Sem Esperança - Colleen Hoover


Título: Sem Esperança (Hopeless #2)
Autor(a): Colleen Hoover
Editora: Galera
Nº de páginas: 320
Onde comprar: Submarino | Saraiva
Nota:
Sem Esperança - Assombrado pela culpa e pelo remorso por não conseguir salvar Hope nem Less, Holder desenvolveu uma personalidade agressiva. Mas, quando finalmente se depara com Hope depois de tantos anos, não poderia imaginar que o sofrimento seria ainda maior após o reencontro. Em Sem esperança, Holder revela como os acontecimentos da infância de Hope, que agora se chama Sky, afetaram sua vida e sua família, fazendo-o buscar a própria redenção na possibilidade de salvá-la. Mas é apenas amando Sky que ele finalmente será capaz de começar a se reconciliar com si mesmo.


*Atenção! Se você ainda não leu o primeiro livro da série, esta resenha contém spoiler!

Sem Esperança nos faz reviver a historia contada em "Um Caso Perdido", mas desta vez a história é contada por Holder.
Acompanhamos a historia pelo ponto de vista dele, e mesmo sendo a mesma historia, consegue ser ainda mais linda, ainda mais encantadora contada por ele.


Nesse segundo volume temos acesso a mais detalhes, coisas que só Holder via ou sabia, momentos em que ele não estava com Sky e que ás vezes ficávamos no escuro.
Vemos quando ele fica em conflito se acredita ou não que ela é mesmo Hope, se conta ou não pra ela a verdade.

Outra coisa que trouxe uma sobrecarga emocional ainda maior neste livro e que claro, não poderia ter sido explorado no anterior, foi a morte de Less.
Sabemos com detalhes como tudo aconteceu, e vemos a cada segundo o quanto foi difícil para Holder lhe dar com essa perda, como ele conseguiu isso.
Descobrimos todo o motivo que a levou a morte. Temos acesso as cartas que Holder passa a escrever pra ela diariamente, uma espécie de diário. Eu nem sabia da existência desse diário. E a carta final, que ela escreveu pro irmão, e que destruiu totalmente o meu coração.

"Toda vez que eu respiro ou pisco ou falo, vivencio a morte dela mais uma vez, tudo de novo. Não fico sentado aqui me perguntando se algum dia irei assimilar sua morte. Fico aqui me perguntando quando é que vou parar de vê-la morrer."

Eu me identifiquei demais com esse livro, a dor de Holder ao perder a irmã, e a maneira como ele enfrenta isso, me lembrou de mim mesma, quando perdi meu irmão. Então, desculpem, mas essa leitura foi ainda mais intensa pra mim. Eu me vi na pele do personagem, então sei o quanto é difícil reviver toda dor a cada minuto do dia.

"Depois que terminamos, minha mãe e Sky descem. Empilho as caixas no corredor, viro e fecho a porta. Antes de fechá-la completamente, olho para a cama. Não a vejo morrer mais uma vez. Vejo-a sorrir."


Entendemos melhor suas atitudes, e o que no primeiro livro - pela visão de Hope - achávamos que ele era louco ou que estava surtando, nesse livro entendemos completamente cada atitude sua, e eu pelo menos, senti raiva de Sky por não entende-lo, mas como poderia, né!?
Estando no escuro sobre tudo que se passava com ele, assim como nós ficamos no primeiro livro.

"Sky aproxima-se voluntariamente e sentir a sua vontade de me abraçar é a melhor sensação que tive no ano inteiro. Tudo que fez foi retribuir meu abraço, mas mal sabe ela que acabou de injetar um monte de vida de volta em mim."

Daniel, melhor amigo de Holder, também tem uma participação mais extensa nesse livro, por estar sempre com o protagonista, e é possível se divertir com as loucuras e frustrações do rapaz.
Esse personagem torna a leitura leve, nos dá aquela "pausa de capítulo" pra voltar a superfície e respirar depois de tanto se afogar em sentimentos intensos provocados por Holder e Sky.

Colleen realmente é sensacional na escrita, nesse segundo livro ela soube redimir (se é que ele precisava disso) Holder de qualquer possível falha e torná-lo ainda melhor (se é que isso também é possível), torná-lo ainda mais apaixonante e apaixonado.

Holder nos mostra como é um amor de verdade, sem promessas, sem garantias, incondicional. Ele se apaixona e faz com que Sky se apaixone por ele, gradativamente, aos poucos, em cada minuto que passam juntos. E é impossível não se apaixonar por eles e com eles.

"Tenho certeza de que é cedo demais para amá-la, mas caraca. Sky tem que parar de fazer essas coisas inesperadas que me deixam com vontade de acelerar o que quer que esteja acontecendo entre a gente. Porque quero beijá-la e fazer amor com ela e casar com ela e quero que ela tenha meus filhos e quero que tudo aconteça essa noite."

Entendemos a intensidade e a pureza do amor que cresce nele por Hope, e tudo se torna mil vezes mais apaixonante, mais vibrante, mais triste e sufocante pela visão de Holder.

Sem esperança, cumpre a premissa que trás em seu título, nos deixa sem esperança em diversos momentos da leitura, mas também nos arrebata, nos apaixona, nos sufoca de tanto amor e tristeza.
Este livro me partiu em mil pedaços ao longo das páginas, e antes de terminar, conseguiu juntar todos esses pedacinhos de novo com tanto amor que carrega em suas páginas.

"...Nos aproximamos o máximo possível e ficamos de olhos abertos até o último segundo. Até ela me consumir completamente e eu consumi-la completamente e eu não ter mais ideia de onde meu amor acaba e o dela começa... Deixo-a ficar de olhos fechados, mas mantenho os meus abertos e a observo roubar o último pedaço do meu coração."
A escrita da autora é sensacional, leve e fluída, é fácil devorar as páginas sem sentir.
Colleen consegue abortar temas atuais e polêmicos com sutileza, nos levando a pensar e refletir. Temas como abuso e agressão, são vistos no enredo, sem tornar a leitura tão pesada.

Eu simplesmente amo essa série, e espero sinceramente, muitas outras historias como essa.
Que Colleen nos presenteie com muitos outros Holders e Hopes!

Depois disso tudo, não preciso dizer que favoritei e dei cinco estrelas ao livro, e que daria dez se pudesse. *-*

E só posso dizer pra que vocês LEIAM! Não percam a chance, essa leitura te enriquece de diversas maneiras.


Jaqueline Silva
Carioca, mãe, apaixonada pela família e amigos, viciada em Coca-Cola, chocólatra, apaixonada por livros e filmes, estudante de enfermagem e blogueira nas horas vagas.
Amo blogar e tudo o que a literatura me trouxe. Pra mim ler é poder viajar sem sair do lugar.

34 comentários

  1. Olá,
    Eu amei Um Caso Perdido, mas realmente não tive vontade de ler essa continuação, nem solicitei para a editora. Porém, você realmente curtiu a obra e me fez repensar minha atitude.
    Beijos.
    Memorias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eu PRECISO ler Um Caso Perdido para ter em mães Sem Esperança.
    Acho que só os titulos nos quebram em pedaços e imagino que a escrita continua sendo envolvente e boa de se ler, gostei disso!

    Sua resenha está tão incrivel quanto sobre a primeira obra <3


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  3. Não li toda a resenha por causa dos Spoilers kkkk
    Quero muito ler essa série, vejo muita gente dizendo que é ótima!

    Beijos ;*
    Proseando com uma BibliophileFacebook

    ResponderExcluir
  4. A capa não me chamou atenção a primeira vez que vi. Mas lendo sua resenha, fiquei com vontade de ler esse livro. Bem dizem para não julgar um livro pela capa.
    Além, do que você se apaixonou por ele. É muito gostoso quando um livro nos provoca assim.

    Bjs

    Nossa, eu já me perdi nos livros de Diário do Vampiro. Adorei a capa de Não Sei o Quê (a capa combina com o nome, kkkkkkkkkk Estou louca para ler Dia 21!

    Bjs

    www.cladassombras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Hey, tudo bem?

    Por mais que seja um ponto de vista novo, odeio quando os autores fazem isso. Foi o mesmo que aconteceu cm Belo Desastre, a história é a mesma só que pelo ponto de vista do cara também. Não gosto, pois a meu ver não tem inovação na história, o final é o mesmo e os acontecimento os mesmos, só muda a opinião sobre eles. É meio tenso HAHAHA

    Abraços,
    Matheus Braga
    Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eu realmente sou louca para ler Um caso perdido mas ainda não consegui. Eu li sua resenha bem superficialmente para não ter que ler spoiler mas acho que acabei lendo algo que não devia haha
    Beijos
    http://the-universe-of-books.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Sério que o livro basicamente a mesma história vista pelo ponto de vista de outro personagem? Não sei, mas só vejo vantagem caso a pessoa se identifique mais com a visão masculina ou feminina e ai escolhe qual narrador quer ler.
    Sei lá, não leria os dois, mas vai saber. Posso gostar tanto da história assim como você
    Beijo

    www.baianaliteral.com

    ResponderExcluir
  8. Oi, Jaque.
    Aff, morro querendo ler essa série, mas o Léo roubou de mim, haha.
    Da Colleen eu tenho Métrica. Quero lê-lo ainda esse ano \o/
    Amei sua resenha. 05 Estrelas e 01 Coração <3 Adoro livros fodas, haha.

    Beijocas,
    http://www.segredosentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oie *---*
    Eu preciso dessa série pra mim :'( Tou planejando comprar eles o mais rápido possível *0* Eu preciso ler x.x Amei sua resenha :3

    Beijos
    http://malucosentimento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. AAAAAAAAAAAAAHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH, PARA TUDOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO É COLLEEN HOOOOOVEEER <3
    Amo de paixão Um Caso Perdido dela, e este daí, o segundo, deve ser tão incrível quanto o primeiro! Ameeeei demais sua resenha!
    Curioso...
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Olá, não conhecia essa série, por isso não li a resenha toda por causa dos spoilers rs, mas com um pedacinho já me deu vontade de ler, vou procura-la!!!
    Beijos
    http://entrelinhaseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Jaque,
    sabe não li o primeiro, mas não me importei pelo spoiller, acredito que quando é bom, não sera um spoiller que fara perder seu encanto.
    Sabe este livro assim como o primeiro estão na minha lista de leituras, e quero conhecer esta historia tão marcante e emocionante. Uma historia de amor...verdadeira.
    Sabe o que mais mexeu comigo foi sobre como ele superou a morte da irmã, como ele caminha apos isso e mais, em como você se identificou. Eu te entendo perfeitamente.
    Parabéns flor pela resenha, você mexeu comigo e somente me fez ansiar urgentemente pela leitura, que vou começar daqui a pouco.

    Beijokas Ana Zuky

    SA Revista

    ResponderExcluir
  13. Ainda não li Um Caso Perdido, mas desde o ano passado tenho visto boas críticas sobre o livro. Não li a resenha toda para não pegar spoilers, mas ver que você favoritou o livro só me instiga a começar logo o primeiro livro!

    Beijinhos
    www.citacaonumclick.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi Jaque sua linda, tudo bem? Eu li sua resenha do primeiro livro e posso dizer que essa está muito mais intensa. Engraçado que os autores quando escrevem a história no ponto de vista masculino, o faz de forma arrebatadora, nos fazendo gostar mais do personagem masculino e nos envolver mais com ele. Já vi que irei chorar horrores com essa história. Sua resenha ficou ótima.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem?
    Eu ainda não li o Um Caso Perdido, mas pretendo ler algum dia e como não gosto de spoiler, infelizmente me restou ler sua resenha beem por cima. Enfim, o livro parece ser tão emocionante quanto o primeiro, eu tenho certeza que irei gostar deles, porque amo esse gênero.

    Beijos :*
    Larissa - httpp://srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Já vi muito falar dessa série e a cada resenha que leio fico mais curiosa para ler. Ótima resenha!

    http://blogquerida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi Jaque, tudo bem?
    Estou ansiosa por esse livro desde o segundo em que terminei 'Um caso perdido'. Não sou muito fã de livros com a 'mesma história' só que com pontos de vista diferentes, mas acho que 'Sem esperança' meio que completa o primeiro livro, ele é meio que essencial, não sei explicar. Estou com saudades de todos os personagens, espero ler (e gostar!!!) em breve!

    Beijos
    Blog Procurei em Sonhos

    ResponderExcluir
  18. nossa você gostou mesmo do livro ^^
    tipo nunca i nada da collen, mas pretendo ler ainda esse ano pq vcs falam tão bem q eu fico até curiosa.
    o bom é que a escrita dela é leve, então se for assim vou ler rapidinho que nem vou sentir. haha
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  19. Sua resenha foi super positiva. Acredito que sua identificação tenha sido muito profunda, dado ao fato de você e a personagem terem passado por uma infeliz experiência.
    É sempre bom quando a agente se identifica com o livro, mesmo em ocasiões tristes como esta.
    Li o primeiro livro da série e não me encantei por ele. Por isso não tenho interesse em prosseguir com ela.

    http://cafeecomletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Jaque vou confessar, não li sua resenha e sei que isso é cruel, mas o fato é que não li o primeiro livro ainda e gosto de ser surpreendida, se não fosse por isso leria com todo prazer. Sinto muito :(

    ResponderExcluir
  21. Olá =))))

    Você gostou mesmo do livro! Ainda não li o primeiro, nem nada da autora. Mas quero. Minha tia leu e adorou! Mas tenho tantas leituras de parceria, que vai ficando acumulado. Estou pensando em fazer uma TBR JAr para livros assim. Vamos ver!! Parabéns pela resenha!

    Beijos, Rob
    http://estantedarob.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Aaaaai jesus!! Eu simplesmente NECESSITO ler esse livro! Só li Um caso perdido da Colleen mas amei de paixão, fiquei louca com a história e me emocionei horrores! Sempre tenho um pé atrás com esse tipo de continuação de livros que eu amo, mas pelo que você disse na resenha já sei que vou amar!
    Beijos,
    www.romanceseleituras.com

    ResponderExcluir
  23. Oi, Jaque! É tão bom quando nos identificamos com a obra, não? Que bom que isto aconteceu com você e que sua experiência de leitura foi boa. Só tenho lido comentários positivos a respeito dessa série. Geralmente não gosto de livros com a mesma história sob diferentes pontos de vista, mas este parece ser especial, pela maneira que você o descreveu. Assim que tiver a oportunidade, lerei. Beijos!

    www.viagensdepapel.com

    ResponderExcluir
  24. Jaq lindona sou suspeita sempre ao falar dos livros da autora, amo tudo que ela escreve até lista de compras kkkk. Ainda não consegui ler esperança , mas não vejo a hora de saber as emoções de Holder. Não é a toa que a resenha ganhou 5 estrelas. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  25. Oii! Hopeless foi um dos melhores que li em minha vida então estou suuuuper ansiosa para ler o segundo volume. <3 Holder é o tipo personagem que conquista qualquer leitora e ler a história pelo seu ponto de vista com certeza vai me destruir kk Beijos.
    Blog Clicando Livros

    ResponderExcluir
  26. Li o primeiro volume e estou enrolando para ler o segundo. Gosto da escrita da Collen, mas estou com uma preguicinha de começar.
    Gosto de séries que contam a história pelo ponto de vista de outros.

    Abraços.
    likelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  27. Collen diva arrasando corações e nos fazendo desidratar de tanto chorar hahaha
    Ainda não li esse livro, mas to morta de curiosidade. Simplesmente amei o Holder. E pelo que você disse, a história do ponto de vista dele é tão emocionante quanto pelo da Sky.

    Beeijinho. Dreeh
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  28. Olá

    Não li nada da autora, mas fiquei interessado depois que vi uma resenha. Esses livros vão fugir completamente do que estou habituado a ler, mas estou disposto a encarar novas coisas e espero gostar. Esses livros que mostram outros pontos de vistas, dependendo como forem feitos podem me incomodar, mas com tantos elogios à autora e seus livros acho que ela fez um bom trabalho.

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  29. Oi Jaque.
    Necessito fazer essa leitura com urgência, e ver que o livro foi favoritado me deixou mais desesperada ainda.
    O que eu gosto na Collen é isso, essa leveza na escrita que quando dou por mim o livro já acabou.
    É claro que a leitura será feita.

    Beijos.
    Leituras da Paty


    ResponderExcluir
  30. Colleen divou lindamente nesse livro. Achei que não ia me surpreender porque já conhecia a história, mas ela conseguiu inovar e me deixar com o coração apertado. Me emocionei tanto quanto a primeira vez. Quero mais dessa linda!
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  31. Oi Jaque!

    Eu não sabia que você tinha perdido seu irmão, sinto muito. A parte em que descobrimos o que aconteceu com a Less é muito tocante, e a carta final dela é realmente de destroçar o coração. E você tem razão, o Holder se torna ainda mais apaixonante nesse livro, mas mesmo assim gostei mais do primeiro. Nada que tenha impedido de me dar cinco estrelas para os dois. Colleen é muito diva!

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  32. Jaque, acho que já vou comprar o Sem esperança, por que eu não gosto de livro que tenha versão de um e depois do outro acabo lendo só uma mesmo e quero ler na visão dele e sentir a intensidade do sentindo do Holder, isso atrapalharia minha leitura, ou da para eu entender tranquilamente?
    coisasdemineira.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  33. Li a resenha saltitando parecendo uma gazela com medo de spoiler! haha
    A Collen não tá te decepcionando ein? haha
    xoxo
    Bookmore

    ResponderExcluir
  34. Oi flor... quase chorei lendo sua resenha... porque Colleen se tornou uma querida... como se eu já a conhecesse, só pelo fato de ela nos tocar com suas histórias maravilhosas... nossa!!! Fico cada vez mais encantada com ela... pela sutileza com que ela consegue chegar em nosso coração e quebrá-lo em mil pedaços e juntá-los sem esquecer de nenhum pedacinho se quer... adorei saber um pouco mais da história e de alguns detalhes a mais que contem nela, não vejo a hora de ler o livro... Xero!!!!

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita e comentário, volte sempre! =)