(Resenha) A Escolhida - Amanda Ághata Costa


Título: A Escolhida (A Escolhida #1)
Autor(a): Amanda Ághata Costa
Editora:
Nº de páginas: 360
Nota:
Em uma cidade repleta de pessoas desconhecidas, Ari poderia ser apenas mais uma garota dispersa na multidão, como tantas outras que foram abandonadas pelos pais desde a infância. Devido à sua aparente doçura e beleza, ninguém seria capaz de supor que, além de um anjo, ela também é um demônio com sede de poder. Os espertos deveriam manter-se distantes, mas há olhares que não deixam de admirá-la. Egran não desperdiçaria a chance de apoderar-se de habilidades tão interessantes: ela é a escolha perfeita. Entretanto, nem todos se sentem realizados. O círculo seria um refúgio ideal para os demais feiticeiros, se o próprio líder não os tratasse como marionetes descartáveis. Movidos pelo medo e controlados pelo mestre, os componentes do grupo obedecem, sem pestanejar, às ordens recebidas. Ao se ver arrastada para lá, Ari se encontra diante de situações improváveis, arriscando-se a expor mais do que gostaria. Para ela, sentir é algo que sempre esteve fora de seus limites. Não poderia vivenciar qualquer forma de emoção, esta era a promessa. Até que Luke surge em seu caminho e abala as estruturas congeladas, derretendo-as e modelando novos conceitos. O amor realmente fará brotar a alegria? Ou irá arrastá-la diretamente para a morte? O passado obscuro de Ari será o suficiente para fazê-la estilhaçar de uma vez por todas, não restando oportunidades para uma nova tentativa de se isolar do mundo.




Ari é agora uma adolescente que aprendeu a se virar sozinha, ela sempre viveu pelas ruas, fazendo o que sabia fazer de melhor, caçar e matar suas presas. De uma espécie que nem deveria existir, Arialli é o resultado de uma relação que nunca deveria ter acontecido, de um amor proibido e que acarretou sérias consequências.
Devido a isso tudo, a menina foi "abandonada" pelos Pais e criada por uma Senhora chamada Lina, que tentou dar a ela tudo de melhor, e ensina-la a viver entre os humanos.
Porém, apesar de ser metade Anjo, a garota também é metade demônio e seu lado mais obscuro tem levado a melhor. Conhecida por ser implacável e impiedosa, Arialli desperta a atenção de um certo Feiticeiro. Egran, líder do Círculo - como é nomeado o grupo de Feiticeiros - decide que precisa ter Ari ao seu lado, - ou sob seu comando - mesmo sabendo que a garota é praticamente indomável e que tem pavio curto, ele decide arriscar, pois acredita que vale a pena tê-la ao "seu lado" e ele tem uma "carta na manga" para convencê-la.

“O anjo está escondido, enquanto o demônio ruge mais uma vez. Ele está faminto. Ele não suporta desilusão.”

Ao chegar no Círculo, Ari se dá conta de que não é exatamente bem vinda, e que a grande maioria não está contente por sua chegada. Ela mesma não está feliz de estar ali. Ari gosta de viver sozinha, distante de todos. Ou pelo menos é o que ela pensa.
Egran que é conhecido por também ser implacável e cruel, parece ter grandes planos para Arialli, e parece saber mais de sua história, seu passado, do que ela mesma. E é isso que a convence a ficar, o desejo de descobrir mais sobre si mesma, obter respostas de seu passado, de sua origem. E o feiticeiro promete tudo isso.
Agora sob o comando de Egran, a jovem passa a viver junto com os demais componentes do Círculo, e a princípio a tensão é quase palpável entre eles. Múrmuros, olhares atravessados e até ofensas diretas são dirigidas a garota, mas ela não se importa, já que aparentemente, ela é a "queridinha do líder" deles.

As coisas começam a mudar para a garota quando Luke se aproxima e ambos sentem-se atraídos um pelo outro. Indo contra todas as promessas que fez a si mesma, Ari se entrega cada vez mais ao garoto. Mas a todo momento ela tem medo de ser feliz, de se abrir por completo pra felicidade, e mais do que tudo, ela não acha que seja possível ser feliz. Além disso, o fato de Ari e Luke pertencerem a raças diferentes já torna proibido o relacionamento. E pra complicar ainda mais, Vincy, a irmã de Luke, parece não ser fã de Arialli.

Entre conflitos internos, confusões amorosas, injustiças e desavenças, Ari busca respostas pra suas perguntas sobre seu passado, seus pais e de onde veio.

Achei que a história teve alguns furos, como por exemplo, as diversas perguntas que a protagonista se faz o tempo inteiro, e que quando surge a oportunidade e questiona a mãe, a mesma nunca responde. Temos algumas poucas respostas, e  a maioria pela metade ou vaga. Isso me deixou um tanto frustrada e confusa.
Como se trata de uma série, acredito que a autora esteja deixando algumas respostas para um próximo livro. Mas ainda assim, me senti angustiada pela falta de respostas claras e conclusivas, pelo menos as que foram dadas.

Outra coisa que me incomodou foi o relacionamento de Luke e Ari. Mesmo com todos os prós, os dois ainda arrumavam mais briguinhas e motivos pra complicar as coisas, ora eram ciúmes, ora era fingir que terminaram e "duas páginas" depois voltavam. Acho que eles já tinham problemas demais e ficavam o tempo inteiro criando mais dramas desnecessários, como por exemplo Luke ficar fazendo ciúmes com uma Fada. Ari surtando com qualquer coisa que Luke faça ou fale, e aí pronto "Já não confio nele",  "não quero mais vê-lo", "vou fugir", "vou embora". Acho que ela fugiu ou foi embora umas duas vezes e eles "terminaram" pelo menos umas cinco vezes. Já estava meio cansativo. Achei imaturo demais. Até entendo que ela tinha dificuldades de confiar, e se entregar, mas uma vez que o fez, e que Luke provou - diversas vezes - ser confiável e que a amava, não precisava tanto drama.
Eu gostei do Luke, achei ele um personagem bem maduro, mas a Arialli que no início me intrigou e me deixou bem curiosa, ao longo da livro desapareceu.

Achei a mudança de vida de Arialli muito radical, ela mudou da água pro vinho sem nem resistir. Uma criatura que era sedenta por sangue e por matar, uma coisa que era uma necessidade e que ela fazia diariamente, e ela abriu mão disso, e mais ainda, ela nem se quer tocava no assunto, como se ela nunca tivesse feito nada daquilo. A imagem de predadora e implacável dela no início, desaparece por completo, e ela se torna praticamente uma garotinha indefesa, apaixonada e vivendo um "clube da luluzinha" com as meninas do Circulo. Acho muito pouco provável que alguém mude assim, do dia pra noite.

Gostei muito do fator, amizade/união entre alguns personagens do livro. A amizade que acaba nascendo entre Ari e algumas meninas do grupo é bem bacana.
Egran, Evan e Edlun os três irmãos, são uma incógnita do início ao fim. A razão por Egran ser e fazer o que faz com o circulo, a história do Líder, permanece um mistério até o fim. Espero que em um próximo livro possamos entender, mais dele.

Apesar dos pontos negativos, a história é boa e tem uma premissa bacana. Por se tratar de uma série a autora tem tudo pra "acertar os ponteiros" em um próximo livro. A escrita da autora é ótima e fluída, fazendo com que a leitura seja fácil e gostosa. E eu quero muito ler o próximo e ver como os personagens vão se desenvolver e como será solucionado todos esses mistérios.

Eu indico a leitura para quem gosta de romance e sobrenatural.

Jaqueline Silva
Carioca, mãe, apaixonada pela família e amigos, viciada em Coca-Cola, chocólatra, apaixonada por livros e filmes, estudante de enfermagem e blogueira nas horas vagas.
Amo blogar e tudo o que a literatura me trouxe. Pra mim ler é poder viajar sem sair do lugar.

14 comentários

  1. Olá, Jaqueline.
    Não gosto muito de literatura "angelical" e os pontos negativos destacados me desanimaram ainda mais em relação a leitura do livro.
    Bem, perguntas não respondidas incomodam, é claro. Mas ainda dá para relevar, mas o que, certamente, me incomodaria demais são essas brigas desnecessárias e a mudança radical, de uma hora para a outra.
    Dessa vez, passo a leitura.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de junho. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  2. Oie!
    Eu acho essa capa linda mas pelo que tenho lido sobre o livro não me interessa muito. Já li livros demais com essa temática e estou cansada deles já. Foi bom ler sua resenha para saber que devo passar longe desse, pelo menos por um tempo.

    luadeneon.com

    ResponderExcluir
  3. Oláá
    Eu ouvi muitos elogios do livro, parece ser uma leitura bem legal, sua resenha é ótima, e espero poder ler em breve para tirar minhas conclusões.

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Ei :D
    Tenho muita vontade de ler esse livro, e gostei das colocações que fez. Não sabia desses pontos negativos, vou ficar mais atenta quando for ler. Adorei a resenha.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
  5. Ei Jaque,
    Já tinha visto a capa deste livro e achei linda, mas n conhecia sua história.
    Estou um pouco saturada de livros de fantasia assim, ainda mais qd vc aponta tais pontos negativos de reviravoltas radicais, isso tb me incomoda de uma certa maneira, mas que bom que o livro tem lá seus pontos positivos né?
    Bjos!
    Aline Praça
    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Jaque!
    Eu terminei esse livro faz uns dias e concordo com a sua opinião. A história é interessante e a escrita da autora é fluida, mas algumas coisinha podem ficar melhores. Também senti falta da Ari do início do livro, achei que a protagonista acabou virando mais uma mocinha indefesa no decorrer da história...
    Bjs
    sobrelivrosesonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?
    Eu acho a capa desse livro linda! Porém, não sei se leria agora. Também detesto quando há perguntas não respondidas demais. Tudo bem que num primeiro volume de uma série é normal gerar algum suspense e deixar algumas coisas para serem explicadas depois, mas quando a impressão é de que nada é respondido, me irrita
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Jaque! Embora a premissa seja boa, os pontos negativos me deixaram com o pé atrás, então prefiro optar por outro livro do gênero no momento, e estes tantos furos devem ser frustrantes.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem?
    Lendo a sinopse já chamou minha atenção o fator demônio e anjo. Mas ao mesmo tempo me questiono se o possível romance seja tão bobo. E pelo o exposto pode ser meio irritante, isso de briguinhas. A ideia é ótima, gostei, mas os pontos negativos colocados me deixaram receosa. Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Oiii.
    Confesso que não gosto muito de anjos na literatura. Então não é um livro que atrai meu interesse e sabendo dos pontos negativos menos ainda. Gostei da sua sinceridade.

    Beijos
    Aline Lima
    Sempre Nerd - alinenerd.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi Jacqueline, tudo bom?
    Eu sempre quis ler romance sobrenatural com anjos, mas nunca rolou a oportunidade. Essa é a segunda resenha que leio desse livro e estou curiosa. Apesar do romance mimimi, a história me parece interessante.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Jaqueline tudo bem ?

    Não conhecia o livro mas também não me senti muito atraída não sou muito fã de romances sobrenaturais e essa picuinha entre o casal e os furos de não ter resposta também acho que me incomodaria e o fato de ser série também dá uma preguiça de acompanhar né ainda mais quando o primeiro volume não é tudo isso , enfim vamos aguardar os próximos volumes quem sabe eu mude de ideia.

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi Jaque, tudo bem??
    Bom eu gostei muito da capa... mas fiquei com receio com o fato de falta de explicação em todo o contexto do livro... essas perguntas sem muitas respostas me deixa irritada, então não sei se eu leria este livro em primeiro momento. Não posso negar que a ideia da menina ser metade anjo e metade demônio chamou muito minha atenção, porque eu gosto de romances sobrenaturais... mas a questão que nesse tipo de romance gosto de respostas, gosto de detalhes e parece que esse é bem precário disso... Xero!

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem?

    Eu tenho a maior vontade de ler este livro, mas não estou comprando nada ultimamente :( A premissa desta história me deixa super curiosa e quero muito descobri os detalhes desta história.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita e comentário, volte sempre! =)