{Desafio - Resenha #1} Divergente - Veronica Roth



Numa Chicago futurista, a sociedade se divide em cinco facções – Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição – e não pertencer a nenhuma facção é como ser invisível. Beatrice cresceu na Abnegação, mas o teste de aptidão por que passam todos os jovens aos 16 anos, numa grande cerimônia de iniciação que determina a que grupo querem se unir para passar o resto de suas vidas, revela que ela é, na verdade, uma divergente, não respondendo às simulações conforme o previsto.
A jovem deve então decidir entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente é.








Tem algum tempo que ouço falar dessa trilogia, e sempre jurava que iria ler, mas acabava caindo no esquecimento. Porém, agora com esse boom devido ao filme, resolvi pegar logo pra ler antes de assistir ao filme, e claro o Desafio das Amigas Leitoras colaborou ainda mais.

Divergente é uma das melhores distopias que já li depois de Jogos Vorazes. É inteligente, impactante, misteriosa e nos leva ao limite da tensão.

Na Chicago em que Beatrice Prior vive o governo atua de maneira Democrática, ou pelo menos se imagina que seja assim. As vidas das pessoas são levadas de acordo com a facção que escolhe seguir.

Agora aos 16 anos Beatrice faz sua escolha, porém seu teste de aptidão não sai como era pra ser, e as coisas saem do controle a partir do resultado desse teste.

Com alguma ajuda, Beatrice consegue então dissimular o resultado e escolher uma facção para onde seguir pelo resto de sua vida.

Uma vez feita à escolha, a garota passa por desafios que jamais pensou em enfrentar, descobre uma força que jamais pensou ter, e uma liberdade que jamais pode experimentar.

Ela também descobre sentimentos que jamais sentiu, e percebe o quão forte e conflitante pode ser esse tipo de sentimento.

Mas, como toda escolha tem suas consequências, logo Beatrice começa a ver e sentir na pele as consequências de sua escolha.

Será que ela consegue seguir a adiante, será que ela pensa em desistir? Será que ela tá preparada pra tudo que vem por aí?

Beatrice é uma protagonista de categoria. Rs Sim, ela não se faz de mocinha, nem de frágil – embora pareça, com sua estatura pequena e corpo magro -  ela luta de cabeça erguida, enfrenta cada medo, e não espera nada dos outros, ela encara o fato de que a realidade é dura e que agora esta por conta própria.

Mas Beatrice não se sente só por muito tempo, logo surge a louca Christina, o irreverente Will, e o tímido Al. Ali se forma um pequeno grupo de amigos, que se apoiam e dão forças uns aos outros para passar pela iniciação.

Durante a iniciação também conhecemos, o maravilhoso Quatro – Suspirem *-* - e também o asqueroso Eric, que nada mais são que líderes e treinadores da facção para onde Beatrice ou agora Tris vai.

Os acontecimentos vêm como avalanche, o livro é pura adrenalina e muita Audácia o tempo inteiro! Rs

Sério, acho que eu também escolheria a mesma facção da Tris.

Vemos como os personagens amadurecem e se transformam a cada página, e é contagiante o mundo criado por Verônica Roth.

É uma leitura sensacional que prende do início ao fim... Minto você quer logo ler o segundo volume, não dá pra esperar. Rs

Em breve resenha de Insurgente, a sequencia da trilogia. ;)
Jaqueline Silva
Carioca, mãe, apaixonada pela família e amigos, viciada em Coca-Cola, chocólatra, apaixonada por livros e filmes, estudante de enfermagem e blogueira nas horas vagas.
Amo blogar e tudo o que a literatura me trouxe. Pra mim ler é poder viajar sem sair do lugar.

3 comentários

  1. Assisti o filme e pensei como você, chegou a hora, quero comprar, quero ler.
    E você me deixou ainda mais ansiosa com sua resenha, ai ai ...
    Já na lista, no ponto pra comprar. ^^

    Bjocas
    Ni
    Cia do Leitor


    P.S.: Tem postagem nova no blog Cia do Leitor.
    http://ciadoleitor.blogspot.com/2014/04/livros-nacionais-e-suas-sequencias-07.html

    ResponderExcluir
  2. To lendo e to amando! Sou fã de THG e já to vendo que não vai ser diferente com Divergente! :)

    ResponderExcluir
  3. Oi adorei.. muito obrigado, amei a maneira que vc usou para descrever essa resenha...me fez se interessar pelo livro....mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda ela traz o universo de fundo..abraços. www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita e comentário, volte sempre! =)