Resenha: Deslembraça – Cat Patrick

Toda noite, quando London Lane recosta a cabeça no travesseiro e dorme, cada mínimo detalhe do dia que viveu desaparece de sua memória. Pela manhã, restam-lhe apenas lembranças do futuro: pessoas e acontecimentos que ainda estão por vir. Para conseguir manter uma rotina minimamente normal, London escreve bilhetes para si própria e recorre à sempre fiel melhor amiga. Já acostumada a tudo isso, ela tenta encarar a perda de memória mais como uma fatalidade que como uma limitação. Mas, quando imagens perturbadoras começam a surgir em suas lembranças e London precisa, de algum modo, escapar delas, fica claro que para entender o presente e o futuro ela terá que decifrar o que ficou esquecido no passado.
Skoob





Deslembrança é um livro que sempre tive vontade de ler, pois a maioria das criticas que li sobre ele são sempre muito positivas e agora finalmente eu o li e estou simplesmente apaixonada pela historia.

London Lane é uma adolescente especial todos os dias sua memória se reinicia e apaga todos os acontecimentos do dia e ela acorda sem se lembrar de nada que se passou no dia anterior muito menos em toda sua vida ate agora.

“Volto para a cama e apago as luzes pela segunda vez, pensando no garoto cujo primeiro nome eu não sei e me sentindo culpada por pensar nele quando existem coisas mais importantes no futuro. De alguma forma, em meio a tantas emoções conflitantes, o sono segura minha mão e me puxa. E tudo o que não foi escrito desparece.”

Para ajudar a viver seus dias além de sua mãe e sua melhor amiga que sabem de seu segredo e estão sempre ao seu lado, London escreve bilhetes antes de dormir com as informações necessárias sobre o dia seguinte, já que por mais que ela não consiga se lembrar do passado suas lembranças se completam com acontecimentos do futuro.

Lágrimas e mais lágrimas caem nas páginas pautadas em minhas mãos enquanto descubro um pesadelo que se tornou realidade. Enxugo-as rapidamente para que não desbotem a tinta. Porque, apesar do aperto que me faz odiar os passarinhos cantando e tudo o mais, sei que precisava ler isso hoje, e que vou precisar ler de novo amanhã.
Para mim, ler é lembrar.

Tentando conviver com a falta do passado e a presença do futuro London segue vivendo um dia de cada vez. Até que lembranças perturbadoras começam á assombrar. Com medo do que aquelas lembranças do futuro podem significar, London decide que precisa tentar decifrar seu passado para entender as imagens do futuro.

Eu me lembro do que ainda vai acontecer.
Lembro o futuro, mas esqueço o que já passou.
Todas as minhas lembranças, boas, ruins ou tanto faz, um dia vão se concretizar.
Então, goste ou não – e eu não gosto -, vou me lembrar de estar em pé num gramado recém-aparado, rodeada por pedras e pessoas vestidas de preto, até que isso se torne realidade. Vou me lembrar desse funeral... até que alguém morra.

Deslembrança é um livro que intriga o leitor, quando comecei a lê-lo imaginei que seria um romance adolescente um pouquinho diferente, mas estava enganada. O romance existe sim e eu adorei, Luke é o namorado mais fofo que do mundo e me apaixonei por ele aos poucos pelo seu jeito encantador.

Mas, além disso, a história tem um gostinho de thriller que me deixou extasiada, London é uma garota madura para sua idade que convive com seu problema de memória de uma forma simples e conformada. Sei lá acho que se fosse eu ia ficar meio doida, mas London é corajosa e inteligente e torna a história emocionante e surpreendente.

O livro é em primeira pessoa o que achei perfeito porque a personagem tem um problema em comum e só ela própria poderia passar o que sente em relação á sua perda de memória consecutiva, os personagens secundários também são bem construídos o que deu um brilho á mais na história.

Talvez eu tenha sentido a falta de um final mais detalhado e explicativo, mas mesmo assim a ideia do enredo em si já vale a pena. Um enredo que me deixou hipnotizada tanto que só consegui parar de lê-lo quando acabou. Rsrsrs

A capa é muito bonita, e representa bem o mistério da história e a garota ruiva deu um rosto a London que combinou perfeitamente. Eu super-recomendo Deslembrança, que se tornou um doa meus livros favoritos. Com apenas 256 páginas amarelas vale muito a pena se emocionar e se envolver com London Lane e suas loucas lembranças.


Suzi Andrade
24 anos, estudante de Letras, mineira, casada. Gosto de séries de TV, de escrever e também de chocolate. Sou leitora e compradora compulsiva de livros. Acredito que ler enriquece a alma e a mente!!

3 comentários

  1. Oi Suzi! ^^
    Eu adorei esse livro e gostei muito! Sua resenha também ficou muito boa expondo os pontos altos e baixos do livro.
    Engraçado, porque quando queremos que algo tenha uma sequência ela não tem?? Esse livro merecia continuação! Queria muito ver como a vida da London ficou depois dos acontecimentos finais! (não quero colocar spoilers no comentário).
    Valeu muito à pena ter lido!

    Beijusss;
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Resenha perfeita! Comprei esse livro na última bienal do RJ e estou louca para poder começar a leitura. Pelo que li na resenha, já sei que vou amar!

    Beijos

    Vivian
    www.vitrinedepromocoes.blogspot.com
    www.saletadeleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Olá Suzzi, este livro está muito baratinho no site da Saraiva e sempre olho pra ele com aquela duvida. Ainda bem que passei aqui pra ler a sua avaliação. E me encorajou a comprá-lo. Obrigada por sua resenha!
    Bjos
    Ni
    http://ciadoleitor.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita e comentário, volte sempre! =)