(Resenha) Azar o Seu - Carol Sabar





Bia está parada num engarrafamento no Rio de Janeiro, pensando em sua vida azarada. Sem emprego, atolada em dívidas, ela não imagina que está prestes a viver a grande coincidência da sua vida. O motorista do carro ao lado está buzinando, tentando se comunicar com ela, como se fosse um velho conhecido... E ele é! Mas Bia não o reconhece. E como poderia? Ele é um homem, não mais o garoto de dez anos atrás. Está mais encorpado, cortou o cabelo, livrou-se do aparelho nos dentes e das espinhas do rosto, está tão diferente, tão lindo... O motorista sai do carro, mas não tem tempo de se explicar, pois começa um violento tiroteio e eles têm que se jogar lado a lado no asfalto. Certa de que está prestes a morrer, Bia entra em desespero e se prepara para dizer suas últimas palavras, na esperança de que o suposto desconhecido deitado ao seu lado possa levar um recado a Guga, seu amor da adolescência, sem perceber que é ele próprio que está ali, ouvindo a inesperada declaração de amor! Os dois escapam juntos do tiroteio e, a partir daí, começam a se envolver, dia após dia... Guga, sem coragem de assumir sua verdadeira identidade. Bia, fascinada por ele e feliz consigo mesma por finalmente estar se apaixonando por alguém que não é Guga... Azar o seu! vai além de uma comédia romântica. É uma reflexão sobre a importância da amizade verdadeira, do perdão e do autoconhecimento, que nos resgata o poder de decidir sem medo e de reverter escolhas que nos impedem de ser feliz.



Resenha:


Em Azar o Seu, conhecemos a irreverente e azarada Beatriz Guimarães, atualmente com seus 25 anos, formada em Administração, e que recentemente perdeu seu emprego por conta de uma armação. Ao perder seu emprego, no Rio de Janeiro, cidade onde a moça residia, ela se vê obrigada a retornar para a casa do Pai, em Juiz de Fora – MG. Claro que o pai a recebe de braços abertos.

O pai de Bia tem uma floricultura que é de onde ganha seu pão de cada dia, a vida até que é boa para ele e agora também para Bia que está de volta. Mas o grande problema é a tal maré de azar que Bia julga ter, aquela fase em que parece que nada dá certo, que o universo conspira contra você, pois bem, é assim que a moça se sente.

Bia também tem um amor de infância, o irmão de sua melhor amiga Raíssa, o garoto que tecnicamente lhe deu o primeiro beijo, aquele beijo capaz de fazê-la chegar às nuvens, e depois partiu para Londres e nunca mais voltou, deixando o coração de Bia aos pedaços!

Bia nunca se recuperou do tal “abandono” e nem do amor que sentia por ele desde a infância. Até que um dia, voltando do enterro de um parente distante no Rio de Janeiro, passando pela Linha Vermelha, um engarrafamento de enlouquecer, Bia passa pela experiência mais traumática de sua vida, um tiroteio começa e a moça não tem por onde fugir já que o transito está parado.  Em desespero ela sai da Kombi de seu pai e se joga no chão, entrando em pânico total. Aí, surge o cara gatíssimo do carro ao lado, para quem Bia estava olhando e babando até começar a confusão toda, e a abraça, a consola e Bia acha que está prestes a morrer e o cara é um tipo de Amparador Espiritual que veio busca-la para ajuda-la a se desprender do corpo, e acreditando nisso ela começa a dizer suas últimas palavras, confessando seu total amor por Guga, contando que nunca esqueceu o beijo que ele lhe deu e da explosão de prazer que sentiu, de como o amava e como gostaria de saber se ele estava bem.

Ok! Até aí tudo bem, né. Mas não estava tudo bem, porque sem saber era o próprio Gustavo quem estava ali agarrado a ela, assim que a viu na Kombi, Gustavo a reconheceu e se aproximou. Mas deixa claro que gostaria muito de esquecê-lo e conhecer alguém novo.

Então “O cara” como Bia passa a chama-lo - já que ele não diz seu nome - continua se encontrando com Bia, saindo com ela e ouvindo ela falar diversas vezes de Guga, mas sem saber como contar a ela que ele era o próprio, só que, mais bonito, sarado, sem espinhas pela cara e muitos centímetros mais alto.

Nessa confusão que se segue a partir daí, a coisa fica hilariante. Bia tenta negar seu amor por Gustavo depois e bate pé jurando que jamais vai perdoa-lo, Gustavo por sua vez é um lindo, e nunca desiste dela. E fiquei o tempo todo me perguntando, será que uma hora ele vai cansar e desistir, será que uma hora Bia vai ceder? E devorei as páginas em desespero para saber o final da historia.

Há também a amizade entre ela e Raíssa há muito interrompida por causa de uma briga que teve como consequência 8 anos de separação das amigas. Agora Raíssa está prestes a realizar seu sonho, o dia que ela planejou infinitas vezes junto com Bia, e elas nem estavam se falando. Raíssa finalmente ia se casar com o garoto dos seus sonhos, aquele que ela vivia falando tanto para Bia desde a adolescência. E no meio de toda essa nostalgia, Bia precisa tomar decisões importantes, escolher caminhos a seguir que poderão mudar totalmente seu futuro.

Fiquei com muitaaa raiva da Bia em diversos pontos, algumas vezes quis socar ela de tanta raiva, mas também morria de rir de seu jeito meio tapada.

Gustavo é um caso a parte, o sonho de consumo de toda mulher, lindo, rico, gentil, músico e romântico ele faz loucuras o tempo todo para reconquistar Bia. E ela fica fazendo jogo duro, mais do que duro, é sério dá até raiva dela.

É um chik-lit fabuloso, muito gostoso de ler, daquele que te faz rir, suspirar, chorar e rir mais um pouco. Mas também nos leva a pensar em muitas coisas, em como ás vezes o orgulho pode mudar o rumo de uma historia, de uma vida inteira, como um passo que você deixa de dar por medo ou orgulho faz toda a diferença. Fala também de perdão, amizade, família e de amor. Tem muitas lições inseridas de maneira sutil nessa historia hilária e romântica.

A escrita da autora é simples, corrida, leve e muito gostosa. A narrativa é em primeira pessoa, pela própria Bia.

A capa é tão lindinha, eu amei demais! E combina muito bem com toda a história.
Para quem gosta do gênero, este livro é mais do que indicado.

Eu amei! ♥


Nota:






Evento de Lançamento no RJ

Evento de Lançamento do livro Azar o Seu no RJ, dia 13 de Julho.
Confirme sua presença na página do evento!
https://www.facebook.com/events/377563009030474/


















Jaqueline Silva
Carioca, mãe, apaixonada pela família e amigos, viciada em Coca-Cola, chocólatra, apaixonada por livros e filmes, estudante de enfermagem e blogueira nas horas vagas.
Amo blogar e tudo o que a literatura me trouxe. Pra mim ler é poder viajar sem sair do lugar.

22 comentários

  1. Nunca gostei de Chick lit nem Crepúsculo mas li Como quase namorei robert pattison e aaaaamei! Muito divertido e legal! Agora fiquei com vontade de ler esse outro livro da autora, já que minha primeira experiência de leitura foi ótima e você só elogiou!

    Garota das letras - http://garotadasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Adorei a capa desse livro ! Achei muito divertida e romântica, fiquei bem curioso pra ler o livro pela sua resenha, que alias ficou ótima ;D esse ai já esta no meus desejados #comosempre kk

    ResponderExcluir
  3. Nunca tinha ouvido falar desse livro. Fiquei animado para lê-lo após ler sua resenha!

    www.naomeentendamal.com.br

    ResponderExcluir
  4. cara eu gosto mt do estilo de escrita da autora, ja li um livro dela e me apaixonei.
    espero ler esse em breve

    ResponderExcluir
  5. Ah!!! Esse livro tem a capa linda!!
    E parece ser um livro bem divertido. E ninguém merece uma pessoa azarenta né?! Coitada de Bia.
    Quero muito ler o livro, ainda não tinha lido nenhuma resenha dele.
    Bjokas

    ResponderExcluir
  6. Super divertido! Adorei a proposta. E além da diversão, temos tb aqui algo a pensar... orgulho fecha muitas portas, nos cega e afasta oportunidades. Será que eu vou gostar da Bia? haha...

    ResponderExcluir
  7. Bia minha xará, já amei. Gostei da sinopse do livro.
    http://plumasepaets.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Parece ser bem fofa essa história. Já esperava que fosse boa, mas sei lá se leria. Não faz muito meu tipo, apesar de ter gostado. É mais daqueles livros que leio se ganhar de alguém.

    ResponderExcluir
  9. achei muito amor esta capa a historia parece ser muito fofa, adoro um chick lit e esse vai para a minha lista de leitura pois amei a resenha esta muito boa alias, todas as resenhas do blog são otimas!!!
    by: Aline

    ResponderExcluir
  10. Achei bem legal este livro e com certeza vou comparecer ao lançamento e vou comprar meu exemplar.
    esta muito boa a resenha assim como todas desse blog ;)

    ResponderExcluir
  11. Não sou muito fan de chick lit mas esse me parece ser legal acho que se não tiver nada para fazer vou ir ao lançamento e talvez compre o meu exemplar
    http://www.estantemedieval02.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Eu adoro chick lit! O livro parece ser bem divertido, me bateu a curiosidade de saber tudo que acontecerá no mínimos detalhes na vida da Beatriz Guimarães.

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Oi Jaque

    Tenho a Carol no Facebook e vi quando vc começou a ler o livro a história parece ser divertida mesmo, só dispensaria a parte da violência, já que é ficção não curto ler sobre violência nessa cidade rs
    Pena que o lançamento será na Barra

    Beijos

    ResponderExcluir
  14. hahahaha, parece ser um livro bem divertido.
    Adoro chick lit nacionais são bons sabe? Acho bem melhores do que os gringos.

    ResponderExcluir
  15. Leitura leve é sempre bom.
    Sem falar que é um lançamento brasileiro.
    Adorei! ^^

    ResponderExcluir
  16. Li tantos Chick lit ultimamente que zerei minha lista de próximos. Esse chegou no momento ideal. Parece ser muito divertido :) já tô querendo!

    www.passaporteliterario.com

    ResponderExcluir
  17. Jaq parabéns a resenha ficou ótima. Estou cada dia mais convencida a ler os dois livros dessa autora, eles parecem ser interessantes, relaxantes e mega divertidos. Adorei a dica, anotada!!!!

    Bjinhos

    ResponderExcluir
  18. Adoro chick-lit e estou louca pra ter esse livro em mãos porque toda resenha que vejo dele me deixa com água na boca, e com essa não foi diferente rs Ótima resenha.

    ResponderExcluir
  19. Esse livro parece muito divertido! Sou uma fã de chick-lit e estou louca para ler esse. Ainda não li nada da autora, mas só ouvi comentários maravilhosos sobre a sua escrita.

    ResponderExcluir
  20. Oiieee
    Esse é mais um dos livros nacionais q eu quero muito ler!
    Parece ser engraçado e eu adoro chick lit, só nao li nenhum nacional ainda.. (do seu lado é chick lit?? se é, eu ja li sim.. hehe)
    A capa é fofa e divertida e parece q o livro é todo assim...
    o unico problema dele é o valor.. =(

    bjinhos

    ResponderExcluir
  21. AAAAAAAAAAAAH SENHOR, estava louca por uma resenha desse livro #_# Eu ainda não li nada da Carol Sabar, mas só pelas sinopses eu já sou fã dela. KKKKKKKKKKKKKKKK! Preciso muito ler esse livro, eu adoro Chick-lit.
    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Hey Jack!
    Ai meu livro chegou esses dias e estou doida para começar a leitura, vai ser meu primeiro livro da Carol Sabar, a história parecer ser bem gostosinha! Sua resenha me deixou bem curiosa e com mais vontade de ler!!

    Beijos,
    lovesbooksandcupcakes.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita e comentário, volte sempre! =)