(Coluna) Livros que Viraram Filme!!




Oi, Gente linda!!!!

Então, hoje eu trago essa coluna pra vocês, que é algo que também adoro, quando os nossos livros queridos viram filmes e vão para as telonas! Quem não gosta?
Ok! Eu sei que muitas das vezes a adaptação não é totalmente fiel, que não segue a historia exatamente como no livro, mas vai dizer que não é sensacional, ver aquele personagem querido, aquele galã maravilhoso das páginas ganhando rosto e forma - e ás vezes que forma, né *suspiros* rs - na telona!?

Hoje eu venho trazendo pra vocês, um filme que estreou recentemente nos cinemas e está sendo bem comentado nas redes sociais, já é o segundo, e pelo menos pra mim foi uma surpresa descobrir que foi originário de um livro.

A Mulher de preto! Conheçamos primeiro os livros que deram origem aos filmes...




Os Livros:




Título: A Mulher de Preto
Autora: Susan Hill
Editora: Record
Nº de páginas: 208
O jovem advogado Arthur Kipps, foi enviado a cidade mercante de Crythin Gifford para verificar os documentos e os papéis particulares da recém-falecida Sra. Alice Drablow, uma viúva idosa que vivia sozinha na solitária e afastada Casa do Brejo de Enguia. Enquanto trabalha na casa, Kipps começa a descobrir seus trágicos segredos. A situação piora quando ele entende que o vilarejo é refém do fantasma de uma mulher magoada, em busca de vingança.




Título: A Mulher de Preto 2 - Anjo da Morte
Autora: Susan Hill
Editora: Record
Nº de páginas: 304
Sequência do clássico livro de horror que deu origem ao filme.
Durante a Segunda Guerra Mundial, a Grã-Bretanha é devastada por bombas alemãs. Enquanto os desafortunados encontram seu fim em meio a escombros e explosões em uma Londres arruinada, os sobreviventes buscam proteção nas estações de metrô e as crianças são enviadas para a zona rural para fugir do horror da Blitz.
A professora Eve Parkins é responsável por um desses grupos de crianças que segue para o campo. O destino: a Casa do Brejo da Enguia. A nova residência, localizada em um pântano e sempre encoberta por uma espessa bruma, agora está reformada e pronta para servir de escola e abrigo. Porém, existe algo na casa que deixa a jovem professora inquieta. Um mofo preto que parece se esgueirar pelas paredes, pesadelos angustiantes e um ruído aterrador vindo do porão à noite.
Edward, uma das crianças do grupo, tem um passado trágico. Após testemunhar a morte da mãe em um ataque aéreo, ele se retrai completamente. Sempre afastado, busca consolo em um fantoche que encontra na casa. No entanto, longe de ser apenas um brinquedo, o boneco parece servir de instrumento para o menino conversar com alguém.
Logo os novos residentes da Casa do Brejo da Enguia percebem que há mais uma pessoa entre eles. E ela parece ter planos para os visitantes.


Os Filmes:  






Título: A Mulher de Preto
Dirigido por: James Watkins
Com: Daniel Radcliffe, Ciarán Hinds, Janet McTeer e mais...
Lançamento: 24 de fevereiro de 2012 (1h35min)
Arthur Kipps (Daniel Radcliffe) foi enviado por seu escritório para regularizar os documentos de uma mansão abandonada, próximo a um vilarejo, cujas crianças morrem misteriosamente de tempos em tempos, sem que ele soubesse de nada disso. Quando começa a ter uma série de visões sinistras durante a execução de suas tarefas, inclusive uma de uma mulher vestida de preto, ele descobre que existe algo relacionado ao passado daquele local e decide investigar, provocando a ira dos moradores e a morte de mais vítimas. Agora, só o tempo para dizer se o seu instinto paternal irá ajudar a resolver esse perigoso e grande mistério.




Título: A Mulher de Preto 2 - Anjo da Morte
Dirigido por: Tom Harper (III)
Com: Phoebe Fox, Jeremy Irvine, Helen McCrory e mais...
Lançamento: 29 de janeiro de 2015 (1h38min)
Gênero: Terror , Drama , Suspense
Durante a Segunda Guerra Mundial, um bombardeio destrói a cidade de Londres, forçando diversas crianças a buscarem abrigo em cidades menores da Inglaterra. Edward (Oaklee Pendergast) é uma destas crianças traumatizadas, que acaba de perder os pais e não pronuncia uma palavra sequer. Ele é acolhido pela governanta Jean (Helen McCrory) e pela professora Eve (Phoebe Fox) na Mansão do Pântano. O abrigo está caindo aos pedaços, mas serve como refúgio ao pequeno grupo. Aos poucos, no entanto, uma série de acontecimentos assustadores passam a afetar os novos hóspedes.


Críticas:

A Mulher de Preto 2 - Anjo da Morte - FotoA Mulher de Preto 2 - Anjo da Morte mais parece um reboot de A Mulher de Preto. Sem o mesmo elenco do filme de 2012 (não tem Daniel Radcliffe), com um diretor diferente do longa anterior (saiJames Watkins, entra Tom Harper), o ponto em comum entre as histórias (baseadas na obra de Susan Hill) é o fantasma da mulher amargurada que atrai criancinhas indefesas para um destino trágico no pântano ao redor de uma casa assombrada.
... Uma casa abandonada no meio do nada, assoalho rangendo, brinquedos assustadores, a cadeira de balanço que se move sozinha, enfim, todos esses elementos batidos dos filmes do gênero estão lá. O menino emudecido por um trauma, a professora boazinha, uma diretora de escola do tipo carrasco e um galã para salvar a pátria, também, no centro da história, que se passa durante a Segunda Guerra Mundial.

A Mulher de Preto 2 - Anjo da Morte - FotoNo filme, um bombardeio destrói a cidade de Londres, forçando as pessoas a buscarem abrigo em cidades menores da Inglaterra – é o que fazem as responsáveis pela escola onde Edward (Oaklee Pendergast) estuda. A diretora Jean Hogg (Helen McCrory) convoca a professora Eve (Phoebe Fox) e uma turma de crianças – entre elas o menino, que acaba de perder os pais e não consegue pronunciar uma palavra sequer – para uma viagem tendo a casa do pântano como destino. No caminho, Eve, que vive um drama pessoal – estabelece uma amizade com Harry Burnstow (Jeremy Irvine, de Cavalo de Guerra), um oficial da aeronáutica.

... Trata-se de uma produção caprichada (a precisa e sombria reconstrução de época também se destaca, como no “plano aéreo” da Londres devastada do início do filme), mas esquecível. Ah, e com deixa para continuação, claro! Ou seria reboot?

Texto na íntegra!


Fontes: Skoob e Adoro Cinema!




Jaqueline Silva
Carioca, mãe, apaixonada pela família e amigos, viciada em Coca-Cola, chocólatra, apaixonada por livros e filmes, estudante de enfermagem e blogueira nas horas vagas.
Amo blogar e tudo o que a literatura me trouxe. Pra mim ler é poder viajar sem sair do lugar.

21 comentários

  1. Oxe não sabia dessa sequência. Vi o primeiro filme e até gostei.
    Mas foi interessante saber um pouco sobre esse filme.
    Beijos e seja bem vinda de volta. Sucesso viu!!!

    Leituras, vida e paixões!!!!

    ResponderExcluir
  2. menina eu vi a mulher de preto. quase morri do coração ;w;
    sou mt medrosa.

    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  3. Oooi,

    Eu não conhecia nem os livros, nem os filmes, mas eu gostei de saber sobre os dois. Não assistiria por motivos de: MUITO MEDO! hahahaha
    Não gosto desses filmes, mas até leria o livro.

    Gostei dessa coluna.


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Não conhecia o livro, mas confesso que não leria de jeito nenhum por não ser fã desse gênero, realmente não faz meu estilo de leitura e nem de filme.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Jaque, tudo bem?

    Eu sabia dos livros, mas ainda não li. Já assisti o primeiro filme e gostei, deu um pouco de medo (seria mais susto) e a continuação eu pensava que era sequência do que acabou no primeiro, mas pelo que li agora não é. Não sei se vou assistir essa continuação, mas vamos. Por agora não.

    Beijos,
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem? Apenas com o lançamento do segundo filme que eu fiquei sabendo da existência dos livros. Acho que se tivesse uma chance com certeza iria ler, pois apesar de não entrar para meus favoritos os filmes até que são bacanas. Claro que o primeiro é muito melhor; E concordo com o que o critico disse no inicio: parece um reboot.
    Beijos.
    Blog Cantar Em Verso

    ResponderExcluir
  7. Oi Jaque!

    Sabia do livro e sabia do filme, mas nunca me interessei por nenhum deles, porque sou mega medrosa e tenho certeza que ia achar tudo muito assustador! Nem a presença do "Harry" me animou a assistir! rs... Com o segundo filme sem ele, aí que as chances se reduziram a zero mesmo! hahaha... Amo adaptações, até quando me irritam, mas essa eu realmente dispenso.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  8. Olá

    Como agora trabalho com audiovisual entendo perfeitamente que não tem como traduzir tudo ao pé da letra pra nova mídia, então nunca vai ser 100% fiel. Não assisti A Mulher de Preto e nem tenho tanto interesse, mesmo tendo um elenco bacana não curti muito a premissa.

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  9. Pai de amor, tô fugindo total! Vc sabe que eu não gosto de suspense/terror, muito menos de levar susto. Quero não, posso não! rs
    E esse ex-HP resolveu ficar rebelde e agora só faz filme sinistro. Além desse, ele também fez a adaptação de O Pacto, do Joe Hill.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Jaque, tudo bem? Bom, nem sabia que esse livro tinha uma continuação. Assisti a "A Mulher de Preto" e sinceramente, achei o filme bem fraco e não me assustei, e detestei o final, só valeu a pena realmente por causa do Dan, e não pretendo assistir a esse segundo... não me animei muito, e se for mesmo um reboot do primeiro, prefiro não perder meu tempo.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  11. Oiii... quando eu assisti A mulher de preto não sabia que vinha de base do livro, porém nunca tive vontade de ler o livro apesar de ter gostado muito do filme e adorei a atuação do Daniel, porém eu não me animei muito para assistir o filme de sequência... pelo que percebi nem parece continuação e sim uma nova história a ser contada como um episódio de série... mas enfim... quero assistir mesmo O Pacto... até comprei o livro kkkk, pois o Daniel está nele também :D Xero!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Vou dizer que eu fico morrendo de medo quando um livro que eu gosto vai para o cinema hahahah a probabilidade deles estragarem tudo é sempre grande demais!
    Com relação a este filme, bem. Eu não li e nem pretendo assisti. Macabro demais hhah
    Ainda não saiu nenhum filme do meu querido Daniel que eu queira assistir =/
    Parece que só quer fazer filme estranho para mudar o seu público de fãs #chateada

    Beijiinhos ;*
    Andressa - Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  13. Oiii
    Fiquei sabendo esses dias que tinha o segundo livro de A mulher de preto. Eu o li na época em que o filme foi lançado e gostei bastante, mas acabei não vendo o filme.
    Como gostei bastante do primeiro livro, quero ler o segundo também, espero que seja tão bom quanto, e quem sabe assistir os filmes também.

    Beijos
    http://www.sacudindoaspalavras.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Jaque,

    Achei muito legal este post e concordo com você é muito legal ver as personagens na telona. Bom, não li o livro e nem assisti aos filmes, pois não gosto do gênero pelo simples fato de ser uma medrosa assumida. hahaha

    Beijos
    Tânia Bueno
    www.facesdaleiturataniabueno.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi Jaque, tudo bem?
    Não acredito!!!!! Eu vi o filme A mulher de Preto só por causa do Daniel Radcliffe. Mas não sabia que se baseou em um livro e não sabia que tinha continuação. Eu gostei muito por causa de todo o mistério e o final foi super tenso. Vou procurar o outro filme.
    Essa não foi a primeira vez que me surpreendi descobrindo que um filme foi baseado em um livro.
    Gostei muito do post.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi, Jaque,
    Adoro adaptações, mas gosto de ler os livros antes para poder ter um julgamento embasado.
    No entanto, eu assisti a Mulher de Preto com o Daniel Radcliff sem ter lido. Gostei do filme. Sombrio e intrigante, porém é desanimador saber que o segundo volume é uma história com tantos gêneros copiados do filme anterior. Cadê a inovação, pessoal?
    A premissa é bacana, mas esse probleminha me desestimulou!
    Adorei a crítica, por sinal!

    Abraços
    Adriano
    GeraçãoLeitura.com || http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Olá, Jaque. Tudo bom?

    Infelizmente ainda não tive a oportunidade de ler nenhum dos dois livros, mas assisti a adaptação do primeiro e não gostei muito do filme. Achei muito parado, sem muita explicação e com pouquissímas cenas que realmente dão medo. Enfim, quero assistir ao segundo filme para saber se a produção é melhor!

    Um beijo,
    Sérgio H.

    www.decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Oooi, tudo bem?
    "A Mulher de Preto" assisti primeiro ao filme e depois tomei conhecimento o filme. Confesso que o filme é muito melhor. O livro foi super entendiante.
    Por isso não estou com expectativas para ler "A Mulher de Preto 2", mas estou cheia para assistir.

    Beijooos!
    Vivendo em Livros

    ResponderExcluir
  19. Oi Flor, eu vi A Mulher de Preto a alguns anos e adorei. Logo depois comprei o livro mas ainda não tive oportunidade de ler. Depois fiquei sabendo que a história do filme tem algumas diferenças em relação ao que o livro conta né?! Mesmo assim, indico muito esse filme.

    Bjs, Glaucia
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  20. Oi Jaque.
    Eu adoro esses posts sobre adaptações, porque eu sempre deixo passar alguma coisa e quando descubro é aquela novidade e surpresa rsrs.
    Eu não assisti e nem li esse livro porque o gênero não é o meu preferido.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  21. Olá, acredita que eu não conhecia os livros e nem os filmes, mas parece ser uma historia bem legal e se conseguir vou querer assistir o primeiro filme este mês <3

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita e comentário, volte sempre! =)