[Resenha] Filha da Floresta – Juliet Marillier


Título: Filha da Floresta (Sevenwaters #1)
Autor(a): Juliet Marillier
Editora: Butterfly Editora
Nº de páginas: 616
Onde comprar: Fnac | Submarino
Nota:
Filha da Floresta - O domínio de Sevenwaters é um lugar remoto, estranho, guardado e preservado por homens silenciosos e criaturas encantadas, além dos sábios druidas, que deslizam pelos bosques vestidos com seus longos mantos... Passada no crepúsculo celta da velha Irlanda, quando o mito era lei e a magia uma força da natureza, esta é a história de Sorcha, a sétima filha de um sétimo filho, o soturno Lorde Colum, e dos seus seis amados irmãos, vítimas de uma terrível maldição que somente Sorcha é capaz de quebrar. Em sua difícil tarefa, imposta pelos Seres da Floresta, a jovem se vê dividida entre o dever, que significa a quebra do encantamento que aprisiona seus irmãos, e um amor cada vez mais forte, e proibido, pelo guerreiro que lhe prometeu proteção.


Sorcha é a sétima filha de um sétimo filho, ela tem seis irmão mais velhos e sua mãe faleceu em seu parto fazendo com que ela fosse praticamente criada pelos seus irmãos como se fosse um menino. Ela nasceu em SevenWaters uma floresta protegida por seres mágicos, os quais ela aprendeu a amar, cuidar e respeitar.

"A região em que nascemos guardava tanta magia que ela praticamente fazia parte de nossa vida diária. Era comum encontrarmos um desses serem quando íamos colher frutas ou pegar água no poço".


Os seres da floresta de certa forma comandam o lugar, seus moradores nunca fazem nada que possa deixa-los irritados ou até mesmo desrespeitá-los sem antes pedir sua autorização, existem ate algumas historias de habitantes que desapareceram ou até mesmo enlouqueceram depois de ficarem sozinhos na floresta, mas Sorcha convive bem com eles, parece até que consegue ouvir seus espíritos, ela é uma garota especial e possui uma certa conexão com eles.

Seu pai é viúvo amargo e distante, ao perceber que Sorcha já esta quase uma moça e o momento de escolher um marido para ela se aproxima ele decide que esta na hora de encontrar uma “mãe” para seus filhos. A nova madrasta é sinistra, carrega consigo uma grande energia ruim, Sorcha e seus irmãos percebem de cara que Lady Oonagh não é nada daquilo que parece ser, e que com certeza jogou um feitiço no pai deles que praticamente o cegou, pois ele não percebe nenhuma maldade que ela esta fazendo para toda família bem em baixo do nariz dele.

"Estava furiosa com meu pai. Mas ao mesmo temo queria que me amasse, que me desse atenção. Não conseguia apagar esse desejo dentro de mim."

 Determinada a se livrar de todos os filhos do Senhor Colum, Lady Oonagh lança um terrível encanto contra eles, transformando os seis irmãos de Sorcha em cisnes e somente Socha pode tentar reverter, pois foi a única que escapou.

A dama da floresta ensina a Sorcha o que ela devera fazer para liberta-los, e a tarefa não será nada fácil, ela devera tecer com as próprias mãos sem nenhum tipo de proteção seis camisas um para cada irmão, usando uma planta repleta de espinhos, e não é só isso durante o tempo em que ela estiver tecendo ela devera permanecer completamente em silêncio, um único som pode condenar seus irmãos para sempre.

Lady OOnagh. Senti sua presença antes mesmo de conhecê-la (...) Senti sua energia sombria em meu coração durante todo o percurso. Ela estava nos esperando e eu sabia que sua mão pousaria sobre todos nós. Sentia nitidamente o perigo. Mas senti-lo não era suficiente para eu me preparar.

Filha da floresta é narrada em primeira pessoa, pela menina Sorcha nos apresentando uma releitura de um conto dos irmãos Grimm chamado Os Seis Cisnes que foi publicado no Brasil como Os Cisnes Selvagens. Sorcha é incrível, uma personagem inteligente, corajosa, sensível e muito humana, seu sofrimento durante a sua missão é tocante e a sua persistência em salvar seus irmãos é inspirador, sofri com ela em cada obstáculo.

Não foi só Sorcha que me conquistou, a autora desenvolveu todos os personagens muito bem, impossível não ter um preferido e torcer por ele. É um livro extenso com mais de 600 paginas e sua historia se desenvolve através de quase três anos, então deve ser lido com calma, saboreando cada acontecimento e surpresa. Ao longo da historia acompanhamos também o romance de Sorcha com Red, um bretão que se compromete em protege- la, e o envolvimento dos dois é sutil , conseguimos acompanhar o seu desenvolvimento de amizade á amor, é lindo demais.

 O respeito pela natureza é algo que também mexeu comigo, achei de uma sensibilidade impar, daquelas que não se vê mais hoje em dia. A escrita da autora é envolvente e cativante, depois que você pega o ritmo a leitura chega a ser viciante.

"Sorcha é o elo que nos mantém unidos. Sem ela, somos como folhas ao vento, soprados sem destino. Somos fortes, sem dúvida, cada um de nós a sua maneira... Somente Sorcha pode nos levar para casa."

A Filha da Floresta é o primeiro da trilogia SevenWatters, e estou muito ansiosa para ler o segundo volume que se chama A Filha das Sombras, que pela sinopse parece ser tão encantador como esse. A capa é muito linda e a diagramação é muito confortável o que ajuda muito em um livro com tantas paginas. Recomendo demais essa leitura a historia envolve, encanta e emociona. Um romance medieval que nos leva diretamente a uma época muito antiga e que nos faz sentir parte dela.
Sempre imagino nós sete como membros de um corpo. Podemos estar separados e ter a impressão de que não há futuro para nós. Podemos seguir caminhos diferentes, cair, quebrar e voltar a ser inteiros novamente. Mas no fim, tão certo quanto o sol e a lua atravessam o arco dos céus, todos os dias, a força de um será a força dos sete.
Suzi Andrade
24 anos, estudante de Letras, mineira, casada. Gosto de séries de TV, de escrever e também de chocolate. Sou leitora e compradora compulsiva de livros. Acredito que ler enriquece a alma e a mente!!

10 comentários

  1. Esse livro tem uma capa linda né!? Apesar de ele não fazer muito o meu estilo confesso que estou bem interessada na leitura e espero que eu goste bastante. umavidaliteraria1.blogspot.com.br/?m=0

    ResponderExcluir
  2. Simplesmente amei esse livro! Excelente resenha!

    ResponderExcluir
  3. Olá Suzi,
    eu sempre olhava este livro mas nunca lia a sinopse, contudo achava a capa muito sinistra e diferente, tentava adivinhar o que se tratava a historia. Assim lendo sua descrição sobre o livro logo me veio na cabeça um conto, mas não lembrava de onde, ate chegar aos esclarecimentos, ai ate direito de tapa na testa teve. rs
    Não estou empolgada para ler, mas diante da sua resenha me senti interessada, então acrescentei a minha lista(generosa) para próximas leituras.
    Agora me diga, como é uma trilogia, os outros já foram lançados? Caso ainda não, vou esperar mais um pouco para ler. Mal de quem não gosta de ler pela metade.
    Parabéns pela resenha, estou louca para conhecer a escrita da autora, e saber mais sobre o romance que foi construído aos poucos.

    Beijos Ana Zuky
    SA Revista

    ResponderExcluir
  4. Ai, Suzi, a Sorcha é mesmo incrível, né? Sou suspeita pra falar dessa série, me encantei desde o primeiro volume, e não consegui ler com calma não... acabei devorando o livro! O respeito à natureza é mesmo algo bem marcante, e amei a forma como o amor pela família é retratado!

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  5. Adoro magia e afins, mas não consegui me encantar com a história. Acho que ia ser entediante para mim. A capa é realmente muito bonita.

    bjs
    http://serieslivroseafins.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Suzi, tenho uma amiga que já leu esse livro, ela já até resenhou lá no blog literário. Como disse a ela, vocês estão realmente me convencendo de que necessito desse livro.
    Me apaixonei na capa
    Beijos
    Ingrid

    ResponderExcluir
  7. Oi, Suzi! Esse livro parece ser incrível. Adorei saber que apresenta diversos personagens (bem construídos). A capa não me chama muito a atenção, mas tenho lido tantos elogios a respeito, que é impossível ficar imune. Deve ser muito envolvente. Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Amo ler resenhas sobre esse livro, ele se tornou um dos meu preferidos! Adorei sua resenha, e acho que quem não dá uma chance pra esse livro está perdendo a oportunidade de uma ótima leitura!!! Já solicitei o segundo livro <3

    ResponderExcluir
  9. Adoro a premissa de Filhda da floresta e adorei a sua desenvoltura para com o enredo da resenha. É ótimo saber que você gostou desse volume e está ansiosa pelos outros dois. Espero que goste deles tanto quanto gostou deste.
    Gosto de livros que tem um pano de fundo que tratam sobre a natureza/meio ambiente, e é super legal achar mais alguém assim. Beijos,
    http://www.entreleitores.com/

    ResponderExcluir
  10. Oi, Suzi!
    Essa capa é tão linda! *-* Mesmo me atraindo visualmente, a temática não me interessa por se tratar de sobrenatural. Mas que azar da personagem, hein?! Única menina no meio de uma homarada e ainda por cima sem mãe. Que bom que vc gostou e está ansiosa pelos próximos volumes. Tomara que a editora não demore tanto a lançar!
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita e comentário, volte sempre! =)