Resenha Tripla - Jogos Vorazes


Oi Gentee, tudo bom?

Bom, eu não curto muito esse lance de resenha dupla ou tripla e etc...
Mas como eu li os três livros em sequencia de uma só vez e a historia está fervilhando na minha cabeça, me desculpem mas eu não consegui desmembrar os livros e fazer resenhas separadas. Sei que pra quem ainda não leu pode ser chato. 

Então quem ainda não leu a Trilogia não leia a resenha, pois to fazendo a resenha dos três livros aqui. Então vamos lá...




Katniss vive em um mundo onde a guerra, a repressão, a fome, a tortura e a escravidão são coisas do cotidiano.

Onde ela vive, existe uma lei suprema que se contrariada se paga com a vida, ou com vidas...

Vidas de crianças de 12 a 18 anos, que são sorteados dos Distritos e lançados na arena para lutar até a morte e que vença o melhor ou mais esperto.

A coisa é tão irônica que o slogam dos Jogos é: “E que a sorte esteja sempre com você”.
E essa é a real situação do lugar onde Katniss vive com sua mãe, sua irmã Prim e onde perdeu seu pai também por conta dos desmandos da “Capital” que é o poder supremo.
Claro, que tudo foi dado como um mero acidente nas minas onde ele trabalhava.

O grande problema agora, é que é época de colheita, são “sorteados” os jovens que vão para arena, um menino e uma menina de cada distrito são enviados para o jogo anual intitulado como Jogos Vorazes.

Katniss sente um pavor triplo, por ela mesma, por sua irmã e por seu melhor amigo Gale.
E ai, o impensável acontece e de uma maneira ou de outra Katniss acaba indo parar na arena junto com Peeta e eles tem de encarar outros 22 tributos que assim como eles, sonham em voltar pra casa.

Katniss não é a mais esperta, certamente também não é a mais forte, muito menos tem tantos talentos para guerras. A única coisa que faz muito bem é caçar na floresta. Peeta só o que tem de talento é confeitar bolos, assar pães e pintar. Então, será que eles vão conseguir sobreviver a tudo e sair da arena com vida? A principio decidem se unir, depois vem o dilema de que somente um pode sair vivo da arena.

Será que Katniss e Peeta vão conseguir suportar a pressão, o medo e todo banho de sangue que está para acontecer?

A historia é fantástica, nunca li nada parecido, te prende por completo





Em “Em Chamas” depois da proeza de tirar Peeta e ela vivos da arena e como vitoriosos, coisa nunca dantes vista na historia dos Jogos Vorazes, Katniss se mete em uma baita confusão.

Ao salvar a si mesma e Peeta da arena, Katniss desafia o poder da Capital e essas pessoas não deveriam ser desafiadas. Agora a seguem de perto tomando conta de cada passo dado.
No meio dessa revira volta incontestável ambos (Katniss e Peeta) terão que seguir com o Jogo criado pelo presidente se quiserem arrumar a bagunça que fizeram. O Presidente Snow não é um homem muito simpático e não gosta nem um pouco de ver seu poder ser desafiado, assim sendo ele quer tratar do assunto bem de perto.

Durante a Turnê dos Vitoriosos, onde os mesmos passam por cada distrito fazendo discursos e trajando roupas maravilhosas, como se humilhassem o resto do povo local, a coisa começa a sair mais ainda dos trilhos. Katniss ao conseguir o que ninguém jamais conseguiu na arena, desperta nas pessoas, esperança e uma revolução já começa a querer se desenrolar no distrito.

Pra tornar as coisas mais fáceis para Katniss e Peeta, a garota é tida como heroína, como o símbolo dessa revolução. Katniss, agora conhecida como “A garota em chamas” realmente está acendendo o povo dos distritos e cada ação dela mesmo que inconsciente só incentiva ainda mais o que o Presidente quer evitar.

E é claro, Snow não vai deixar tanta rebeldia por menos. Mais uma vez algo extraordinário acontece. Os Jogos Vorazes completa seus 75º aniversário e com isso vem o Massacre, onde ao invés de 24 jogadores na arena são 48. É o que acontece a cada 25 anos de jogos. 
Os vitoriosos jamais voltam a arena, estão livres dos Jogos, pelo menos era assim.

Porém diante da revolução que se instaura nos Distritos o Presidente quer dar um choque de “Ordem” no povo. E aí exatamente esse ano o Massacre será composto apenas por Vitoriosos.

Katniss e Peeta estão de volta a arena, não apenas para lutar com os outros 22 tributos e os perigos que a arena naturalmente tem, mas tem alguém do lado de fora que também anseia que eles não saiam de lá com vida ela só pode contar com Haymitch seu mentor no jogos e amigo fora deles...






Depois de toda a emoção e sofrimento vividos após o Massacre, Katniss continua viva e aparentemente em segurança agora no Distrito 13. O 13 onde todos achavam que havia sido distruído nos “Dias Escuros” quando todo o tormento começou. Todos achavam que não havia restado nada do distrito e aparentemente é isso que se vê ao chegar lá.

Porém ninguém imagina a fortaleza e quantas vidas existem no subterrâneo...

E é lá o ponto de partida da revolução, onde a coisa criou vida, com armas de alta tecnologia, com computadores e tudo que precisam para combater a Capital eles declaram guerra quando sequestram Katniss que é o rosto da revolução, eles a escolheram para ser o Tordo deles, aquela que incentiva e que é o exemplo de força e coragem.

Mas sem Peeta, a garota se sente perdida. Sem forças e vulnerável, ela consegue pensar se ele está vivo, se ele saiu da arena e se sim, o que a capital está fazendo com ele neste exato momento?

Mesmo tendo sua família e Gale ali ao seu lado em segurança, Katniss não consegue esquecer Peeta e isso atrapalha os planos do 13 para dar inicio imediato a guerra e tomar a Capital.

Porém tudo muda quando Katniss vê Peeta na televisão no programa exibido pela Capital, onde eles já estiveram tantas vezes juntos.

Agora com Peeta vivo, Katniss decide aceitar seu posto como “Tordo” a cara da revolução.

O problema é que o presidente Snow, tem o ponto fraco de Katniss em mãos e começa a usar Peeta para afeta-la e enfraquece-la.

Será que Katniss consegue ir até o fim? O que será de Peeta se ela for? Ela se sente destruída por dentro e incapaz de seguir sabendo que isso pode ser o fim para Peeta, porém, ela deve isso a milhares de pessoas que confiam nela para ter sua liberdade de volta...


Caramba, a Trilogia é Perfeita, o sincronismo, o mistério, o romance maduro e tudo que Jogos Vorazes proporcionam em emoções, a adrenalina que desperta na gente, eu nunca li nada parecido.

A leitura flui de maneira gostosa e você não consegue para, não pode soltar, é como estar preso a escada do aerodeslizador. Rs

A história cresce, evolui e os personagens evoluem junto.
Quem ainda não leu, não sabe o que está perdendo.
Vocês precisam ler!



Jaqueline Silva
Carioca, mãe, apaixonada pela família e amigos, viciada em Coca-Cola, chocólatra, apaixonada por livros e filmes, estudante de enfermagem e blogueira nas horas vagas.
Amo blogar e tudo o que a literatura me trouxe. Pra mim ler é poder viajar sem sair do lugar.

10 comentários

  1. gente eu sou a unica criatura na face da terra que nao quero ler esse livros xp

    ResponderExcluir
  2. *leer esses livros, foi escrito errado mas o google nem deixou eu concertar 0-0 travou e disse que tinha enviado o comentário xp

    ResponderExcluir
  3. Após ver o filme de Jogos Vorazes, fui atrás da coleção para ler e fiquei apaixonada *-*
    Na minha opinião, o primeiro livro é o melhor. Confesso que fiquei meio decepcionada com o final do último livro, mas fazer oq??
    Mas a série é realmente boa.


    http://autoracarolinaribeiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Jaque, gostei da ideia da resenha tripla, já que é uma trilogia... Preciso urgentemente ler esses livros, esses dias quase não resisti ao filme. E só assisto depois de ter lido.

    Bye da Pah
    Livros Estrelas

    ResponderExcluir
  5. Que legal essa idéia de resenha tripla. Por enquanto só li o primeiro mas vou ler os outros dois seguidos. Adoro o clima do livro, vc fica tão envolvido que esquece o mundo a seu redor!!!!

    ResponderExcluir
  6. Concordo em gênero e número, é tudo de bom.
    Demorei a tomar a decisão de ler a trilogia, ia lendo tudo que aparecia e ia deixando esta de lado.Como me arrependo de ter demorado, amei tudo, mas parecia que o sofrimento dela era o meu.Há muito tempo não chorava lendo um livro, mas chorei na morte da Rue.
    Pensei que estes personagens não parariam de sofrer nunca.Muita ação, romance, amizade e coragem.Recomendo.

    ResponderExcluir
  7. Só pra completar, o filme não chega no chulé do livro, espero que o 2o seja melhor que o 1o

    ResponderExcluir
  8. Olá leitores,tudo bom? Eu gostaria de pedir um pouco da ajuda de vocês para crescermos meu novo blog,peço que vocês participem e me ajudem divulgá-lo,pois estamos no começo,e quando chegarmos de 200 à 300 participantes,começarei a fazer sorteios e promoções,conto com a ajuda de vocês! Obrigada,abraços. cantinhodaleituraedosleitores.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Eu adorei o primeiro, gostei do segundo e fiquei decepcionada com o terceiro. Final horrível. =/ E o filme é legal e tudo, mas como toda adaptação tem aquelas coisas medonhas. =P
    Beijinhos!
    Giulia - Prazer, me chamo Livro

    ResponderExcluir
  10. Eu não resistir e vi primeiro a adaptação. Mesmo gostando da história, me decepcionei c/ os efeitos visuais.
    Mas retirando esse incoveniente, eu quero muito ler a trilogia.
    Parabens pela resenha q deve ter sido um sufoco escrever. Vc deveria ter juntado também o primeiro filme c/ os livros. Seria um desafio e tanto. Rssrsrrs...
    Parabens pela resenha maravilhosa Jaqueline-chan. Bjs *-*

    http://peregrinodanoite.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita e comentário, volte sempre! =)