Mar da Tranquilidade - Katja Millay


Título: Mar da Tranquilidade
Autor(a): Katja Millay
Editora: Arqueiro
Nº de páginas: 368
Onde comprar: Submarino | Americanas
Nota:
Nastya Kashnikov foi privada daquilo que mais amava e perdeu sua voz e a própria identidade. Agora, dois anos e meio depois, ela se muda para outra cidade, determinada a manter seu passado em segredo e a não deixar ninguém se aproximar. Mas seus planos vão por água abaixo quando encontra um garoto que parece tão antissocial quanto ela. É como se Josh Bennett tivesse um campo de força ao seu redor. Ninguém se aproxima dele, e isso faz com que Nastya fique intrigada, inexplicavelmente atraída por ele.
A história de Josh não é segredo para ninguém. Todas as pessoas que ele amou foram arrancadas prematuramente de sua vida. Agora, aos 17 anos, não restou ninguém. Quando o seu nome é sinônimo de morte, é natural que todos o deixem em paz. Todos menos seu melhor amigo e Nastya, que aos poucos vai se introduzindo em todos os aspectos de sua vida.
À medida que a inegável atração entre os dois fica mais forte, Josh começa a questionar se algum dia descobrirá os segredos que Nastya esconde – ou se é isso mesmo que ele quer.
Eleito um dos melhores livros de 2013 pelo School Library Journal, Mar da Tranquilidade é uma história rica e intensa, construída de forma magistral. Seus personagens parecem saltar do papel e, assim como na vida, ninguém é o que aparenta à primeira vista. Um livro bonito e poético sobre companheirismo, amizade e o milagre das segundas chances.


Vocês nem imaginam como esta sendo difícil colocar em palavras o que eu achei e senti com essa leitura que foi tão fácil, tão deliciosa mas ao mesmo tempo tão intensa. Mas espero que
eu consiga fazer jus, pelo menos um pouco, a tudo que essa historia representa.


Nastya Kashnikov é uma jovem de 17 anos, que se sente destruída de diversas maneiras. Ela teve seus sonhos e planos arrancados de maneira brutal.
Ela sofreu e isso é fácil de notar logo que se olha pra menina que hoje ela é ou tenta ser. Mas o que de fato aconteceu com ela, é um grande mistério que vamos tentando desvendar ao longo das páginas.
Nastya se fechou para mundo de maneira literal, ela cortou a comunicação com o mundo a sua volta. Ela não fala, pois tem medo de que seus piores pesadelos se tornem reais outra vez, se ela o contar em voz alta.

Todas as escolhas que fiz desde que minha vida entrou em combustão espontânea foram questionadas. Nunca faltou gente pronta para julgar o modo que escolhi para lidar com as coisas. Pessoas que nunca passaram por merda nenhuma sempre acham que sabem como você deve reagir so fato de sua vida ter sido destruída. E aqueles que passaram por situações complicadas acreditam que você deveria lidar com as dificuldades do mesmo jeito que elas. Como existisse um roteiro preestabelecido para sobreviver ao inferno.

Tentando fugir da sua antiga vida, e de tudo que ela a faz lembrar, Nastya vai embora da casa dos Pais e passa a morar com sua Tia Margot. Em uma nova cidade, em um novo colégio, onde ninguém a conhece e nem sabe sua história, Nastya tenta ser uma nova garota, ou pelo menos enterrar de vez as lembranças daquela que um dia ela foi.

Josh é a alma gêmea de Nastya, afinal, ele também se sente perdido e despedaçado. Ele também sofreu traumas e perdas irreparáveis, e assim como ela se isolou do mundo, mas diferente de Nastya, Josh se recusa a sair da cidade e da casa onde sempre foi seu lar. Ele simplesmente arrumou uma forma de permanecer onde está, mas fazendo com que as pessoas se afastassem dele. Tudo que ele quer é ficar em paz, seguir com a sua vida, fazer aquilo que ama e que o mantém a salvo e seguro.

Josh ama a carpintaria, o legado que aprendeu com o Pai, e é o que o ajuda a permanecer são depois de tanto sofrimento. Se dedicando em tempo integral, pelos últimos dez anos a carpintaria, Josh se torna cada vez melhor naquilo que faz.
Para ele tá tudo bem, ele sente que está novamente no controle de sua vida, que não há mais nada a perder, e isso dá certo alívio. Até que Nastya, a menina nova no Colégio,
surge para invadir seu campo de força, aquele que mantém o resto do mundo longe dele.

Ainda tenho que passar por mais dois bancos para chegar até o portão duplo, e é o da esquerda que chama a minha atenção. Só tem um garoto sentado nele, bem no meio. Poderia não parecer estranho se todos os outros bancos - aliás, todos os lugares em que alguém pudesse apoiar o traseiro - não estivessem ocupados. Mas não há ninguém naquele banco além dele. Olhando com mais atenção, percebo que não há ninguém nem sequer nas imediações. É como se houvesse um campo de força invisível ao redor daquele espaço e ele fosse o único lá dentro.

Nastya adota não só um novo estilo de vida, mas também uma nova personalidade e um novo guarda roupa nada convencional. Ao contrário do que sempre fora, ela agora usa saias curtas, salto agulha, maquiagem carregada e tudo tem que ser na cor preta, que representa bem sua alma e estado de espírito atual.

Com esse tipo de roupa e o comportamento estranho, todos a julgam como bem quer, e a fama que ela logo conquista não é das melhores, mas ela não liga.
Ela não liga pra mais nada, ela só quer ser deixada em paz, não importa o que digam. Ela quer ficar longe de todos, ela não quer fazer amigos. Exceto Drew Leighton, o conquistador e destruidor de corações do local, ele parece não perceber o quanto ela quer manter distância, e ignora os sinais que ela dá de que não está caindo nos encantos dele.

Sobreviver. É o que estou fazendo agora e não tem sido tão horrível quanto eu esperava. Muitas pessoas me olham de rabo de olho, talvez por causa das minhas roupas, e fora isso ninguém fala comigo. Exceto Drew, o boneco Ken.

Além de Drew, indo contra tudo que ambos queriam, Josh e Nastya acabam se aproximando de maneira estranha e torta, como tudo na vida deles. Na verdade, acho que eles são atraídos
um para o outro, por serem tão parecidos. Eles são complexos, estão devastados, não querem a piedade de ninguém e tentam viver suas novas vidas e sobreviver um dia após o outro.
E encontram um no outro, tudo que as outras pessoas não são capazes de dar. Um porto seguro, paz, e um lugar onde podem ser eles mesmos, sem medo, sem máscaras, sem piedade fingida ou condições impostas.

A relação dos dois é complexa e ao mesmo tempo tão natural. Tudo vai acontecendo gradativamente e num ritmo natural, mas com uma intensidade que dispensa palavras.
Um dia ele está em sua garagem e quando se vira, Nastya está de pé parada em frente a ele. Por mais que ele a ignore - ou tente - ela não sai dali, e ele não entendo o por que, mas a deixa ficar - e o pior, ele quer que ela fique - mesmo indo contra tudo que ele sempre prometeu a si mesmo.
A partir daí, ela nunca mais vai embora, e eles se completam e se aceitam, sem questionamentos, sem pressão, sem julgamentos, e vão se aconchegando um ao outro,
até se darem conta - mesmo não querendo - de que já não conseguem ficar longe um do outro.

Paro na entrada de carros, diante de uma casa amarelo-clara com a garagem aberta e bem iluminada. Assim que chego ao portão, fico paralisada, com apenas um pensamento na cabeça. Eu conheço este lugar. [...] Perco o fôlego por um instante e preciso de um segundo para me recuperar. [...] Eu conheço ele também. Iluminado pelas lâmpadas fluorescentes, Josh Bennett me observa do outro lado da garagem.

O problema é que o passado de ambos não podem ser apagados, eles existem, e pra recomeçar, eles precisam enfrentar o que quer que tenham deixado pra trás. Uma hora o passado sempre bate a porta.

A relação entre Josh e Nastya é intensa e gostosa, singela e doce, e mesmo eles com tantas cicatrizes e perdas, com tanto peso sobre os ombros, quando estão juntos, é como se fosse possível esquecer tudo que já sofreram. Eles salvam um ao outro, todos os dias.

E então ele faz algo que choca até a mim. Josh Bennett, rei dos estoicos caladões, dá uma gargalhada. Josh Bennett dá uma gargalhada, e é um dos sons mais naturais, lindos e sem-vergonha que já ouvi. 

Como se começassem uma nova vida, e é isso que eles tentam fazer. Embora Nastya dificulte bastante as coisas, por medo de se abrir, de se entregar, ainda assim Josh permanece ali, pra ela, com ela.

Ele encosta a mão no meu rosto, se aproxima e me beija, e seus lábios são um convite que mais cedo ou mais tarde vou ter que aceitar.

Eu li esse livro e a cada página, eu me apaixonei pela história e pelos personagens, dos principais aos secundários, todos são perfeitos. Desde Drew Leighton e sua adorável
família – a Sra. Leighton que fez o papel de mãezona pra todos, é uma das minhas favoritas, com toda sua doçura - Margot, e a família de Nastya, todos são sensacionais.
Drew tem seu próprio brilho durante a história, e se ele não existisse, não seria tão perfeita - ou atrapalhada - a relação de Josh e Nastya. Clay também foi outro que ganhou um lugar especial no meu coração.

O livro aborda temas importantes e delicados, como a violência, não só física, como verbal e psicológica, as perdas que enfrentamos ao longo da vida, e as escolhas que definem como será o nosso futuro. Ensina que ninguém sobrevive e consegue ser feliz após as tragédias da vida, sendo sozinho, se isolando. Ensina a importância e o valor das amizades, da família e das decisões que tomamos.
É um livro marcante e arrebatador, é uma história triste e que nos leva a refletir e questionar como enfrentamos nos problemas.

A escrita da autora é simples e fluída, e consegue nos prender muito facilmente, desde a primeira página. A narrativa e feita em primeira pessoa, alternando entre os capítulos da visão de Nastya para da de Josh, e assim sucessivamente.
A capa é linda, e retrata bem a essência da história. Quanto a revisão de texto, foi quase impecável, encontrei um ou dois erros, mas nada que atrapalhe de fato a leitura.

A diagramação é simples, sem detalhes, as folhas amareladas e a fonte de um tamanho super confortável pra ler. Em geral a Editora Arqueiro sempre tem muito cuidado na preparação de seus livros, então não esperava nada melhor do que perfeito.

Mar da Tranquilidade é um leitura que nos enriquece, que nos leva a questionar e pensar sobre as escolhas e decisões que tomamos na vida, uma história que te marca e te aprisiona até o fim.
Sem dúvida é uma leitura que eu indico e sempre vou indicar pra todos! Preciso dizer que entrou pros meus favoritos?!


Eu a alcanço quando ela está se afastando [...] Não sei como dizer isto - depois de todo esse tempo, nem sei se sou capaz -, mas preciso quebrar sua última regra. Porque, se ela não souber de mais nada, preciso que saiba apenas de uma coisa.
- Eu te amo, Flor do Dia - digo, antes de perder a coragem. - E não estou nem aí se você quer que eu ame você ou não.


Jaqueline Silva
Carioca, mãe, apaixonada pela família e amigos, viciada em Coca-Cola, chocólatra, apaixonada por livros e filmes, estudante de enfermagem e blogueira nas horas vagas.
Amo blogar e tudo o que a literatura me trouxe. Pra mim ler é poder viajar sem sair do lugar.

26 comentários

  1. Meninas primeiramente gostaria de parabeniza-las, porque eu achei o novo layout simplesmente maravilhoso. Sem contar que as cores estão maravilhosas. Também tudo que a Flávia faz fica perfeito né? Espero de coração que venham a fazer muito sucesso.

    Outra coisa, estava lendo a resenha e fiquei encantada com a história do livro, porque eu ainda não tive oportunidade de ler. Já li algumas resenhas positivas, mas até hoje eu ainda não me rendi e gostei de tudo que abordou sobre o livro ai. Me convenceu sabe? Até porque eu gosto bastante de romance e espero ter a oportunidade de ler assim que possivel. PARABÉNS =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/03/resenha-tudo-que-um-geek-deve-saber.html

    ResponderExcluir
  2. Oi Jaqueline!
    Esse livro parece ser bem gostoso de ler, os personagens parecem ótimos! Fiquei curiosa para saber mais sobre o passado de Nastya.
    E eu adoro a Editora Arqueiro! Se foi publicado por eles, é porque deve ser de qualidade!

    Beijos,
    Fernanda
    http://oprazerdaliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oláaa,
    Eu comecei a ler esse livro mas parei, acredita? Não sei porque, sendo que gostei tanto da trama. Ainda não tive oportunidade de retornar a leitura, mas não vejo a hora, e acho que será em breve. Estou morrendo de curiosidade para saber sobre a Nastya e o Josh. Me apaixonei pelos dois.
    A sua resenha me deixou mais atiçada, isso foi bom porque tenho certeza que irei voltar a minha leitura, e tenho certeza que não irei me decepcionar com o final.
    Adorei seu blog, já estou seguindo :D
    Beijos!!

    http://our-constellations.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Estou com um problema aqui, quando li a primeira frase da resenha tinha certeza que é um dos livros que eu deveria ter na estante, mas aí continuei lendo e para ser sincera parece bem angustiante. Sinceramente a forma como vc fala do relacionamento dos irmãos parece que eles acabaram se apaixonando, mas talvez eu esteja enganada, mas senti isso na sua resenha já que não conhecia nada sobre a história. Parece ser um livro excelente mas não senti vontade de lê-lo, como disse a narrativa parece ser angustiante e não estou em clima para drama.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ju, eles não são irmãos! Tenho certeza que se você lê vai amar a historia, é sim um pouco angustiante, devido a tudo que os protagonistas enfrentam, mas e uma linda mensagem de superação e recomeço. Espero que se você decidir lê, ame tanto quanto eu.

      Beijos!

      Excluir
  5. Oii.
    Tenho muita vontade de ler esse livro, agora fiquei super curiosa para saber o que aconteceu no passado deles.
    A relação entre os dois parece que foi surgindo de uma forma tão fofa *-* Preciso acompanhar de pertinho!

    Beijos ;*
    Proseando com uma BibliophileFacebook

    ResponderExcluir
  6. Oun que amor! É com certeza meu tipo favorito de leitura, amo um romance complicado (hahaha). Adoro quando o livro tbm trás coisas a acrescentar em nossas vidas pessoais, ensinamentos e reflexões. Eu já queria lê-lo quando começou a divulgação da editora, mas por algum motivo acabei não solicitando, mas agora com essa resenha meu coração está derretido por ele novamente, preciso comprar!!

    xoxo
    http://www.amigadaleitora.com/

    ResponderExcluir
  7. Estou com esse livro e ainda não consegui ler , perder a voz, como se comunicar, esse livro me parece um grande aprendizado para ambos protagonistas e uma grande mensagem ao leitor, e vendo que se tornou seu favorito creio que vou gostar da leitura. beijos
    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem?
    Comprei esse livro essa semana e estou mega ansiosa pra chegar e eu ler logo! Parece daquelas leituras bem intensas que vai acabar com meu emocional e me fazer refletir por dias...
    Confesso que quase achei que seria um triângulo amoroso, mas fico feliz de saber que não, hahaha.
    Adorei a resenha! Me fez ter ainda mais vontade de ler o livro!
    Beijos
    www.romanceseleituras.com

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem?

    Adoro um bom mistério e gosto muito de livros que vão aos poucos revelando o passado dos personagens aos leitores. Contudo, não sou muito fã quando o autor aborda esses personagens que já tem uma bagagem sentimental muito grande, gosto de livros que os personagens não se apegam muito aos traumas do passado e preferem seguir em frente, sem ficar remoendo, pois isso me cansa em uma narrativa. Também tenho birra de livros que alteram pontos de vista HAHAHHAA Sim, eu sou mega chato HAHAHHAA. Enfim, apesar de você ter gostado da leitura e ela ter te movido de um jeito especial, esse livro não é para mim. :(

    Abraços,
    Matheus Braga
    Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/


    ResponderExcluir
  10. Olá, há tempos quero ler este livro, mas ele sempre está os olhos da cara tanto nas livrarias físicas quanto nas digitais. Mesmo que a história fosse ruim, eu leria-o somente pelos personagens, que parecem serem magníficos, a seu modo, claro. Que bom que o livro entrou para sua lista de favoritos, espero que entre para a minha também! Beijos,
    http://www.entreleitores.com/

    ResponderExcluir
  11. Oi Jaque, eu ganhei esse livro de presente mas ainda não consegui parar para ler. Os livros de parceria não estão deixando, rs..
    A cada resenha fico com mais vontade de ler, espero fazer isso em breve.
    Parabéns pela resenha.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  12. Ah, Jaque... Este livro é realmente arrebatador. História deste drama, nos deixa frágil a chegar no ponto de chorar e tentar, se tivéssemos a oportunidade, de entrar nas paginas e consola-los.
    A autora soube como abordar os temas, que são pesados, de forma simples, mas ainda sim não perdendo seu valor. Este livro também entrou nos favoritos, eu simplesmente me apaixonei.
    Parabéns pela resenha, deu para sentir suas emoções o que toca bastante.

    Beijokas Ana Zuky
    SA Revista

    ResponderExcluir
  13. Ai Jaqueeeee. Assim você me mata de amores por esse livro <3
    Acho a temática desse livro ótima, e você foi mais uma que super elogiou e ficou sem palavras para descrevê-lo. Agora é possível, mas ele é o primeiro da fila quando surgir uma brecha nos livros de parceria haahah

    Beeeijinhos ;*
    Andressa - Mais que Livros

    ResponderExcluir
  14. Oi, Jaqueline! Ótima resenha. A história deve ser realmente linda, ainda mais porque você falou que ela acontece aos poucos, nada é repentino e surreal. Gosto quando há essa aproximação entre os personagens. Também adoro livros em que eles encontram uns nos outros uma espécie de 'salvação'. Com certeza lerei. Bjs!

    ResponderExcluir
  15. Uau! Que resenha maravilhosa, amei. Lia várias resenhas desse livros e elas eram bem superficiais, e não sabia que a trama era carregada desse mistério que parece ser ótimo de ler, além dos personagens que já trazem uma carga e são cativantes. Quero ler o livro o mais breve possível, acho que vou gostar.

    http://marcasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Olá Jaqueline, esse livro acabou de entrar para minha listinha de desejados *--* Parece ter um bom drama com seus mistérios que junto com a escrita leve e fluida da autora prende o leitor da primeira a ultima paginas *--* Espero poder lê-lo em breve.

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  17. Oi Jaque, tudo bem? Que resenha maravilhosa, amei *-* e sim, esse livro é maravilhoso e sim, você fez jus a ele com a sua resenha. Gosto muito dessa história, a forma como a Nastya e o Josh encontraram um ao outro de sobreviver dia após dia, a forma como encontraram um porto seguro um no outro. Adorei a forma natural que a relação deles se desenvolve. E o Drew, nossa, o Drew, simplesmente adoro ele... é aquele tipo de amigo atrapalhado, desbocado e cínico que todos deveriam ter. Enfim, é uma leitura densa e simples ao mesmo tempo. E achei deliciosa a forma como a autora contou os fatos, e como fomos descobrindo aos poucos o que aconteceu com a Nastya.

    Beijinhos,

    Rafa // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  18. Gostei dos temas tratados no livro, principalmente sobre ninguém conseguir passar por todos os problemas sozinho, é muito importante mesmo a gente ter uma espécie de rede de proteção, auxílio e amor, formada por amigos e família. Amo esses livros que nos colocam para pensar, e se esse entrou para os seus favoritos é mais um motivo pra ler! Acho que vou adorar.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  19. Oi Jaque, sua linda, tudo bem?
    Nossa, a vontade que eu tenho é de colocar os dois no colo. É muita dor. E eles são tão jovens para se isolarem, e terem esse comportamento destrutivo, ela mais do que ele, me pareceu. Se eu visse esse menino sentado sozinho, na hora, eu iria até ele. Adorei sua resenha, percebei o quão forte é a história através das suas palavras. Sei que irá me marcar muito. Todo mundo está elogiando. Ele já está na minha lista e não vejo a hora de ler.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Que resenha empolgante Jaque, mais uma das tantas que li sobre o livro, foi também foi arrebatada pelo enredo.
    Um história que engloba vários assuntos densos e que fazem parte da vida, e ainda com mensagens, numa narrativa fluida tem tudo pra me conquistar também.
    Ele já está no kindle há tempos, preciso arrumar um jeito de encaixá-lo e conhecer Nastya e Josh.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  21. Oi Jaqueline, tudo bem??
    Adorei a sua resenha... ela foi linda... sincera.... magnifica... me senti dentro da história... é como se eu tivesse lendo o livro... adorei a sua descrição... o que me fez querer mais esse livro...acho que essa será uma leitura cativante e que trará reflexões de maneira positiva... Xero!!

    ResponderExcluir
  22. Oi, Jaque.

    Você e o Léo falaram tanto desse livro que eu fiquei bem curiosa. A história tem uma trama bem interessante a narrativa fluida me convenceram de cara. Bom saber que os personagens são interessantes, porque né... HAHA.
    Fiquei bem curiosa, vocês me convenceram ainda mais em resenha, porque a capa já convence por si própria.

    Beijocas,
    http://www.segredosentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Vc, Leo e a Liga me botando fogo pra ler. Acabou que até agora não comprei o meu, mas desse ano não passa. Amo NA, mas quando tem esses problemas mais densos no enredo aí é que me derreto. Fato que vou adorar esse livro.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  24. Olá tudo bem ?
    Apesar de você ter amado o livro a história não me chamou atenção. Gostei muito da resenha e você deixou tudo muito bem explicado, mas a premissa do livro não me atrai e o gênero também não, por hora não leria o livro.
    Abraços, Carlos.

    http://blogchuvadeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Oie!!!

    MAr de tranquilidade está na lista de desejados desde seu lançamento, a começar pela capa que eu acho linda, e a história me encanta. Só tenho visto resenhas maravilhosas como a sua, e a cada uma que leio meu desejo para ter o livro em mãos o quanto antes só aumenta. Espero ter a oportunidade de ler o livro em breve :)

    Beijos!
    www.aculpaedosleitores.com

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita e comentário, volte sempre! =)