MinC lança "Leia Mais, Seja mais"





Com o objetivo de fomentar e valorizar os hábitos de leitura e incentivar o uso das bibliotecas públicas, a ministra da Cultura, Ana de Hollanda, e o presidente da Fundação Biblioteca Nacional (FBN), Galeno Amorim, lançam nesta quinta-feira, 2 de agosto, a segunda etapa da campanha Leia Mais, Seja Mais.


Os detalhes da campanha, que faz parte do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), e terá em 2012 investimentos de R$ 373 milhões do Ministério da Cultura (MinC), serão apresentados numa cerimônia às 11 horas, na Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro.


O objetivo da campanha é tanto chamar a atenção para a leitura como uma atividade prazerosa quanto um caminho para o crescimento pessoal dos leitores. Voltada a públicos de todas as classes, mas principalmente para a C, D e E, onde concentra-se a maioria dos não-leitores no Brasil, Leia Mais, Seja Mais também busca estimular a prática da leitura nas famílias e entre jovens e adultos, faixa etária em que, segundo os estudos, há uma redução gradativa dos índices de leitura.


Veiculação


A campanha, que ficará no ar durante todo o mês de agosto, começa a ser veiculada na própria quinta-feira nas cinco principais emissoras de televisão aberta (Globo, SBT, Record, Bandeirantes e Rede TV), em emissoras públicas como a TV Senado, a TV Câmara e a TV Justiça e, ainda, em redes nacionais de rádio e em portais de internet.


Na primeira etapa da campanha, ocorrida no final de 2011, foram veiculadas mensagens de estímulo à leitura em 74 jornais em todo o País e nas quatro principais revistas semanais.


Segundo a ministra Ana de Hollanda, “a campanha pretende chamar a atenção de toda a sociedade ao que pode significar, para cada um, ler e ser um incentivador da leitura. Ela pretende valorizar a leitura como prática social e direito do cidadão, direito que ele sequer percebe como tal, ou cuja importância não consegue, muitas vezes, sequer vislumbrar.”


Campanha terá diferentes suportes


Além dos filmes de TV, spots de rádio e banners de internet, a segunda etapa da campanha Leia Mais, Seja Mais contará com uma série de ações nos canais, nas redes sociais do MinC e da FBN e de outras instituições vinculadas ao ministério.


Durante todo o mês, o MinC e algumas de suas vinculadas utilizarão esperas telefônicas com trechos de obras de autores brasileiros, acompanhadas de um convite para que as pessoas também leiam o livro. Vários artistas abriram mão dos cachês e gravaram mensagens sobre a importância da leitura.


No filme que estará no ar a partir desta semana, o público verá a participação de nomes como as atrizes Mayana Neiva e Klara Castanho e os atores Luis Miranda e David Lucas, cedidos pela Rede Globo, além da poetisa e também atriz Elisa Lucinda.


O brasileiro ainda lê pouco


A mais recente edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, do Instituto Pró-Livro, divulgada em março, aponta que, embora os indicadores de leitura tenham crescido bastante na última década, os brasileiros ainda leem pouco. Enquanto 88 milhões se declararam leitores, mais de 100 milhões apontaram diversas razões para não ler livros, entre as quais a falta de motivação.


Para o presidente da FBN, Galeno Amorim, ao mesmo tempo em que o governo precisa investir na construção e na reforma da rede de bibliotecas para melhorar o acesso gratuito aos livros e na formação de agentes para fomentar a leitura entre a população, é necessário desenvolver campanhas permanentes. “Valorizar a leitura no imaginário coletivo e chamar a atenção também para o seu papel social e no cotidiano das pessoas é um dos pilares fundamentais das políticas públicas do livro e leitura”, afirma ele.


Serviço:


Lançamento da campanha Leia Mais, Seja Mais 2012


Data: 02 de agosto, quinta-feira


Horário: 11h


Local: Auditório Machado de Assis, Fundação Biblioteca Nacional


Rua México S/N° – Centro, Rio de Janeiro – RJ (Entrada pelo Jardim)


(FBN/MinC)




Fonte: Ministério da Cultura


PROMOÇÃO DIA DOS PAIS:
Participem!!!



Jaqueline Silva
Carioca, mãe, apaixonada pela família e amigos, viciada em Coca-Cola, chocólatra, apaixonada por livros e filmes, estudante de enfermagem e blogueira nas horas vagas.
Amo blogar e tudo o que a literatura me trouxe. Pra mim ler é poder viajar sem sair do lugar.

4 comentários

  1. Olá, Jaqueline, gostei desse post, infelizmente os Brasileiro ainda leem poucos :/
    Contudo os que leem, faz isso com vontade eu leio por duas pessoas e um par de galerinha aí principalmente entre os blogueiros literareiro estão botando pra arrepiar hehee
    e um dia isso será diferente |ô|
    Máh- Felicidades nos Livros
    @Maaria_Silvana

    ResponderExcluir
  2. oi Jaque já coloquei o link do seu blog no meu mural de afiliado.

    Bjs *-*

    http://variedadesdecoisasparagarotas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Que iniciativa linda!! Estão de parabéns! Só vamos esperar que isso ajude, né? Porque eu acho que o grande incentivo para as crianças são os pais ou aqueles que convivem com elas.... É triste quando não se tem isso em casa :/

    Ótimo post ^^
    http://luenealves.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Achei essa campanha fantástica, vi na tv e fiquei mega feliz!!!!

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita e comentário, volte sempre! =)