcover. O fundo preto, letras brancas, pássaros caindo do céu. Eu sempre visualizei Caixa de Pássaros como uma “história em preto e branco”. Por exemplo, imagine ele em preto e branco. O livro em que estou trabalhando agora definitivamente é colorido. Então, para mim, a capa original que foi lançada em hardcover representa melhor o que eu sinto com o livro. Dito isso, eu honestamente amo todas as capas e eu quero ver mais, mais estranhas e esquisitas!


Como a personagem conseguiu alimentar a si e seus filhos por 4 anos? Ela os deixava sozinhos para buscar comida?

Então, no meu primeiro rascunho intencionalmente não mencionei nada relacionado à sobrevivência física. Não tinha nenhuma menção a enlatados no primeiro rascunho. O motivo dessa decisão foi: todos nós já lemos livros sobre “o fim dos tempos” que são quase totalmente focados em como os personagens sobreviveram fisicamente. Eu estava mais curioso sobre as reviravoltas que aconteceriam na cabeça de Malorie, então decidi não colocar nada em relação à sobrevivência física. Porém meu editor disse que deveria ter alguma menção à comida, então eu adicionei. Mas eu ainda preferia que não tivesse. Não daria para notar, certeza, mas acho que esse era o ponto. Colocar tantos “holofotes” na questão psicológica que o leitor entenderia que o autor estava fazendo isso de propósito.

Por que Malorie demorou 4 anos para decidir sair de casa e ir para um lugar seguro? Isso foi premeditado?

Acho que ela queria que as crianças tivessem idade suficiente para ajudá-la. Ela precisava treiná-los um pouco. Não que ela se considerasse uma treinadora. Ou ao menos capaz de treinar alguém. Mas ela também sabia que eles poderiam ajudá-la, no rio. E ela estava acostumada a ter ajuda; primeiro sua irmã, depois os colegas de casa. Eu acho que ela não queria fazer isso sozinha, então esperou o momento exato em que as crianças tivessem idade suficiente para ajudá-la. Também... acho que ela precisava “criar um par de bolas”, sabe? Eu acho que ela estava com medo.







E pra quem quiser participar, ainda dá tempo! Tem sorteio de três exemplares de Caixa de Pássaros pra vocês. Participem!!!



Clube de Leitura da Liga é formado por amigos que resolveram arriscar uma leitura coletiva e se surpreenderam com a interação que foi proporcionada. Temos muitos gostos e ideias em comum, além de muitas discussões e risadas. Ninguém nunca irá nos entender, ainda bem.Nós Somos: Arquivo Passional | Entre Palcos e Livros | Este Já Li | Leitora Viciada | Leituras da Paty | Livros e Chocolate | Mais que Livros | Meus Livros, Meu Mundo | Meus Livros Preciosos | MoonLight Books | Prazer, me chamo Livro | SA Revista | Segredo entre Amigas | Seguindo o Coelho Branco | Todas as Coisas do Meu Mundo
Jaqueline Silva
Carioca, mãe, apaixonada pela família e amigos, viciada em Coca-Cola, chocólatra, apaixonada por livros e filmes, estudante de enfermagem e blogueira nas horas vagas.
Amo blogar e tudo o que a literatura me trouxe. Pra mim ler é poder viajar sem sair do lugar.

27 comentários

  1. Adorei essa entrevista, Até por estar muito interessada no livro do autor.
    Confesso que esse post só instigou ainda mais a minha curiosidade sobre esta trama.

    Café com Letras

    ResponderExcluir
  2. Oi Jaque, tudo bem?

    Ainda não li o livro, mas se eu já tinha vontade antes, essa entrevista me deixou com mais vontade e curiosidade ainda. Como eu andei meio sumida, ainda não li a resenha de vocês, mas com certeza vou querer conferir.

    Achei bem interessante o conceito de inspiração do autor e de como isso funcionou para ele. Também achei bem legal de como a história foi criada, mesmo no rascunho ele já fez a narrativa alternada entre o passado e o futuro de forma não linear.

    Parabéns ao grupo pela iniciativa da entrevista!!

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  3. Ooooi,!!!

    Eu já li essa entrevista em alguns dos outros blogs da Liga, fiquei muito feliz e orgulhosa por vocês. As perguntas foram bem formuladas, o autor um fofo e super atencioso e o que eu mais gostei foi saber um pouco mais do livro e entender o ponto de vista do autor para algumas partes, bem legal.
    Já estava louca para ler ele, agora mais ainda!

    Me segurei para não ler os spoilers hahahaha!

    parabéns novamente pela entevista ;)


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  4. Terceira vez que leio essa entrevista kkkkkkkk, podem me achar louco. kkk
    Sério, to muito curiosooooo!!! Quem são esses "bichos" doidos? To morrendo aqui kkkkkkkkk.
    Quero ler logo!!
    beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi Jaq!
    Como comentei no blog das meninas, infelizmente o livro não me chamou atenção. Intrínseca fez uma ótima divulgação da obra, mas confesso q thriller ou puxado para esse lado meio investigativo não me chama muito atenção.
    Comentei tambem que adorei a analogia da caixa de passaros. Realmente não imaginava isto. E sempre fiquei meio curioso porque o lance da venda nos olhos. O autor foi muito esperto trabalhando tantas caracteristica humanas na obra. Deve ser bem legal. Quem sabe eu não me aventure a ler. Não estava no meu plano, mas depois de tanta resenha boa, é de se esperar que não seja de todo ruim.

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
  6. Hey Jaque, tudo bem?

    Já tinha visto a entrevista em um outro blog da Liga, mas não podia deixar de deixar minha marca aqui Rsrs. Concordo com o autor que a capa em HC do livro é mais condizente com a história por ser em preto e branco e ter os pássaros caindo, ao contrário da nacional, na qual eles estão voando de lado se não me engano. Achei o lance da comida desnecessário, tipo, se é uma trama mais psicológica, pq tem a necessidade de falar da sobrevivência física? Esse editor é bem chato HAHAHA Esperar 4 anos pra sair de casa e achar um outro lugar, na situação deles, é bem tenso hein!? Parei de ler ali pq não quero spoiler, ainda não li a obra.

    Abraços,
    Matheus Braga
    Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oii!
    Ainda não li o livro, e apesar de ter muita curiosidade pois todos estão falando muito bem, não pretendo ler o livro, pois não faz muito meu estilo e sou medrosa pacas, hahahah.
    Mesmo assim, a entrevista está ótima e pra quem leu deve ser interessantíssimo!
    Beijos
    www.romanceseleituras.com

    ResponderExcluir
  8. Oiii, não li tudo por causa dos spoilers rsrsrs
    Esse livro parece ser muito bom, a forma como o autor deu atenção aos detalhes me empolgou. Preciso desse livro JÁ! Muito bacana o autor ter aceito a entrevista!

    Já estou participando dessa promoção maravilhosa e estou torcendo muito haha

    Beijos ;*
    Proseando com uma BibliophileFacebook

    ResponderExcluir
  9. Amiga, esse livro rendeu!
    Nossas perguntas foram ótimas - modéstia à parte -, mas as respostas não ficaram atrás. Adorei a maluquice dele, mesmo sem responder direito a última. kkkkkkkk
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  10. Olá! Com tantos blogs divulgando a entrevista é quase impossível me segurar para não ver a parte que contém spoilers e e sair chutando a balde. Adoro quando fazem divulgação dessa forma de um livro, pois a vontade de ler vai aumentando a cada post e acho que agora não posso mais simplesmente deixar de ler.
    PS: Que autor bonitão. Vou procurar a banda dele pra ver se é boa. Beijos.
    Blog Clicando Livros

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bom?

    Estou com o livro Caixa de Pássaros aqui na estante que ganhei da minha amiga, estou louco para lê-lo, a entrevista com o autor está ótima, super simpático, a ideia de intercalar dois períodos na trama parece ser fantástica, espero ler em breve e descobrir todo o mistério e sentir o medo de ver as coisas.

    Parabéns á equipe.

    Beijos,
    http://www.marcasliterarias.blogspot.com.br/ 

    ResponderExcluir
  12. O título desse livro e a capa por si só já tinham me chamado a atenção e eu sabia que precisava ler esse livro. Com essa resenha em conjunto, só fiquei com mais vontade de ler.
    Adoro thriller psicológicos, esse parece ser simplesmente enlouquecedor. Imagina perder a visão de repente e por nada

    ResponderExcluir
  13. Vou confessar, eu ri com várias respostas hahaha. Ele é meio louco, mas superou todas as expectativas <3
    Vamos dizer, arrasamos né?! Pena que você não gostou tanto e não vai enlouquecer conosco se ele vier a bienal hahaah

    Beijiinhos ;*
    Andressa - Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  14. Olá, gostei muito da entrevista.
    Nunca li o livro dele, e acredito que não vá ler, mas achei bem legal!!!
    Gostei das resposta, ele parece ser bem simpático!
    Parabéns!
    Beijos
    http://clubedolivrope.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Jaque linda,
    Eu até aumentei a nota que dei ao livro por conta dessas respostas.
    Acho que ele mandou muito bem, foi super acessível e humilde e respondeu com muita vontade à todas as nossas perguntas!
    Espero que o livro dele seja um sucesso, porque gostei demais!!!!!
    Adorei a resposta da pergunta que fiz, fiquei empolgada... kkkkk
    Beijos
    Chrys Audi
    www.todasascoisasdomeumundo.com.br

    ResponderExcluir
  16. Amigaaaaaaaaaa!
    Acho que por sua culpa nao tive interesse nesse livro.. rs
    Brincadeira .. sqn! hahahahahhahahaha Mas falo isso pq vc sabe o meu gosto e o nosso é bem parecido...
    Como falei em um outro blog, achei muito bacana da parte do autor se disponibilizar pra responder as perguntas da liga e tirar as duvidas (com boa vontade, né..rs)

    Bjinhos

    ResponderExcluir
  17. Olá =)

    Esse livro entrou para a lista de desejados por causa da sinopse, mas adorei a atitude do autor em ceder a entrevista para vocês, ele foi super amor em responder todas as dúvidas de vocês! Espero que o livro seja um sucesso!!! Espero ler em breve!


    Beijos, Rob
    http://estantedarob.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oie!
    Esse é o terceiro blog que visito que contém essa entrevista, então acho que é um sinal dos deuses para que eu compre o quanto antes, hehe! Sem nem ter lido a obra, já estou me tornando fã do autor, por conta de sua simplicidade ♥ Não li a entrevista toda por conta dos spoilers, mas pelo pouco que li sobre seu processo criativo, ideias e etc, fiquei mais curiosa para conferir a obra.

    Beijos
    Blog Procurei em Sonhos

    ResponderExcluir
  19. Olaa
    Estou com bastante vontade de ler o livro, parece bem interessante, a capa é linda e me atrai muito.
    A entrevista ficou ótima, muito bom ver como ele teve a inspiração para a história e tudl mais.
    Ótimo post.

    Beijos
    Reality of Books

    ResponderExcluir
  20. Opa!! Estou acompanhando o projetos de vocês. Estão de parabéns.. Visitei outros Blogs com essa entrevista, e o que eu não poderia deixar de mencionar aqui pra você é que EU ameiii essa entrevista, li a resenha porque fiquei mega curiosa antes da entrevista. A capa do livro esta divina. O autor realmente parece muito cativante e misterioso.. adorei.. Já esta na minha lista de desejados.

    http://www.citacaonumclick.com.br

    ResponderExcluir
  21. menina esse homem quer me matar de tanta curiosidade viu =/ to pra infartar desejando uma continuação desse livro!
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  22. Vi a entrevista nos outros blogs também!! O autor parece ser bem simpático e acolhedor com os leitores. Um grande exemplo a ser seguido. Curiosa para ler o livro

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  23. Entrevistas com autores são sempre empolgantes! Confesso que eu não tinha me interessado a primeira vista pelo livro mas que depois de ler a entrevista ele entrou para a minha listinha de desejados.

    Beijos
    www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  24. Oi flor... eu achei um máximo a iniciativa dessa entrevista com o autor, super legal... eu o achei bem simpático e expressivo... gostei da forma como ele falou do livro... como foi escrevê-lo e para onde queria ir com a história... isso foi essencial só me deu mais gás para ler... preciso do livro urgente... Xero!

    ResponderExcluir
  25. Jaq lindona amei a entrevista um convite para ler o livro, o ponto que ele ela sobre a maturidade da protagonista se deu por medo ou amor foi ótimo. Já estou com o livro para ler. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  26. Acho o máximo a resposta do Josh para a primeira pergunta, em que ele diz que um professor disse a ele que um homem poderia perder a mente se tentasse compreender o infinito. Concordo plenamente. Acho que tem coisas que estão acima do nosso entendimento. Ele foi um fofo com o clube, espero que ele tenha muito sucesso com o livro!

    Beijo.

    Ju - Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  27. O Clube da Liga está fazendo sucesso hein haha, já vi vários postagens sobre e essa entrevista está bem comentada. Achei as respostas do autor muito inteligentes e sem dúvidas me deixou mais animado para ler o livro, Caixa de Pássaros me parece ser incrível.
    Abraços, Carlos.

    http://blogchuvadeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita e comentário, volte sempre! =)