Resenha: O Sonho de Eva – Chico Anes


Título: O Sonho de Eva
Autor(a): Chico Anes
Editora: Novo Conceito
Nº de páginas: 304
Onde comprar: Submarino | Saraiva | Americanas
Nota:
O Sonho de Eva - Dra. Eva Abelar, autoridade mundial em sonhos lúcidos, é informada de que seu filho, Joachim, uma criança autista, desaparece na mesma noite em que sua irmã, Anna, pula do 20º andar de um edifício em São Paulo. Anna era a principal cientista do projeto DreamGame, invento revolucionário que permite à pessoa jogar enquanto dorme. Eva é convidada por Yume a assumir o lugar da irmã e, à procura de respostas, se envolve em uma trama perigosa, que alcança os limites dos desejos inconscientes do homem. Enquanto usa seus conhecimentos para desvendar a morte de Anna e reencontrar Joachim, Eva descobre o quanto a sociedade está vulnerável à tecnologia e aos estímulos subliminares, e como esses estímulos podem sequestrar a liberdade e extinguir o livre-arbítrio.


Eva Abelar é uma grande cientista, assim como seu pai seu foco de pesquisa são os sonhos lúcidos e toda capacidade e mistérios que existe em volta deles, a capacidade de despertar dentro do próprio sonho e assumir o controle de tudo passando a ter a liberdade de agir como bem quiser sendo literalmente o dono de seus sonhos é fascinante.

Enquanto ela esta em Viena dando uma palestra sobre suas pesquisas Eva recebe uma noticia que vira sua vida de cabeça para baixo, sua irmã Ana que esta no Brasil cuidando de seu filho Joachim se jogou do vigésimo andar de seu prédio, e seu filho simplesmente desapareceu.

Após enterrar a irmã, Eva precisa ser forte para descobrir o que houve com Joachim, ao ser convidada pela empresa Yume para assumir o lugar de sua irmã em um projeto chamado Dream Game, um vídeo game que permitirá que as pessoas joguem enquanto dormem, tendo todas as sensações como se fosse de fato reais. Ela aceita, pois além de todos os acontecimentos tornarem sua recusa impossível, havia também fortes suspeitas da Yume estar envolvida com toda a tragédia na vida de Eva.

 Ao iniciar o trabalho em um lugar remoto na China, ela logo percebe que o tal game tem objetivos muito maiores do que um simples entretenimento. Investigando um pouco mais, e com toda experiência na área que Eva possuía, suas duvidas sobre o envolvimento de Yume com a morte de Ana e o desaparecimento de Joachim acaba, e fica claro que o que a Yume realmente quer é ter acesso à mente das pessoas e controlar o livre arbítrio delas tendo assim total controle de todos.

 Confesso que ficção cientifica não é lá muito minha praia, por esse motivo acredito que empaquei um pouco em algumas partes, principalmente nas partes de explicação cientifica, o assunto sonhos lúcidos é novo e muito interessante, e foi muito bem explorado pelo autor.

A trama é intercalada com uma narrativa hora em primeira pessoa, hora em terceira pessoa, fazendo com que a leitura seja fluida e que o leitor explore ainda mais a personalidade de cada personagem, que por sinal foram muito bem construídos. Personagens com característica reais, com seus defeitos e imperfeições o que faz com que o leitor se identifique ainda mais com eles.

Além de toda a abordagem cientifica o livro também traz o lado da força do amor materno, pois a busca de Eva pelo seu filho ESPECIAL é angustiante, e com esse tipo de narrativa intercalada conseguimos sentir  ainda mais todo drama de cada personagem facilitando a compreensão da linha de pensamento de cada um, outro ponto interessante desse tipo de narrativa é que nunca conseguimos saber o que esta por vir e cada acontecimento é uma surpresa.

A ideia de entrarem em nosso subconsciente através dos sonhos e nos controlar é aterrorizante. Devido a uma questão mesmo de gosto pelo tipo de leitura acabei me enroscando em alguns momentos, mas acho importante frisar que a trama é bem construída e elaborada, fazia algum tempo que não lia um romance nacional tão bom.

 Recomendo o livro para quem realmente curte ficção cientifica, pois assim poderá aproveitar muito mais essa emocionante historia.
“Apagou a lanterna, fechou o diário e o deixou no chão. A falta de luz a impedia de distinguir qualquer objeto. Gostava de dormir na completa escuridão, a tela perfeita para pintar os sonhos.”
Suzi Andrade
24 anos, estudante de Letras, mineira, casada. Gosto de séries de TV, de escrever e também de chocolate. Sou leitora e compradora compulsiva de livros. Acredito que ler enriquece a alma e a mente!!

28 comentários

  1. Ao terminar de ler a sua resenha a minha única palavra foi: uau.
    Eu tenho esse livro, mas não pensava em lê-lo tão cedo, até porque pensei que se tratava de um romance. Não sabia desse traço de ficção científica e isso, de verdade, me agradou demais. Com certeza esse livro vai furar a minha fila de leitura.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de maio. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Suzi! Porque você destacou "ESPECIAL" assim, com letras maiúsculas e em negrito? Não entendi.
    Achei a sinopse um tanto confusa, mas a parte de resumo da sua resenha me esclareceu muitas coisas e agora eu quero muito ler esse livro! Há um tempo eu também não gostava muito de ficção científica, ou pelo menos achava que não gostava. Até que percebi que adoro filmes assim (Matrix, Planeta dos Macacos, Minority Report, etc), então provavelmente também adoraria os livros... E não deu outra! :) Agora venho procurando mais ficção científica para ler, e esse livro será o próximo.
    Um abraço,
    www.literasutra.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não posso contar Néah, se não é Spoiler =P
      Leia, Vale a Pena ;)

      Excluir
  3. Olá, Suzi. Já tinha visto a capa desse livro por aí e achado o titulo bem legal, mas não sabia exatamente do que se tratava. Já fui dessas que leu artigos sobre sonhos lúcidos e até tentei experimentar, mas nunca tive sucesso nisso. Acho que ler um livro que fala sobre o assunto de uma forma tão interessante, e ainda colocando ficção cientifica e games no meio deve ser de tirar o folego para quem gosta do gênero e do assunto. Confesso que a parte sobre o desaparecimento do menino não me chamou muito a atenção, pois parece que é apenas uma forma de fazer com que a personagem aceite o emprego e etc. Beijos.
    Blog Cantar Em Verso

    ResponderExcluir
  4. Eu já tinha lido algumas outras resenhas do livro, mas confesso que ele não me chamou muita atenção. Lendo a sua resenha, achei o enredo um tanto confuso, e sem muitas coisas que me deixassem curiosas em relação aos personagens. Também não entendi o destaque de "especial" no meio da resenha. O que você quis dizer?

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A definição de Especial para o filho de Eva é parte importantíssima da historia, portante seu eu revelasse seria um grande Spoiler, caso seja vencida pela curiosidade leia Vale a Pena.. ;)

      Excluir
  5. Oláá
    Poxa, que bom que gostou tanto, sua resenha ficou ótima e eu sinceramente nunca tive curiosidade pois não sou fã de ficção cientifica, mas mesmo assim, o enredo é bem legal, ótima dica.

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eu também não sou muito chegada a Ficção cientifica, mas como tenho O Sonho de Eva na estante, estou louca para ler, li o primeiro capítulo e achei interessante, espero curti a pegada do livro, quem sabe eu leia mais do estilo?

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  7. Olha que surpresa já vi esse livros em várias oportunidades mas não tinha ainda lido a premissa e fiquei com vontade ler depois da sua resenha! Bjkas

    ResponderExcluir
  8. Suzi lindona um dos poucos temas que não leio pois não me atrai é ficção científica , não adianta já tentei mas a leitura não flui, por esse motivo dessa vez vou deixar passar a dica. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Suzi, tudo bem?
    Acho que nunca li resenhas relativas a esse livro mas UAU fiquei extremamente fascinada por tudo que você destacou! Ficção cientifica também não é minha praia mas fiquei muito interessada na história, já está indo para minha lista de desejados.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  10. Olá Suzi!
    Toda vez que eu olhava esse livro eu imaginava uma história completamente diferente.
    Achava que ele fosse algo tipo "Dezesseis luas", não sei porqquê, mas talvez seja a cor da capa... sei lá.

    Confesso que ficção científica não é minha praia, e esse é um livro que não compraria, não pelo fato da história não ser boa, mas simplesmente por não gostar da temática mesmo.

    Tenho um primo autista e tudo relacionado a ele me importa muito, imagino o desespero dessa mãe pra tentar encontrá-lo, principalmente porque autista não se comunicam, não interagem... ai que dificil!

    Beijinhos
    Sou eu... Pri!

    ResponderExcluir
  11. Olha, eu amo ficção científica, e amei demais esse livro! Fiquei encantada com o assunto, nunca tinha ouvido falar de sonhos lúcidos antes dele ser lançado e achei fascinante conhecer um pouco sobre eles. Ia tentar ter alguns, mas fiquei com medo e desisti... rs... Realmente é muito assustador pensar em pessoas controlando nossas mentes entrando no subconsciente através de nossos sonhos.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Eu não curto muito os livros desse gênero, mas esse livro, apesar de parecer um pouquinho confuso, conseguiu chamar minha atenção. Sua resenha me instigou!
    Foi para a minha lista de leituras =)
    Ótima resenha!
    Beijos!

    www,livrosdajess.com

    ResponderExcluir
  13. Oie Suzi!
    Eu já li algumas resenhas desse livro, e sempre encontro ele baratinho na livraria, mas ele realmente não me chama a atenção. Nem é pelo gênero, mas acho que pela historia mesmo. Acho que não vou curtir. Mas sua resenha ficou muito bem escrita. ;)

    Bjs Mih!
    paradisebooksbr.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Suzi lembro que desde o lançamento desse livro o tema deixou todos intrigados, já que a maioria de nós o desconhece, mas como vc mesma falou vale a pena ler pq tem um tema interessante, além do suspense de saber quem matou e pq - e onde está o garoto.
    Gostei de saber um pouco mais do enredo e da sua opinião. Parabéns pela leitura viu!!!

    Leituras, vida e paixões!!!!

    ResponderExcluir
  15. Olá Suzi, adoro livros de ficção cientifica e esse parece ser bem legai e ainda sendo nacional merece entrar na minha listinha de futuras leituras *--*

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  16. Oi, tudo bem?
    Faz tempo que não leio um livro de ficção científica, e esse chamou mesmo minha atenção. Gosto de ler coisas envolvendo games ou maquinas aparentemente milagrosas, pois sempre escondem algo muito mais grave, rs
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Suzi, acho que também ficaria meio aterrorizada com isso de invadirem os meus sonhos e controlarem a minha mente. Mas apesar de também não ser fã de ficção científica, acho que que vou gostar do livro. Fiquei bem curiosa pra saber como o autor fez suas explicações sobre o sono.

    Beeeijinhos ;*
    Andressa - Mais que Livros

    ResponderExcluir
  18. Oi, Suzi! Tenho esse livro há bastante tempo, ganhei de uma promo que até veio com o tapa-olho. Acho a temática muito interessante e não entendo por que até hoje não li. Acho que vou gostar um pouco mais do que vc já que curto o gênero. A troca do foco narrativo também é bem interessante, deixa o texto dinâmico.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  19. Oi Suzi! Este livro é muito bom, eu nunca tinha ouvido falar de sonhos lúcidos antes dele e achei o tema bem interessante, adoraria conferir mais obras do autor.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  20. Olá... Suzi, tudo bem??
    Há ficção científica é a minha praia... e dizer que achei a premissa incrível é pouco... nossa... jamais imaginei que esse livro trataria deste assunto que me deixou mais que curiosa e sim ansiosa para ter o livro logo para ler... adoro ficção... essa mistura futurística é a junção perfeita... Gostei de saber que o livro é nacional e que os personagens são bem construídos... xero!!

    ResponderExcluir
  21. Olá =)

    Confesso que esse livro não me chamou muita atenção, tentei lê-lo, mas a escrita não me cativou e parei na metade. Acabei dando de presente para uma amiga por esse motivo. Acho que deveria ter continuado, rs. Parabéns pela resenha!

    Beijos,
    www.estantedarob.com.br

    ResponderExcluir
  22. Oie, tudo bom?
    Nossa, eu nunca ia imaginar que esse livro era ficção científica. Mesmo não sendo fã do gênero, confesso que fiquei curiosa com a premissa da história. Todo esse mistério me deixou instigada.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oi Suzi tudo bem ?

    Esse livro entrou para o top 10 de terça feira no meu blog como um dos livros que eu nunca iria ler rsrs comprei em uma promoção na internet a muito tempo e mesmo vendo muitos elogios não acho que seja um livro que me agrade, Ficção cientifica e narrativa intercalada em primeira e terceira pessoa não me agradam mas quem sabe um dia né.

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  24. Oi, tudo bem?

    Esse não é bem o meu tipo de leitura, mas depois de a resenha eu fiquei bem curiosa, se tem uma coisa que me faz ler um livro é um bom mistério.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Oi.
    Lembro quando fiz essa leitura que considerei uma das melhores do ano. Adoro tudo que envolve o misterioso mundo dos sonhos, e toda aquela adrenalina e suspense que Chico criou me convenceu de tal forma que vi as cenas como num filme.
    Achei que o assunto abordado foi bem esclarecido e palpável, fica claro o trabalho de pesquisa do autor.
    Ao contrário de você minha leitura deslanchou e nem senti ela passar.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita e comentário, volte sempre! =)