[Resenha] O Primeiro Dia do Resto de Nossas Vidas - Kate Eberlen



Título: O Primeiro Dia do Resto de Nossas Vidas.
Autor(a): Kate Eberlen
Editora: Arqueiro
Nº de páginas: 432
Nota:

Tess e Gus foram feitos um para o outro. Só que eles não se encontraram ainda.
E pode ser que nunca se encontrem... Tess sonha em ir para a universidade. Gus mal pode esperar para fugir do controle da família e descobrir sozinho o que realmente quer ser. Por um dia, nas férias, os caminhos desses dois jovens de 18 anos se cruzam antes que os dois retornem para casa e vejam que a vida nem sempre acontece como o planejado.
Ao longo dos dezesseis anos seguintes, traçando rumos diferentes, cada um vai descobrir os prazeres da juventude, enfrentar problemas familiares e encarar as dificuldades da vida adulta. Separados pela distância e pelo destino, tudo indica que é impossível que um dia eles se conheçam de verdade... ou será que não?
O Primeiro Dia do Resto da Nossa Vida narra duas trajetórias que se entrelaçam sem de fato se tocarem, fazendo o leitor se divertir, se emocionar e torcer o tempo todo por um encontro que pode nunca acontecer.


T ess (Teresa) e Gus (Angus) se encontram pela primeira vez aos 18 anos, quando Tess está em uma viagem de férias com sua melhor amiga Doll, antes de se mudar e ir pra faculdade. Gus por sua vez, está lá em uma viagem de férias com a família. O encontro é breve, acontece por iniciativa de Tess, e depois disso cada um segue com suas vidas.

A partir desse primeiro encontro, acontece uma longa sucessão de desencontros. Vamos acompanhando os acontecimentos e o desenrolar das vidas dos dois, ano após ano, sempre alternando entre os capítulos a narrativa e ponto de vista de cada um.


Quando retorna da tal viagem, Tess vê todos os seus planos irem por água abaixo, nada sai como ela quer, e a garota é obrigada a abrir mão de seus sonhos e planos por tempo indeterminado. Já Gus, volta para casa com os Pais, ansiando o momento de deixar tudo para trás, ir pra faculdade e começar sua nova vida, agora livre das críticas do irmão e do tratamento indiferente dos Pais. Pronto para finalmente ser quem ele quiser ser.

Os anos vão se passando, eles vão amadurecendo e os ciclos naturais da vida começam a acontecer, de maneira diferente para cada um, é claro.

Tess tem seu primeiro namorado, sua primeira relação, sua primeira decepção, e por aí vai.

Gus também arruma sua primeira namorada na faculdade, e depois de muitos rolos em que o rapaz se mete, acaba se casando e formando uma família com uma mulher com quem ele jamais imaginou se relacionar.

Gus é o tipo de cara altruísta, que coloca tudo e todos acima dele, que faz de tudo para que todos se sintam confortáveis, mesmo que ele não esteja. O que me fez detestar seus Pais e sua mulher, que o tratavam tão friamente.

Tess, é ingênua e meio perdida na vida, faz o tipo "deixa a vida me levar", e graças a sua amiga Doll, que dá umas chamadas na moça pra realidade, é que ela consegue mudar sua vida e ir atrás de seus sonhos.





















Durante todo esse tempo, Tess e Gus vivem passando um pelo outro, em sucessivos desencontros. Como por exemplo, almoçam sempre no mesmo restaurante, mas nunca se encontram, ele entra na loja onde ela trabalha e nunca a vê, eles correm pelos mesmos locais, ela passa todos os dias em frente a casa dele, mas nunca se encontram de fato.

Esses desencontros sem fim foram uma tortura pra mim, fiquei muito frustrada.

Vemos cada detalhe da vida de ambos, e o que mais ansiamos que é o momento do grande encontro, que só ocorre nos últimos capítulos.

A autora se empenhou tanto em nos descrever detalhadamente a vida deles e seus desencontros, e quando finalmente o encontro acontece é corrido demais, ela resume toda aquela espera de anos em dois capítulos no máximo, deixando o “gran finale” superficial. Queria tanto ter mais do tempo deles juntos, mas não acontece.

A escrita da autora é simples e detalhada ao mesmo tempo, o que é uma delícia quando ela fala dos pontos turísticos na Itália.

Amei a ideia da história como um todo. Afinal, nada mais realista e atual do que os desencontros da vida em uma época em que vivemos correndo de um lado para o outro, né!?

Mas havia potencial pra que a história fosse muito mais. Ela aborda um tema importantíssimo, que é o câncer de mama, outra questão atual e que não é muito explorada.

Logo, teve muitos pontos positivos, é claro. Mas eu esperava/queria mais.

Recomendo que leiam! É uma ótima história e pode funcionar diferente pra cada um, não é!? =)


“Se eu tivesse chegado um instante mais tarde ao anfiteatro ou me espremido no fim de uma fileira de cadeiras em vez de começar uma nova, provavelmente teria conversado com outras pessoas. Ou será que não é assim que funciona? Será que Lucy e eu sempre estivemos destinados a tomar café juntos? Se eu tivesse me sentado ao lado de Jonathan, o cara de óculos, será que teria passado os anos da minha faculdade jogando xadrez e também seria um oncologista de renome? Achamos que escolhemos nossos amigos, mas, talvez, seja apenas obra do acaso.”
Gus



Jaqueline Silva
Carioca, mãe, apaixonada pela família e amigos, viciada em Coca-Cola, chocólatra, apaixonada por livros e filmes, estudante de enfermagem e blogueira nas horas vagas.
Amo blogar e tudo o que a literatura me trouxe. Pra mim ler é poder viajar sem sair do lugar.

15 comentários

  1. Que resenha mais bem escrita! Parabéns, deu muita vontade de ler o livro!

    ResponderExcluir
  2. Oi Jaque! Que história bacana! Acho que ficaria aflita com tantos desencontros e com um pouquinho de raiva também, haha
    Mas creio ser uma leitura legal, já que mostra o amadurecimento dos personagens.
    Bj

    ResponderExcluir
  3. Poxa que pena, até eu fiquei ansiosa para o encontro deles com sua resenha e fiquei chateada de saber que foi pouco explorado. Mas parece que em um todo o livro é ótimo né? Parabéns pela resenha!

    MEMÓRIAS DE UMA LEITORA

    ResponderExcluir
  4. Uau!!! que resenha show!!! Parabéns
    Olha, não gosto de romance, mas eu adorei esse, a forma como tu destacou os pontos altos e baixos me deixaram com muita vontade de ler!!!!

    bjs

    ResponderExcluir
  5. Olá linda,

    Esse livro me lembrou outros dois: Um Dia e Simplesmente Acontece, porque fala sobre desencontros do casal principal que acabavam vivendo suas vidas até o "Destino" colocarem eles frente a frente e terminarem juntos ou uma tragédia se acabar sob eles.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Olá,

    Li algumas resenhas não tão positivas sobre a obra, justamente por essa parte de a autora ter focado nos encontros e desencontros. Ao invés de isso me fazer ter receio de ler, só me deu ainda mais vontade, pois gosto de livros com essa temática. É uma pena que o final não tenha sido melhor explorado, é tão frustrante quando isso acontece né?! Acho essa capa muito bonita e espero ter a oportunidade de ler essa obra em breve.

    ResponderExcluir
  7. Olá,

    Adorei a resenha e amei conhecer o livro, ele parece uma obra bem realista mesmo, pois não temos vidas perfeitas como alguns livros mostram. Acho essa ideia é muito válida e bacana, assim que possível vou fazer a leitura do livro! ♥

    → desencaixados.com

    ResponderExcluir
  8. Eu estava ali, mexida com a resenha angustiada por causa desse encontro -
    só de ler a resenha fiquei assim, imagine quando ler o livro, kkk.
    Pra você dizer que no final a história corre. Isso me deixa muito indecisa pra ler, porque odeio finais corridos. Lógico que a obra chama muito atenção, mas minha dúvida é maior :T não quero me decepcionar.

    ResponderExcluir
  9. Oie
    Gostei da resenha e da foto tb
    Ja vi varias resenhas que andaram me deixando dividida, mas acho q darei uma chance.
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem?
    Adorei a sua resenha, eu já tinha visto esse livro por ai, mas não tinha lido uma resenha, até agora.
    Já gostei do Gus, e acho que ele seria um crush a adicionar na minha lista!
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  11. Sempre escuto ótimas criticas sobre esse livro, eu fico muito curiosa a cada resenha, e sua foto está linda, meus parabéns, você conseguiu me deixar curiosa.

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Olá! Fiquei encantada com essa premissa. já estava me dando aflição tantos desencontros e olha que só foi pela resenha. Poxa, uma pena a autora não ter se aprofundado mais no encontro deles, mas vou ler sim. Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Ola lindona, essa capa é uma fofura, a premissa do livro a primeiro momento me chama atenção, mas confesso que esses desencontros pois mais realistas que são, para uma romântica como eu, ficarei decepcionada. Pretendo ler em breve esse livro, estou trabalhando meu emocional. beijos

    Joyce
    Livros Encantos

    ResponderExcluir
  14. Oi! Eu não conhecia o livro, parece ser uma gracinha rsrs Que pena que o final não foi assim tão legal. Infelizmente, acontece né?!

    beijo! Papierllon

    ResponderExcluir
  15. Oi Jaque!

    Infelizmente fiquei bem decepcionada com esse livro... esperava mais quase encontros, imaginei que os protagonistas iam trombar mais, sabe, não só frequentar lugares em comum e tal... e também achei o final corrido. O que valeu a pena para mim foram mesmo as descrições da Itália, conheci a igreja da história quando fui a Florença e achei um lugar mega especial, então curti muito ela ser especial no livro também. :)

    Beijo!

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita e comentário, volte sempre! =)